Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (6 a 12 de dezembro 2021)

Publicado em 5 Dez. 2021 às 11:13, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (6 a 12 de dezembro 2021)

Um capítulo da lúgubre colonização belga dramatizado em animação stop motion, documentários sobre obesidade, homossexualidade no Curdistão Iraniano e um retrato do designer de moda Karl Lagerfeld, cinema, jazz, dança e teatro, integram a programação da semana no segundo canal da televisão pública.

Serão poucos os canais pelo mundo fora que conseguem na mesma semana conciliar a estreia da 4ª temporada da série de animação "A Ovelha Choné" e um "Retrato Íntimo de Karl Lagerfeld". De um lado as novas aventuras na Quinta Mossybottom, do outro um documentário que revela o homem por trás do icónico designer de moda alemão. A RTP2 propõe isso e ainda a luta sem fim de uma minoria dentro de uma minoria em "As Muitas Vidas de Kojin" e "O Mundo da Obesidade" que aborda  um dos tópicos mais preocupantes da era moderna. As sugestões no campo dos documentários termina com a série "Danúbio – Da Nascente ao Mar Negro", uma viagem de descoberta da natureza e das pessoas ao longo do rio mais internacional do mundo.

Nas noites de cinema, a RTP2 estreia "Dovlatov", do cineasta russo Aleksey German Jr., baseado na vida de Sergei Dovlatov, um dos mais importantes autores russos do século XX; "Grizzlies – Um Caminho Para a Vida", da canadiana Miranda de Pencier, baseado na história real de um grupo de estudantes transformado pelo poder do desporto numa pequena comunidade do Ártico; a 2.ª e última parte de "Almas Mortas" do realizador chinês Wang Bing, sobre os prisioneiros abandonados no Deserto de Gobi pelo regime de Mao Tsé-Tung; e o filme-ópera "Os Canibais", de Manoel de Oliveira, baseado no conto do escritor Álvaro do Carvalhal, versão irónica do tema dos "amores frustrados" com música de João Paes.

A terminar a semana, é exibido o filme de animação em stop motion "Este Magnífico Bolo!", de Marc James Roels e Emma De Swaef, sobre um episódio brutal da história africana; o espetáculo "Revisor" da coreógrafa canadiana Crystal Pite e do dramaturgo Jonathon Young, um híbrido de teatro e dança que explora o conflito, a comédia e a corrupção na potente relação entre a linguagem e o corpo, e o concerto de encerramento do Festival Figueira Jazz Fest onde a cantora portuguesa Maria Mendes, acompanhada por um Trio de músicos internacionais, apresenta "Close to me".

Danúbio – Da Nascente ao Mar Negro (estreia)

RTP2, segunda, 6 de dezembro, 16h00

Série documental

A natureza e as pessoas ao longo do rio mais internacional do mundo. Série documental de 4 episódios.

Danúbio - um rio verdadeiramente europeu. Com 2888 quilómetros, da nascente na Floresta Negra até à foz no Mar Negro, o rio Danúbio liga dez países com culturas muito diferentes. É não apenas o segundo maior rio europeu depois do Volga, mas também o rio mais internacional do mundo. Foi e é uma das rotas comerciais mais importantes da Europa e dele dependem muitas pessoas. No seu caminho, flui por paisagens espetaculares, desde as montanhas cársticas dos Alpes da Suábia, passando por paisagens aluviais e pantanosas com flora e fauna únicas, até os imponentes desfiladeiros das Portas de Ferro e, finalmente, ao extenso delta que desagua no Mar Negro. Não só a dimensão do Danúbio é excecional, mas também tem vontade própria, é o único grande rio da Europa que corre de oeste para este. Esta série documental apresenta a natureza e as pessoas ao longo do Danúbio e revela como as diferentes vidas são moldadas pelo rio.

A Ovelha Choné (estreia da 4.ª temporada)

RTP2, segunda, 6 de dezembro, 19h25

Série de Animação

A ovelha Choné, a mais famosa e favorita do mundo, está de volta numa nova série de aventuras divertidas. Depois de encantar o público em mais de 100 episódios hilariantes, a Ovelha Choné e os seus amigos regressam para mais 20 emocionantes aventuras na Quinta Mossybottom!

Retrato Íntimo de Karl Lagerfeld (2014)

RTP2, segunda, 6 de dezembro, 20h30

Documentário

Um dos homens mais conhecidos do planeta, Karl Lagerfeld (1933-2019) foi indiscutivelmente o alemão mais famoso do nosso tempo. O rabo de cavalo e os óculos de sol conquistaram o mundo, no entanto, pouco se sabe acerca do homem por trás da fachada que era Karl Lagerfeld. Como era? O que o inspirou? E o que se escondia por trás dos icónicos óculos? O seu estilo único, em que o sigilo desempenha um papel importante, colocou-o ao lado de ícones como Andy Warhol e Jean Cocteau. A sua imagem cuidadosamente elaborada era uma ferramenta de marketing, mas também uma representação de si mesmo: "Há uma parede de vidro entre mim e o resto do mundo." Um retrato íntimo de Karl Lagerfeld que rompe essa parede de vidro para revelar a pessoa por trás da fachada icónica.

Dovlatov (2018) – estreia

RTP2, segunda, 6 de dezembro, 23h35

Filme

Filme do cineasta russo Aleksey German Jr. baseado na vida de Sergei Dovlatov, um dos mais importantes autores russos do século XX. Um drama biográfico, retrato da coragem em manter a integridade artística sob repressão, inspirado na obra "O Ofício" (1985).

Na Leningrado de 1971, seguimos seis dias na vida do escritor e jornalista Sergei Dovlatov (1941-1990), que, durante anos, enfrentou a rígida política de censura da União Soviética. Enquanto se depara com artistas de todas as áreas a serem obrigados a sair do país, entre eles o seu grande amigo Joseph Brodsky, Dovlatov tenta levar uma vida normal junto da mulher Elena e da filha Katy. Apesar da frustração e angústia de ver os seus manuscritos constantemente rejeitados, não pretende ceder ao conformismo. Dovlatov lutou para preservar o seu talento e decência, ultrapassando os limites rígidos da Rússia soviética dos anos 70 sob a repressão ideológica de Brezhnev. Mais do que um retrato biográfico, esta "balada do escritor desconhecido" evoca uma era soviética em que arte e literatura eram questões de vida e morte.

Filme vencedor de um Urso de Prata no Festival de Berlim.

As Muitas Vidas de Kojin

RTP2, terça, 7 de dezembro, 23h20

Documentário

Curdo iraniano, refugiado político na França desde 2011, Diako Yazdani é oriundo de uma família muito devota. Quando regressa ao Curdistão iraquiano para rever a família, porque o território iraniano lhe é proibido, Diako apresenta-lhes Kojin, um amigo homossexual de 23 anos de idade. Para Diako é uma oportunidade de comparar pontos de vista e pintar um retrato desta sociedade onde parece que a homossexualidade não existe. Com poesia e grande sentido de humor, o realizador convida a uma reflexão sobre a diferença e a um olhar sobre a luta sem fim de uma minoria dentro de uma minoria.

O Mundo da Obesidade

RTP2, quarta, 8 de dezembro, 22h50

Documentário

Uma investigação surpreendente sobre um dos tópicos de saúde mais preocupantes da era moderna. A obesidade é uma bomba-relógio, uma epidemia que cresce rapidamente em todo o mundo. Como se para a sua progressão? O documentário revela uma investigação surpreendente e original que acabará com muitos preconceitos e separa factos de ficção sobre um dos tópicos de saúde mais preocupantes da era moderna.

Grizzlies – Um Caminho Para a Vida (2018) – estreia

RTP2, sexta, 10 de dezembro, 22h00

Filme

Filme da cineasta canadiana Miranda de Pencier, baseado na história verdadeira de um grupo de estudantes Inuit de uma pequena comunidade do Ártico, que foram transformados pelo poder do desporto.

Ártico Norte, 1998. Russ muda-se para Kugluktuk, uma cidade com uma das maiores taxas mundiais de suicídio de adolescentes, que sofrem com o uso generalizado de drogas, abuso de álcool e violência doméstica. Russ vai trabalhar como professor na escola local e fica surpreendido quando se depara com uma turma meio vazia de alunos desiludidos do ensino médio, não fazendo ideia da cultura e das terríveis circunstâncias económicas de uma comunidade ameaçada pelo legado do colonialismo. Para motivar os alunos, Russ insere um programa de desporto do lacrosse na escola e, embora seja recebido com ceticismo, a dedicação de Russ começa a conquistar a confiança dos jovens. Juntos, tornam-se "Os Grizzlies" e através do desporto encontram inspiração para fazer mudanças profundas nas suas vidas. A ingenuidade de Russ pode ter soltado uma faísca, mas, em última análise, são os jovens que assumem o controle do seu destino - e podem conquistar muito mais do que um troféu.

Almas Mortas (2018)

RTP2, sexta, 10 de dezembro, 23h50

Documentário

2.ª e última parte do documentário do cineasta chinês Wang Bing ("Até que a Loucura nos Separe", "O Estado do Mundo", "Três Irmãs", "A Fossa"), sobre os prisioneiros abandonados no Deserto de Gobi.

Na remota província de Gansu, no noroeste da China, encontram-se os restos mortais de inúmeros prisioneiros abandonados há mais de 60 anos no Deserto de Gobi. Designados "ultra-direitistas" na campanha persecutória executada pelo regime de Mao Tsé-Tung em 1957, foram condenados a morrer à fome nos campos de reeducação de Jiabiangou e Mingshui. O filme convida-nos a conhecer os sobreviventes, para descobrir quem foram as vítimas deste "holocausto" asiático, as adversidades que tiveram de suportar e qual o seu derradeiro destino.

Wang Bing, mestre do documentário, revela uma parte da história Chinesa que corre o risco de ser esquecida. Compilando relatos de sofrimento humano, latente nas ossadas e nas memórias dos sobreviventes, o filme empreende o poder supremo de invocar os mortos e devolver parte da humanidade que lhes foi roubada.

Este Magnífico Bolo! (estreia)

RTP2, sábado, 11 de dezembro, 14h00

Filme de Animação

Uma ambiciosa e épica antologia ambientada na África colonial, no final do século XIX, que conta as histórias de 5 personagens diferentes: um rei perturbado, um pigmeu de meia-idade que trabalha num hotel de luxo, um empresário falhado numa expedição, um porteiro perdido e um jovem desertor do exército. Um trabalho surpreendente que explora o meio amargo do Congo ocupado pela Bélgica. Ansioso para competir com outras potências imperiais europeias, o Rei Leopoldo II da Bélgica proclamou: "Não quero perder uma boa oportunidade de conseguir uma fatia deste magnífico bolo africano". A subsequente ocupação do Congo viria a atrair um contingente de servos, mercadores e diversos burgueses movidos por tudo, desde a ganância insaciável ao medo existencial. Das histórias íntimas desses personagens emerge uma narrativa maior sobre a mentalidade imperialista.

Em 1885, Leopold II da Bélgica, tornou-se proprietário de grande parte do que hoje é a República Democrática do Congo. A borracha, o marfim e os metais preciosos retirados do Congo tornaram Leopold fabulosamente rico, mas milhões de congoleses morreram de excesso de trabalho, tortura e doenças até que, em 1904, a sua exploração infernal foi exposta.

Numa série de episódios interligados, os cineastas exploram a crueldade impensada dos vigaristas europeus. Leopold, assombrado por pesadelos, descarrega o seu desconforto num infeliz músico belga que foge para África. Num hotel luxuoso, que serve de porta de entrada para a selva, o herdeiro de uma famosa padaria foge com os fundos da família e começa uma vida de destruição pela embriaguez, enquanto uma criança desagradável empurra um piano sobre um parapeito, esmagando um criado nativo.

"Revisor" de Crystal Pite (estreia)

RTP2, sábado, 11 de dezembro, 22h00

Espetáculo

Nem dança pura nem teatro tradicional, "Revisor" é uma excitante e estimulante nova forma que transcende qualquer um dos géneros. Criação da coreógrafa canadiana Crystal Pite e do dramaturgo Jonathon Young interpretada pelos incríveis bailarinos da companhia Kidd Pivot e a voz gravada de 9 atores. Os bailarinos sincronizam os lábios com as palavras dos atores num estilo fluido, expressivo e espirituoso. "Revisor" é baseado numa anedota russa sobre identidade equivocada que surgiu em 1833 e se espalhou rapidamente, sendo agora amplamente aceite como provavelmente verdadeira. Em 1836, a história ganhou forma numa peça em cinco atos: "The Government Inspector" (Revisor) de Nikolai Gogol. A peça, disfarçada de comédia, estreou em Sampetersburgo diante do Czar que, de acordo com os relatos, riu e aplaudiu, e diz-se ter dito "Todo o mundo entende, e eu, acima de tudo!". Os bailarinos incorporam o diálogo gravado por alguns dos melhores atores do Canadá, explorando o conflito, a comédia e a corrupção na potente relação entre a linguagem e o corpo.

Gravado no Sadler's Wells, Londres.

Os Canibais (1988)

RTP2, sábado, 11 de dezembro, 23h35

Filme

Filme-ópera do cineasta português Manoel de Oliveira, baseado no conto do escritor Álvaro do Carvalhal, com música de João Paes. Versão irónica do tema dos "amores frustrados", em que a perversão das relações amorosas e o sacrifício carnal são levados, literalmente, às últimas consequências.

Apaixonada pelo misterioso Visconde d'Aveleda, um fidalgo estranho, rico e refinado, a jovem e bela Margarida desdenha a corte de D. João, que com ela queria casar. Devorado pelo ciúme, D. João profere ameaças de morte aos dois amantes. No entanto, o drama não surgirá de onde o esperamos. Na noite de núpcias o Visconde revela um terrível segredo. Horrorizada, Margarida atira-se pela janela e o Visconde deita-se ao fogo da grande lareira. Na manhã seguinte, os pais da noiva, ignorando tudo, comem os restos do visconde "assado" na lareira durante a noite. Quando se dão conta, querem dali fugir desesperados, mas a notícia de uma 'fabulosa herança' reconcilia-os com a vida.

Figueira Jazz Fest - Maria Mendes apresenta Close to me (estreia)

RTP2, domingo, 12 de dezembro, 23h50

Concerto

Maria Mendes, cantora portuguesa a viver nos Países Baixos, acompanhada por um Trio de consagrados músicos internacionais, canta os fados e as músicas tradicionais portuguesas que fizeram de "Close to Me" um dos discos nomeados para o Grammy Music Award de 2021. O concerto inclui, entre outras temas, Barco Negro, Tudo Isto é Fado, Foi Deus ou Asas Fechadas, tocados e cantados jazzisticamente.