Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (semana de 9 a 15 de outubro 2017)

Publicado em 5 Out. 2017 às 10:30, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (semana de 9 a 15 de outubro 2017)

Para esta semana, a RTP propõe, entre outras coisas, uma série policial islandesa Baltasar Kormákur, documentários sobre a marca de collants DIM, um regresso aos horrores da Primeira Guerra Mundial através dos diários escritos pelos que nela se viram envolvidos, e uma viagem ao mundo dos aromas mais usados na perfumaria.

 

Com todas as nossas forças (segunda, 9 de outubro, 23h30)

Filme

"Com todas as nossas forças", do realizador francês Niels Tavernier (Paris, 1965), é um filme inspirado na vida de Dick Hoyt e do filho Rick. A história de um jovem com paralisia cerebral que desafia o pai a participar na mítica prova Ironman, uma modalidade de triatlo de longas distâncias. Uma história de superação e amor incondicional entre pai e filho.

 

Trapped (terça, 10 de outubro, 22h00)

Série

Série policial islandesa, de Baltasar Kormákur ("Dois tiros", "Evereste", "Em último recurso"), sobre um brutal assassinato numa pequena cidade islandesa e um detetive que tenta resolver o crime ao mesmo tempo que lida com o desmoronar da sua vida pessoal.

Um ferry vindo da Dinamarca chega a uma pequena cidade islandesa. Uma forte tempestade impede o ferry de partir e deixa a estrada principal da cidade intransitável. O corpo mutilado de um desconhecido, um homem assassinado há poucas horas, é encontrado no mar. Nesse mesmo dia, o chefe da polícia Andri Olafssun (Ólafur Darri Ólafsson), recebe a notícia de que a ex-mulher está de volta à cidade, com o novo namorado. A vida pessoal de Andri está um caos mas o detetive está determinado em resolver o caso. Numa luta contra o tempo, Andri procura apanhar o assassino antes que que a tempestade passe e ele consiga escapar. À medida que a notícia se espalha, a confusão instala-se. Os passageiros do ferry e os habitantes locais percebem que todos são possíveis suspeitos e que o assassino ainda está na cidade, preso pelo temporal.

 

14 Diaries of the Great War (terça, 10 de outubro, 23h30)

Série documental

Série documental que nos conta a história da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) através do olhar único e intenso dos homens, mulheres e crianças que a viveram, de lados opostos do conflito. Catorze histórias comoventes, relatadas em diários e cartas escritos entre 1914 e 1918, que captam o sentimento, o estado de espírito e o ambiente que se vivia.

Como é que uma criança francesa, que estudava na escola a invasão da Europa por Átila, o Huno, via o exército alemão entrar pela sua aldeia? Ou como foi para uma mulher britânica deixar a sua vida para se tornar enfermeira na frente de guerra e tratar um soldado moribundo? Ou para um soldado alemão, que se abriga nas trincheiras de um inimigo que não vê entre a lama e o sangue dos camaradas?

Numa reconstrução dramatizada, intercalada com impressionantes imagens de arquivo, acompanhamos histórias de tragédia pessoal, amor, alegria, dor e sofrimento, através de testemunhos de há 100 anos.

 

The Glamorous History of Dim (quarta, 11 de outubro, 23h00)

Documentário

Um extraordinário documentário do realizador francês Éric Bitoun (n.1960) sobre a conhecida marca de meias e collants e a história do seu fundador, Bernard Giberstein.

Contar a história da DIM não se resume a contar uma maravilhosa aventura industrial, trata-se também de contar a história de como o glamour chegou à publicidade, da evolução da moda feminina, da libertação das mulheres e dos códigos de vestuário. Para além de pernas deslumbrantes que usam meias e collants da DIM, o documentário narra a fascinante e comovente história do fundador da marca, Bernard Giberstein.

 

O Mundo dos Aromas (Quinta, 12 de outubro, 15h30)

Série documental

Excesso de consumo, desflorestação, pesticidas, espécies invasoras e alterações climáticas, todas estas ameaças ao planeta têm um impacto na biodiversidade das plantas. Por todo o mundo, há espécies vegetais em perigo de extinção e entre elas as plantas odoríferas. Numerosas fragâncias naturais e toda uma riqueza de perfumes estão a desaparecer. Um mundo de aromas variados que fazem parte da nossa herança olfativa. Ao longo dos séculos aprendemos a captar essas fragâncias que criadores talentosos, de olfato apurado, transformaram em perfumes. Mas a perfumaria passou de um negócio artesanal para uma indústria lucrativa, consumindo cada vez mais matéria-prima. Hoje, os criadores de perfumes fazem soar o alarme.

Plantas preciosas com o seu odor original estão em risco de desaparecer. Em torno da preservação desses recursos frágeis e únicos, dos quais depende a sua atividade, multiplicam-se novos modelos de projetos que associam as populações locais e indústria, o conhecimento ancestral e científico, a exploração sustentável e o comércio justo.

O documentário leva-nos numa viagem pelo sofisticado e sensual universo dos perfumes, ao encontro de diferentes mundos. Em cada episódio uma planta natural, a sua história, as ameaças que enfrenta, o ambiente e a população envolvida na sua produção. Da ylang ylang das Comores, à lavanda da Provença, ao sândalo da Nova Caledónia, ao cumaru da Venezuela e às rosas, os odores pertencem à memória dos homens, ao património, à história e à identidade que deve ser preservada.

 

Portugal que Dança (quinta, 12 de outubro, 23h00)

Série documental

"Portugal que Dança", com realização de Cristina Ferreira Gomes e autoria de Luiz Antunes, acompanha o quotidiano de jovens coreógrafos portugueses, a criação das suas obras, as suas aspirações e o cruzamento com diferentes disciplinas artísticas.

Marco da Silva Ferreira (Santa Maria da Feira, 1986) é um dos jovens criadores mais promissores da dança contemporânea. Entre Lisboa e Paris, acompanhamos os ensaios do espetáculo de dança "Brother", o intenso trabalho de coordenação do grupo de bailarinos, o isolamento criativo e a passagem da sala de ensaios para o palco na estreia do espetáculo em Lisboa, no Teatro São Luiz, e em Paris, no prestigiado ciclo Chantiers d"Europe organizado pelo Thêatre de La Ville.

 

Alexander Nevsky (sexta, 13 de outubro, 23h00)

Filme

"Alexander Nevsky" (1938) é o primeiro filme sonoro de Sergei Eisenstein (1898-1948). Um drama épico baseado na história verídica do príncipe Alexander Nevsky, que liderou o exército russo contra a invasão dos cavaleiros teutônicos, em 1242, na região do Lago Peipus. Retratando a expulsão de um exército alemão (Ordem Teutônica), o filme, rodado numa altura em que a Alemanha se preparava para invadir a Europa, é uma clara mensagem dirigida a qualquer um que pretendesse atacar a Rússia, principalmente Hitler: "quem atacar a Rússia será esmagado".

A música do filme tornou-se numa das mais célebres composições escritas para o cinema. Da autoria do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953), foi mais tarde adaptada na Cantata Alexander Nevsky, passando a integrar o reportório das grandes orquestras.

Rússia, primeira metade do século XIII. Num momento difícil da sua história, o país é invadido pelos cavaleiros teutônicos. A pátria é saqueada e a população fica à beira do desespero. O príncipe Alexander Nevsky (Nikolai Cherkasov) reúne o povo e forma um exército para travar a invasão.

 

A moral conjugal (Sábado, 14 de outubro, 23h20)

Filme

Prémio especial do júri no Fantasporto 2012, "A moral conjugal" é a segunda longa-metragem do cineasta português Artur Serra Araújo (Porto, 1977). Uma comédia negra romântica, sobre dependências afetivas, traições e sangue, que conta com as interpretações de Maria João Bastos, José Wallenstein, São José Correia e Catarina Wallenstein. Por aqui, não se encontram soluções perfeitas, nem caracteres imaculados. O imprevisto deixa de o ser e torna-se na consequência obvia da perversão moral.

Manuela (São José Correia), uma sensual delegada de propaganda médica, percorre os caminhos da infidelidade e envolve-se em casos fugazes com médicos com quem trabalha. Oscila entre o sonho de viver um grande amor e a vida de conforto que leva com o seu namorado Abel (José Wallenstein), ausente em frequentes viagens. Entre o impulso adúltero e a dependência emocional, Manuela vê-se numa situação descontrolada. Octávio (Dinarte Branco), um médico com quem se envolveu, tem um ataque de ansiedade e suicida-se no carro que pertence ao companheiro de Manuela, um terrorista romântico que jamais perdoará uma infidelidade. Para esconder do ciumento e violento namorado a longa história de traições e interesses, Manuela entra numa escalada de desespero e mentiras para evitar as consequências.

 

Nina (3ª temporada - domingo, 15 de outubro, 14h00)

Série

A RTP 2 transmite a terceira temporada da série francesa "Nina". Uma série plena de emoções que acompanha o dia-a-dia de um hospital, as suas histórias, romances e intrigas.

O serviço de Medicina Interna do Hospital Madeleine Brès é forçado a fundir-se com o do Hospital Nord, e a equipa terá que lidar com a nova chefe de Serviço. Nina (Annelise Hesme) retoma os seus estudos de Medicina, o que só lhe permite ficar a tempo parcial no Hospital. Entretanto, terá que gerir o regresso a sua casa do ex-marido, o Dr. Costa Antonakis (Thomas Jouannet).