Cartaz de cinema

Destaques da programação RTP2 (27 de setembro a 3 de outubro)

Publicado em 24 Set. 2021 às 12:54, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação RTP2 (27 de setembro a 3 de outubro)

Esta semana, na grelha da RTP2, começa a emitir a série documental "O Reino Unido de Joanna Lumley" onde a atriz empreende uma aventura pessoal pelas maravilhas do Reino Unido.

Nas séries de ficção estreiam as séries de ficção espanholas "Mesmo Antes de Cristo", uma comédia sobre um patrício romano exilado na Trácia; e "Merlí"," sobre um professor pouco convencional que mostra como a filosofia pode ser apaixonante e divertida.

Nos documentários, "As Muitas Vidas de Kojin" reflete sobre a diferença e olha sobre a luta sem fim de uma minoria dentro de uma minoria; estreamos o documentário Bornéu – O Antigo Paraíso na Terra uma viagem pela história da floresta tropical mais antiga do planeta; "Lago Balaton: O Paraíso Escondido da Europa" que mostra o maior lago da Europa Central; e ainda "Uganda Selvagem sobre a fauna daquele país africano.

Quanto ao cinema, a RTP2 exibe "A Oliveira do Meu Avô", da espanhola Iciar Bollain, a história de uma jovem que embarca numa "missão impossível" para recuperar a oliveira milenar vendida contra a vontade do avô; "Anna e o Apocalipse", do  escocês John McPhail, um musical zombie natalício; e "Linhas Tortas", da portuguesa Rita Nunes, uma história de enganos amorosos arrastada pela força do acaso.

A terminar a semana, há espaço para a tragédia lírica "Hipólito e Arícia", primeira ópera do compositor francês Jean-Philippe Rameau, nome fundamental da música do período barroco, no século XVIII. Com a meio-soprano Magdalena Kozená e direção de Simon Rattle.

Por fim, é exibido o documentário "Manuel de Oliveira - Entre Lugar", viagem aos bastidores do novo álbum do guitarrista e compositor português.

Bornéu – O Antigo Paraíso na Terra (estreia)

RTP2, segunda, 27 de setembro, 16h00

Documentário

A ilha de Bornéu passou mais tempo nos trópicos do que qualquer outra região da Terra - cerca de 120 milhões de anos. Isolada por mares tropicais, o calor e a chuva combinaram-se para criar um reino repleto de espécies bizarras, conexões extraordinárias e uma competição intensa pela vida. Nas montanhas, plantas carnívoras usam gotas de chuva para capturar as presas. Nas florestas tropicais, grandes orangotangos machos clamam para dissuadir os rivais. Na costa, milhões de medusas voltam-se para o sol para obter os nutrientes de que precisam. Mas é dentro e ao redor das cavernas que a competição por nutrientes é mais intensa. O documentário revela um comportamento surpreendente e nunca antes registado. Ao anoitecer, milhares de morcegos deixam as cavernas e são caçados não apenas por aves de rapina mas pelos calaus - pássaros com grandes bicos projetados para colher pequenas frutas e insetos. 

A Oliveira do Meu Avô (2016) - estreia

RTP2, segunda, 27 de setembro, 23h50

Filme

Filme da cineasta espanhola Iciar Bollain ("Também a Chuva") que conta a história de uma jovem que embarca numa "missão impossível" para recuperar uma oliveira milenar que foi vendida contra a vontade do avô.

A história de Alma, uma jovem de 20 anos de idade, voluntariosa e divertida, que embarca numa viagem de Espanha à Alemanha para recuperar uma oliveira milenar que a família, caída em desgraça financeira, vendeu há 12 anos contra a vontade do avô. Desde essa altura, o avô deixou de falar e perdeu a alegria de viver. Para Alma, o avô é a pessoa mais importante da sua vida e acredita que a oliveira é a única coisa que o poderá salvar. Quando descobre que a árvore foi transladada para a Alemanha e está no átrio da sede de uma grande empresa que passa a ideia de ter uma política ambiental inatacável, Alma resolve empreender uma "missão impossível": fazer uma viagem às terras germânicas e trazer a oliveira de volta. Com a ajuda de amigos e novos conhecidos, consegue mobilizar todos para a execução do seu plano, com consequências inesperadas.

Lago Balaton: O Paraíso Escondido da Europa (estreia)

RTP2, terça, 28 de setembro, 16h00

Documentário

Existem poucos lugares inexplorados no mundo e muito menos na Europa. Formado por forças tectónicas na última Idade do Gelo, o Lago Balaton é um paraíso escondido. Na maior massa de água doce da Europa Central, a natureza continua a causar impacto no lago. Nas margens e à sua volta, nos campos, florestas e baías, sobrevive uma grande variedade de animais. Muitos são especialistas, outros raros e alguns têm comportamentos extraordinários! Uma jornada magnífica para observar íbis, garças; gatos selvagens a caçar, e abelharucos e esquilos que cuidam da próxima geração!

O Reino Unido de Joanna Lumley (estreia)

RTP2, terça, 28 de setembro, 20h40

Série documental

Depois de uma vida inteira de viagens, que a levaram ao redor do mundo, a atriz e apresentadora britânica embarca numa aventura épica e muito pessoal pela Grã-Bretanha. Nascida na Índia, e passando os primeiros anos de vida na Malásia, para Joanna Lumley a Grã-Bretanha sempre foi uma emocionante "casa longe de casa". Ao longo de três episódios, leva-nos numa encantadora viagem pelo Reino Unido, em parte inspirada na sua própria história de vida. Das Hébridas à Cornualha, revisita velhos lugares familiares, vê novos sítios, encontra pessoas inspiradoras e revela as maravilhas desta pequena ilha.

Uganda Selvagem (estreia)

RTP2, quarta, 29 de setembro, 16h00

Documentário

Seguindo um grupo de gorilas da montanha pela selva densa e íngreme da Floresta Impenetrável de Bwindi, acompanhamos os investigadores do "Ngogo Chimpanzee Project" para conhecer a maior e mais estudada comunidade de chimpanzés da Terra e, pela primeira vez, testemunhar os elefantes da savana a receber a sua dose de sal no interior das cavernas escuras e misteriosas da cratera de um antigo vulcão.

As Muitas Vidas de Kojin (estreia)

RTP2, quarta, 29 de setembro, 23h30

Documentário

Curdo iraniano, refugiado político na França desde 2011, Diako Yazdani é oriundo de uma família muito devota. Quando regressa ao Curdistão iraquiano para rever a família, porque o território iraniano lhe é proibido, Diako apresenta-lhes Kojin, um amigo homossexual de 23 anos de idade. Para Diako é uma oportunidade de comparar pontos de vista e pintar um retrato desta sociedade onde parece que a homossexualidade não existe. Com poesia e grande sentido de humor, o realizador convida a uma reflexão sobre a diferença e a um olhar sobre a luta sem fim de uma minoria dentro de uma minoria.

Anna e o Apocalipse (2017) - estreia

RTP2, sexta, 1 de outubro, 23h05

Filme

Filme do cineasta escocês John McPhail, um musical zombie natalício em ambiente de terror.

Em plena época natalícia, um ataque zombie de proporções catastróficas coloca em perigo a pequena cidade de Little Haven. Um autêntico apocalipse, onde um vírus desconhecido transforma meio mundo em mortos-vivos. Anna (Ella Hunt) e os amigos do secundário vão ter de unir forças para conseguirem chegar à escola, o único lugar onde sabem que podem sobreviver. Pelo caminho vão lutar, cantar e enfrentar centenas de criaturas putrefactas que deambulam pelas ruas e os tentam atacar de todas as formas possíveis.

Mesmo Antes de Cristo (estreia da série)

RTP2, sábado e domingo, 2 e 3 de outubro, 20h55

Série

Série espanhola de 12 episódios, uma comédia original sobre um patrício romano exilado na Trácia.

Ano 31 a.C.. Manio Sempronio, um patrício rico, mata acidentalmente um senador e é condenado à morte. Incapaz de acabar com a própria vida, pede que a sentença seja comutada para qualquer outra coisa, seja o que for. Assim, é enviado como legionário para a Trácia, a terra onde o pai, O Magnífico, forjou a sua lenda como militar. Ao fardo de recuperar a honra da família, acresce que está acompanhado pelo seu escravo, Agorastocles: um amigo, um irmão... outro fardo. Agorastocles tem ambições próprias que, como todo escravo, só podem viver por meio do seu amo. Na Trácia, a calma reina há décadas. O acampamento é governado pelo General da Legião, um velho aos cuidados da filha Valéria, mulher acostumada aos modos de Roma que leva o pai para onde quer. A chegada de Manio, desesperado para ser um herói, vai virar de cabeça para baixo, em tempo recorde, tanto a estabilidade militar da região como o dia-a-dia de todos os que ali se encontram.

Hipólito e Arícia (estreia)

RTP2, sábado, 2 de outubro, 21h50

Ópera

Tragédia Lírica de Jean-Philippe Rameau, com a meio-soprano Magdalena Kozená e a direção do maestro Simon Rattle.

A ópera barroca francesa "Hipólito e Arícia" transporta-nos para um reino de maravilhas com magníficas cenas de dança, coros e uma grande variedade de formas musicais. Rameau (1683-1764), um contemporâneo francês de Bach e Handel, revolucionou a música do seu tempo com harmonias radicalmente novas, às vezes dissonantes, movimentos orquestrais extraordinariamente coloridos e complexos, ritmos variados e intensidade dramática.

O artista Ólafur Elíasson, que criou o cenário para a ópera "Phaedra" e para o bailado "Tree of Codes", é responsável pelo cenário e figurinos. Na sua arte, desconstrói fenómenos naturais e repensa-os com a ajuda da cor, da luz, dos reflexos e do movimento. Para Elíasson nunca se trata da obra de arte como objeto autónomo, mas do intercâmbio com o observador.

Linhas Tortas (2019)

RTP2, na noite de sábado para domingo, 3 de outubro, 00h30

Filme

Filme da cineasta portuguesa Rita Nunes, uma história de enganos amorosos arrastada pela força do acaso.

Um encontro acidental no Twitter dá a conhecer Luísa (Joana Ribeiro), uma jovem atriz, e António (Américo Silva), escritor e jornalista, que usando Rasputine como nome de perfil está nesta rede social sem revelar a identidade. A relação de ambos, sempre virtual, torna-se o centro das suas vidas. António não resiste à juventude e graça de Luísa, Luísa reconhece em Rasputine a primeira concretização do seu ideal amoroso. Decidem encontrar-se. Mas António tem um acidente a caminho desse encontro e deixa Luísa à espera...

Marlí (série)

RTP2, domingo, 3 de outubro, 19h55

Série

Série espanhola sobre um professor pouco convencional que mostra como a filosofia pode ser apaixonante e divertida.

Merlí Bergeron (Francesc Orella) é o novo professor de filosofia. Um professor desajeitado, irreverente e irónico com uma personalidade forte e pouco convencional. Merlí irrompe pela escola, como um elefante numa loja de porcelanas, determinado a mudar a vida de estudantes e professores com os seus métodos revolucionários. O seu lema é: "Os adolescentes não são tolos, estão simplesmente adormecidos", e o seu objetivo é despertá-los. As suas armas são: Kant, Aristóteles, Platão… filósofos clássicos para ajudar os jovens a enfrentar os grandes desafios da atualidade. Do que podem estas crianças ser capazes se pararem de agir como parte do rebanho e começarem a pensar pelas suas próprias cabeças? Como professor, Merlí faz com que Sócrates, Hume, Nietzsche e outras figuras da história da filosofia ganhem vida para os seus alunos, de modo a ajudá-los, não sem conflitos, a resolver os problemas do quotidiano.

Manuel de Oliveira - Entre Lugar, Making Off (estreia)

RTP2, domingo, 3 de outubro, 23h25

Documentário

O guitarrista e compositor Manuel de Oliveira (Guimarães, 1978) apresenta o documentário Making Of do projeto Entre-Lugar, um tributo ao lugar da metamorfose dos afetos e da cultura, que tanto nos foi limitado em tempo de pandemia. Rodado entre março de 2020 e junho de 2021, o documentário leva-nos numa viagem aos bastidores da construção de um projeto musical em tempos de pandemia. O autor fala-nos do seu próprio processo pessoal e criativo e leva-nos a conhecer em detalhe todo o percurso, desde a conceção e produção, até à estreia ao vivo no dia 19 de junho de 2021, no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima.