Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (7 a 13 de março 2022)

Publicado em 7 Mar. 2022 às 16:47, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Destaques da programação na RTP2 (7 a 13 de março 2022)

Filmes do francês Bruno Dumont e do iraniano Mani Haghighi, documentários sobre a filósofa Hannah Arendt e sobre duas figuras importantes das letras portuguesas, Sophia de Mello Breyner e Maria Gabriela Llansol, alimentam a grelha de programas do segundo canal da televisão pública.

Esta semana, a RTP2 estreia "A Unidade", série espanhola baseada no trabalho da divisão policial de combate ao terrorismo, e a 4ª temporada da série dinamarquesa "Escola de Enfermagem" que continua a acompanhar os jovens estudantes da primeira turma mista de alunos de enfermagem na Dinamarca do pós-guerra.

Quanto a filmes, o segundo canal da televisão pública exibe "Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa", adaptação do romance da escritora e jurista britânica Judith Kerr. O clássico da literatura juvenil sobre a Segunda Guerra Mundial, inspirado na vida da autora, aborda temas importantes e atuais através dos olhos de uma criança.

Nos documentários, "Vieirarpad" lança um olhar sobre a escrita íntima do casal de artistas plásticos Maria Helena Vieira da Silva, que nos deixou há 30 anos (a 6 de março de 1992), e Árpád Szenes.

"Sophia, na Primeira Pessoa" e "Maria Gabriela Llansol - Um olhar intenso"  homenageiam a vida e obra de duas personalidades das letras contemporâneas portuguesas, uma genial poetisa e uma original e inquietante ficcionista.

"Lise Meitner: A Mãe da Bomba Atómica", revela a história da brilhante física austríaca e as ligações entre ciência, política, amizade e responsabilidade. Na mesma linha, "Mulheres Cientistas Procuram-se" debruça-se sobre a baixa participação das mulheres na ciência e as possíveis soluções para mudar a situação.

"Vida Activa: O Espírito de Hannah Arendt" mostra um retrato intimista da filósofa alemã que, entre muitas outras contribuições, na década de 1960 desenvolveu o conceito da "banalidade do mal".

Ainda na área documental, "A Maestrina - Alondra de la Parra", revela as múltiplas facetas da maestrina mexicana, que fez história ao ser a primeira maestrina e diretora musical da Orquestra Sinfónica de Queensland,  e "O Esplendor e a Miséria das Últimas Czarinas", recorda as dramáticas histórias das princesas alemãs no trono russo.

Nas noites de cinema estreia "Porco", do cineasta iraniano Mani Haghighi, retrato psicológico e enigmático de uma alma artística torturada; "Ma Loute", do francês Bruno Dumont, com Juliette Binoche, um mergulho nos recônditos mais profundos e sombrios da alma humana; e "Kiss Me", do português António da Cunha Telles, sobre uma mulher que excede os limites do permitido numa pequena vila portuguesa dos anos 50.

Quanto a espectáculos, "Shiro Takatani - Entre a Natureza e a Tecnologia" mostra a jornada artística do criador japonês que combina elementos naturais com tecnologia e artes cénicas em performances impressionantes; e o fadista Marco Rodrigues apresenta o novo álbum "Judite", homenagem à mãe.

Detalhes da programação

Ma Loute (2016) 

Lise Meitner: A Mãe da Bomba Atómica (estreia)

RTP2, segunda, 7 de março, 20h30

Documentário

Esta é a história de uma mulher que merece ser colocada ao lado de Einstein, Heisenberg e Otto Hahn. Brilhante física austríaca Lise Meitner (1878-1968) é uma figura histórica muito à frente do seu tempo. Entre uma mulher moderna e uma sociedade que só vê a família como missão, o documentário de Wolf von Truchsess revela as conquistas de Lise Meitner como cientista e pioneira do feminismo. Contudo, a vida agitada de Meitner não é apenas uma história exemplar sobre as desvantagens que as mulheres enfrentam na investigação científica. Tendo como pano de fundo o Holocausto, torna-se um drama emocional de uma pacifista que, através do seu trabalho, cria as bases para a arma mais mortal de todos os tempos. O documentário faz a ponte entre o início do século XX, passando pela Guerra Fria, até aos dias de hoje, onde as armas nucleares nas mãos de superpotências e déspotas insanos ameaçam constantemente a humanidade com destruição absoluta. Uma viagem histórica que explora as ligações entre ciência, política, amizade e responsabilidade.

Porco (2018) – estreia

RTP2, segunda, 7 de março, 23h00

Filme

Um assassino em série anda a matar realizadores iranianos. Hasan Kasmai intriga-se apenas com uma questão: por que razão o assassino não anda atrás dele? Colocado na lista negra do governo, há anos que Hasan não tem permissão para filmar. A atriz que ele tornou estrela, e por quem está apaixonado, está impaciente e quer trabalhar com outros realizadores. A esposa parece ter perdido o amor por ele, e a mãe envelheceu e está, gradualmente, a ficar senil. Pior, alguém anda a matar os realizadores de cinema, um por um. Inexplicavelmente, o assassino em série tem ignorado Hasan. O ego do cineasta está ferido. Não é ele o cineasta mais talentoso da cidade? Estas frustrações são exacerbadas quando, após uma série de mal-entendidos bizarros, Hasan torna-se o principal suspeito. Há uma agitação nas mídias sociais, a popularidade de Hasan está a cair, e ele precisa de um plano diabólico para restaurar a sua reputação.

Mulheres Cientistas Procuram-se (estreia)

RTP2, terça, 8 de março, 20h25

Documentário

A participação das mulheres na ciência – como pesquisadoras, engenheiras, técnicas – é ainda muito baixa e evolui lentamente. E, no entanto, a ciência está no centro dos grandes desafios que a humanidade deve enfrentar e desempenha um papel central nas mudanças dos nossos modos de vida. Devemos deixar que sejam os homens a determinar o futuro? Através de entrevistas com jovens cientistas, o documentário de Laure Delalex revela a extensão do problema e as possíveis soluções para mudar a situação.

Vida Activa: O Espírito de Hannah Arendt (estreia)

RTP2, terça, 8 de março, 23h30

Documentário

A filósofa alemã Hannah Arendt (1906-1975) causou polémica na década de 1960 ao desenvolver o conceito subversivo da "banalidade do mal" referindo-se ao julgamento do terrível nazi Adolf Eichmann (1906-1962), um dos principais responsáveis do Holocausto, sobre o qual escreveu para a revista "The New Yorker". A sua vida privada não foi menos controversa graças ao seu caso amoroso com o célebre filósofo alemão e apoiante nazi Martin Heidegger (1889-1976). Com base numa vasta quantidade de materiais de arquivo, o provocador e arrojado documentário de Ada Ushpiz, oferece um retrato intimista da vida de Hannah Arendt, viajando pelos lugares onde viveu, trabalhou, amou, e foi traída, enquanto escrevia sobre as feridas abertas dos tempos modernos.

Escola de Enfermagem (estreia da 4ª Temporada)

RTP2, quarta, 9 de março, 12h00

Série

Verão de 1953. A fusão de Fredenslund e Santa Helena é uma realidade. O diretor do hospital contrata a antiga enfermeira-chefe de Santa Helena, a irmã religiosa Elisabeth, como nova vice-diretora. Mas segredos obscuros espreitam e os estudantes de enfermagem enfrentam difíceis dilemas éticos. Margrethe (Benedikte Hansen), a Diretora de Enfermagem, está cética em relação à irmã Elisabeth, porque por trás da fachada e do sorriso educado esconde-se uma mulher ardilosa. A irmã Elisabeth levou para Fredenslund a estudante diaconisa Marie (Andrea Heick Gadeberg), que rapidamente chama a atenção de Bjorn (Jesper Groth). Marie muda-se para o quarto de Anna (Molly Egelind) e Else (Ulla Vejby). Enquanto Else está ocupada a fazer uma clínica de beleza na sala comum, Anna e Marie desenvolvem uma amizade próxima. Mas Marie esconde um grave segredo.

A Maestrina - Alondra de la Parra (estreia)

RTP2, quarta, 9 de março, 20h35

Documentário

A maestrina mexicana Alondra de la Parra, nascida em 1980, fez história ao ser a primeira maestrina e diretora musical nomeada para a Orquestra Sinfónica de Queensland, uma das três maiores orquestras da Austrália. Em 2004, tornou-se a primeira mulher mexicana a dirigir em Nova Iorque e, em 2014, liderou a Orquestra de Paris. Quebrar barreiras está claramente no seu caminho. Como maestrina convidada, liderou mais de 70 orquestras de renome por todo o mundo. Fez colaborações multidisciplinares com vários atores e cineastas e continua a trabalhar em programas educacionais. O documentário de Christian Berger traça as múltiplas facetas da vida da maestrina, acompanha-a nas digressões e dá uma visão sobre a interessante família de Alondra. A sua nomeação como Diretora Musical da Orquestra Sinfónica de Queensland (2017) marca um ponto especial na história da orquestra, não só porque optou por uma jovem, mas também porque é a primeira vez que nomeia um diretor musical. O documentário mostra ainda a maestrina a trabalhar no programa "Niños", sediado em Nova Iorque, uma das inúmeras iniciativas de Alondra que expressam o seu desejo de levar a música clássica a todas as pessoas.

A Unidade (estreia da série)

RTP2, quarta, 9 de março, 22h00

Série

Nunca soubemos o que estava prestes a acontecer. Série espanhola de 6 episódios, baseada no trabalho desconhecido da unidade da Polícia Nacional, uma das mais eficazes do mundo no combate o terrorismo.

No dia 11 de março de 2004, em Madrid, morreram 193 pessoas no maior atentado terrorista de uma célula jihadista em Espanha. Desde então, Espanha tornou-se o país onde todos os anos se realiza o maior número de operações contra o terrorismo jihadista internacional. A maioria dessas operações é efetuada pelo Comissariado Geral de Informação da Polícia Nacional, também conhecido como… A Unidade.

A prisão em Espanha do líder terrorista mais procurado do mundo torna o país o principal alvo terrorista. Começa uma contagem decrescente, sem que a população se dê conta, os membros da Unidade Especial contra o Terrorismo Jihadista, chefiada pela comissária Carla Torres, enfrentam a missão secreta de a desmantelar, contra-relógio, enquanto tentam resolver os conflitos da sua vida pessoal que a profissão, em parte, arrebatou.

Vieirarpad (estreia)

RTP2, quarta, 9 de março, 23h35

Documentário

Documentário de João Mário Grilo, a partir da exposição "Escrita Íntima – Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes – correspondência 1932-1961". Um olhar sobre a escrita íntima do casal de artistas plásticos Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes, através de uma documentação exaustiva da vida do casal no período retratado. João Mário Grilo pega onde José Álvaro de Morais parou.

Sophia, na Primeira Pessoa

RTP2, quinta, 10 de março, 20h35

Documentário

Recorrendo ao espólio pessoal de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), a imagens atuais de locais onde viveu ou que lhe foram queridos, a imagens de arquivo e utilizando partes da sua prosa e da sua poesia, sempre com testemunhos na primeira pessoa, do Porto a Lisboa, da Granja a Lagos, do mar Atlântico ao Mediterrâneo, da Grécia ao 25 de Abril, o documentário de Manuel Mozos revela as paixões e deceções de uma vida e obra dedicadas à busca pelo real, pela liberdade e pela justiça.

Maria Gabriela Llansol – Um olhar intenso pode incendiar o texto

RTP2, quinta, 10 de março, 23h30

Documentário

A vida e obra de Maria Gabriela Llansol (1931-2008), uma das mais geniais autoras portuguesas - "o próximo grande mito literário português", como afirmou Eduardo Lourenço. Através de depoimentos de pessoas próximas, especialistas e ensaístas, o documentário de Abílio Leitão abre caminhos para a compreensão de uma das mais originais e inquietantes autoras da ficção portuguesa contemporânea. "Escrever é o duplo de viver", ou: "A minha maior responsabilidade é contribuir para que um livro seja um ser" refere a autora no seu livro "Falcão no Punho". Ficção e realidade são, assim, neste documentário, tal como o foram para a autora, uma só coisa. Construído como se de uma peça de teatro se tratasse, o documentário cruza momentos da vida e obra da autora com a leitura de textos da sua autoria, e recorre a imagens e outros materiais de arquivo.

A obra de Maria Gabriela Llansol recebeu ao longo da sua vida amplo reconhecimento tendo sido distinguida com o Prémio D. Dinis, em 1985, para "Um Falcão no Punho"; com o Prémio Inasset, em 1986, para "Contos do Mal Errante"; com o Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários e o Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB, em 1991, para "Um Beijo Dado Mais Tarde"; e um segundo Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB, em 2007, desta feita por "Amigo e amiga: curso de silêncio de 2004". Obras de referência para o documentário.

O Esplendor e a Miséria das Últimas Czarinas

RTP2, sexta, 11 de março, 20h35

Documentário

De Catarina, a Grande (1729-1796) até a última imperatriz russa, todas as czarinas "russas" foram, de facto, alemãs. Não porque o caminho do amor verdadeiro as conduziu diretamente a Petrogrado, mas resultado do jogo de poder europeu ao mais alto nível. O documentário revela as histórias dramáticas dessas jovens, divididas entre casamentos estratégicos, o desejo de amor verdadeiro e os grilhões da política de poder europeia.

Começando com a história da bela e amada czarina Alexandra Fjodorowna, a princesa Carlota da Prússia (1798-1860), o documentário lança uma nova luz sobre as histórias das princesas alemãs no trono russo. Próximas de contos de fadas de riqueza e esplendor, mas também de intrigas, duelos e escândalos que trouxeram miséria, morte e assassinato.

Ma Loute (2016) - estreia

RTP2, sexta, 11 de março, 23h00

Filme

No Verão de 1910, vários turistas começam a desaparecer nas praias à volta do Canal da Mancha, em França. A polícia é chamada a intervir e os dois inspetores, Machin e Malfoy, irão perceber rapidamente que uma baía está no centro destes misteriosos desaparecimentos. Aí habita uma comunidade de pescadores, de que fazem parte os Brufort, uma família peculiar. O pai faz o melhor que pode para educar os filhos estouvados, sobretudo o impetuoso Ma Loute. A mansão que se ergue sobre a baía é a casa de férias dos Van Peteghem, uma estranha família burguesa que, nas horas livres, convive com a população local. O nascimento de uma curiosa história de amor entre Ma Loute e a jovem e maliciosa Billie Van Peteghem irá instalar a confusão entre as duas famílias.

Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa (2020) - estreia

RTP2, sábado, 12 de março, 15h00

Filme

Alemanha, 1933. Anna (Riva Krymalowski), de nove anos de idade, vive com os pais e o irmão mais velho, Max (Marinus Hohmann), em Berlim e anda demasiado ocupada com a escola e com os amigos para reparar nos cartazes políticos espalhados pela cidade com a suástica nazi e a fotografia de Hitler. Ser judeu, pensa ela, é apenas algo que somos porque os nossos pais e avós são judeus. Quando o pai (Oliver Masucci), um conhecido jornalista que critica abertamente o regime, recebe a informação de que é procurado por causa das suas posições políticas, a família tem de fugir. Por exigência da mãe (Carla Juri), Anna tem uma difícil tarefa pela frente: escolher apenas um brinquedo para levar consigo na viagem. A menina fica na dúvida entre um cachorro e um coelho cor-de-rosa. Mas quando a zelosa Heimpi (Ursula Werner), que cuidou de Anna desde o nascimento, garante que irá cuidar do boneco que ela deixar para trás, Anna acaba por optar pelo mais recente. Assim, quando mãe e os dois filhos partem ao encontro do pai, é o puído coelho cor-de-rosa que fica para trás. O que Anna não sabe é que naquele momento não se despede só dos seus brinquedos, mas também da Alemanha e de tudo o que lhe é familiar. De uma hora para outra, a sua vida muda radicalmente e Anna vai ter de lidar com medos e incertezas, mas, sobretudo, com o fim precoce da sua infância.

Shiro Takatani – Entre a Natureza e a Tecnologia (estreia)

RTP2, sábado, 12 de março, 22h00

Documentário

Shiro Takatani (Nara, 1963) é um famoso artista japonês, cofundador e criador visual do grupo Dumb Type, em 1984, do qual se tornou diretor artístico a partir de 1995, tendo depois iniciado uma carreira a solo, em 1998. O documentário biográfico de Giulio Boato centra-se no trabalho que resultou de uma frutífera colaboração entre Takatani e o compositor japonês Ryuichi Sakamoto (Nakano, 1952), que começou em 1999. Pela Europa e Japão, acompanha mais de três décadas da jornada artística de Shiro Takatani e mostra a evolução do seu trabalho através das suas instalações, teatro e performances de dança. O artista explica os princípios por trás do seu trabalho, onde a natureza e as pessoas são observadas através de ferramentas modernas. Takatani usa a tecnologia para melhorar a nossa compreensão do ambiente: aprimorando organismos infinitamente pequenos, mostrando galáxias em grande escala, criando uma interação entre performers/bailarinos com câmaras e grandes telas. Shiro Takatani combina elementos naturais como água, nuvens e areia, com tecnologia ótica e vídeo, filosofia, literatura e artes cénicas para criar performances impressionantes, instalações coloridas e muitos outros trabalhos "além do visível".

Kiss Me (2004)

RTP2, sábado, 12 de março, 23h00

Filme

Filme do cineasta português António da Cunha Telles ("O Cerco", "Meus Amigos", "Pandora", "Belarmino", "Continuar a Viver"), a partir de uma história de Vicente Alves do Ó. Numa pequena vila portuguesa dos anos 50, o coração de uma mulher excede os limites do permitido.

Algures no Alentejo, Laura (Marisa Cruz) foge de um marido que a maltrata, deixando para trás um destino que se anunciava triste e sombrio. Vai viver para Tavira, para casa de uma tia de espírito independente e moderno (Clara Pinto Correia) que lhe alarga os horizontes e a apresenta ao mito de Marilyn Monroe. Fascinada por esta grande estrela americana, Laura transfigura-se progressivamente confundindo-se com Marilyn e, tal como ela, entrega-se aos sonhos e ao amor. Mas, num Portugal fascista não há lugar para mitos.

Marco Rodrigues - Judite (estreia)

RTP2, domingo, 13 de março, 23h45

Especial para TV

Marco Rodrigues está de volta com um novo álbum, "Judite", uma homenagem à sua mãe. Este é talvez o mais sentido e profundo álbum do fadista, que inclui os temas "Amar Para Sofrer", "Mãe", "Fado Fantasma" e "Eu Sou do Roque". No 6.º álbum, já nomeado para um Grammy Latino, Marco Rodrigues dá mais um passo na consolidação da sua carreira com a convivência natural entre o fado tradicional e o fado canção, e a eximia mestria em ambos os registos.