Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (4 a 10 de outubro)

Publicado em 30 Set. 2021 às 09:30, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (4 a 10 de outubro)

Esta semana, a RTP2 estreia a série russa "Trotsky" que descreve a vida tumultuosa do revolucionário; a 3.ª temporada da série dramática galesa "Acredita, Faith" que acompanha os dilemas cada vez mais impossíveis da advogada Faith Howells.

Nos documentários, "Schindler", relata da verdadeira história do enigmático Oskar Schindler que salvou a vida a mais de um milhar de judeus durante o Holocausto; "Sob a Pata do Boi" revela como opera a cadeia da pecuária na Amazónia, principal causa do desmatamento na maior floresta tropical do mundo; "Ilhas Sustentáveis" visita regiões pioneiras na transição para um futuro sustentável; "Uma Questão de Amor?" lança um olhar sobre a natureza apaixonada; "A Rainha do Norte" acompanha o ciclo de vida do lince eurasiático; e "O Mustang Andaluz" celebra os cavalos selvagens mais famosos do mundo.

Quanto às escolhas para as noites de cinema incluem "As Filhas do Sol", da francesa Eva Hussone, drama inspirado nas guerrilheiras curdas que combateram o Daesh; "Histórias de Bairro", do também francês Samuel Benchetrit, com Isabelle Huppert, que intercala três histórias sobre a crença e esperança no outro; e "A Portuguesa", de Rita Azevedo Gomes,  adaptação cinematográfica de Agustina Bessa-Luís, que conta a estranha história da união de uma enigmática portuguesa com um nobre de ascendência germânica, nas disputas anteriores ao Concílio de Trento.

Por fim, a música: ópera de Paul Dukas, "Ariane e Barba-Azul" com a meio-soprano Sophie Koch e a direção do maestro Pascal Rophé, na encenação de Stefano Poda; e concerto de Manuel de Oliveira ao vivo no Teatro Diogo Bernardes onde o guitarrista e compositor português apresenta o mais recente trabalho discográfico.

Sinopses

 

Ilhas Sustentáveis (estreia)

RTP2, segunda, 4 de outubro, 16h00

Documentário

As ilhas Frísias neerlandêsas e as ilhas do delta dos Países Baixos, na região da Zelândia, são consideradas internacionalmente regiões pioneiras na transição para um futuro mais sustentável e com zero emissões. O documentário de Eef de Graaf segue uma idealistas com diferentes estilos de vida no longo e tortuoso caminho em direção aos seus sonhos de "sustentabilidade".

As Filhas do Sol (2018) – estreia

RTP2, segunda, 4 de outubro, 23h50

Filme

Filme da cineasta francesa Eva Hussone, um drama de guerra que conta a história das guerrilheiras curdas que combateram o Daesh. Algures no Curdistão, Bahar (Golshifteh Farahani), uma jovem advogada, visita a família na sua cidade natal. Num ataque violento dos extremistas, o marido é assassinado e Bahar é feita prisioneira juntamente com o filho e milhares de mulheres e crianças. Uns meses depois de conseguir fugir, Bahar torna-se líder das "Filhas do Sol", um batalhão de mulheres que tem como objetivo libertar a população das mãos dos extremistas e salvar o filho. Ao seu lado, Mathilde (Emmanuelle Bercot), uma repórter de guerra veterana, segue o dia-a-dia do batalhão durante os 3 dias do ataque. Nesta situação inimaginável, nasce um laço universal de irmandade, a união das "Filhas do Sol".

Uma Questão de Amor? (estreia)

RTP2, terça, 5 de outubro, 16h00

Documentário

A maioria dos animais tem a capacidade de estabelecer laços sociais: o instinto protetor de uma mãe urso para com as crias, a atração entre o líder de uma matilha de lobos e a sua companheira, a rede de relacionamentos entre um grupo de chimpanzés… Criámos palavras para descrever relações como amizade ou amor. Mas será que os animais são capazes de sentir como os humanos?

Trotsky (estreia da série)

RTP2, terça, 5 de outubro, 23h35

Série

Série russa de oito episódios, biografia épica que descreve a vida tumultuosa do revolucionário bolchevique. A história de um dos homens mais perseguidos da história, Leon Trotsky (1879-1940) que sacrificou tudo para liderar os bolcheviques de Lenine (1870-1924) à vitória na Revolução Russa de 1917, mas acabou assassinado a mando do seu rival Estaline (1878-1953).

Trotsky lutou ao lado de Lenine na revolução russa em 1917. A sua convicção política e ambição fizeram-no trair camaradas e abandonar a família para que pudesse erguer-se no cenário revolucionário. À medida que o governo soviético se fortalecia, Trotsky empenhou-se numa luta pelo poder contra Estaline, que perdeu, e que o conduziu ao exílio. Tendo perdido amigos e familiares durante os onze anos de distância, Trotsky percebe que Estaline o perseguirá até ao fim dos dias. Trotsky pode correr, mas não pode esconder-se. Decide dar luta, mas em vez de balas usará palavras, num testemunho político. Contratando um jovem jornalista canadense para o ajudar, o seu testamento para o mundo relembra uma vida de incrível drama, com guerra, amor e política, que se tornariam nas confissões de um homem que em breve morreria.

A Rainha do Norte (estreia)

RTP2, quarta, 6 de outubro, 16h00

Documentário

No Norte, o inverno chega cedo. As primeiras neves trazem as condições adversas de um inferno congelado onde poucos animais conseguem sobreviver. O lince eurasiático resiste, apesar das tempestades de neve e das temperaturas abaixo de zero. Este ambiente hostil é o território do lince, o felino que tem a distribuição geográfica mais vasta do planeta, embora seja nativo do Hemisfério Norte. O documentário de Juan Antonio R. Llano acompanha o ciclo de vida do lince, do verão ao inverno, testemunhando a sua resistência a temperaturas extremas, as técnicas de adaptação e caça, as habilidades para criar os filhotes numa floresta cheia de ameaças e o que é realmente necessário para sobreviver no Norte – e para ser "A Rainha do Norte".

Acredita, Faith (estreia da 3ª temporada)

RTP2, quarta, 6 de outubro, 22h00

Série

Dezoito meses passaram desde a última vez que vimos a vida em Abercorran. A duas semanas do divórcio e de uma audiência que determinará a custódia das filhas, Faith e Evan continuam em desacordo. Recusando-se a desistir, Evan tem ciúmes do crescente caso de amor de Faith com Steve Baldini e teme que os dois pretendam começar uma nova vida juntos. Enquanto isso, Faith e Cerys abriram um novo escritório de advocacia e assumiram o caso de Osian Taylor, de 14 anos de idade, que sofre de um tumor cerebral agressivo que os médicos declararam avançado demais para operar. Enquanto lida com o trauma que o seu iminente divórcio está a infligir nas filhas, Alys (14) e Megan (11), bem como todas as pressões do trabalho, Faith enfrenta um problema ainda maior e muito mais aterrador quando a mãe, Rose, reaparece com a intenção de obter o máximo de vingança por um evento que permanece um segredo sombrio e enterrado entre ambas. Navegando por dilemas cada vez mais impossíveis e pela primeira vez sem conseguir dar a todos aqueles que ama o que precisam, Faith encaminha-se para um confronto final e devastador que transformará a sua vida para sempre.

Schindler

RTP2, quarta, 6 de outubro, 23h25

Documentário

A extraordinária história de Oskar Schindler (1908-1974), membro do partido Nazi, mulherengo, que lucrou com a guerra, jogou, bebeu, espiou e subornou para alcançar uma posição de poder e privilégio. Contudo, horrorizado com a Solução Final de Hitler, Schindler usou a sua vasta fortuna e posição para salvar o maior número possível de judeus, empregando-os nas suas fábricas para os proteger da morte certa nos campos de concentração nazis. Poderoso documentário que revela o verdadeiro homem por trás do filme de Steven Spielberg "A Lista de Schindler", através do testemunho de mais de 40 sobreviventes do Holocausto salvos por Schindler.

Sob a Pata do Boi (estreia)

RTP2, quinta, 7 de outubro, 16h00

Documentário

A Amazónia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três por cada habitante humano. Na década de 1970, o rebanho era um décimo desse tamanho e a floresta estava quase intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, 66% da qual foi transformada em pastagens. Grande parte dessa mudança é consequência dos incentivos do governo, que atraíram milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira económica e cultural da Amazónia, no processo, elegeram-se poderosos políticos para defender a atividade. Em 2009, o jogo começou a mudar quando o Ministério Público processou e obrigou os grandes matadouros da região a tornarem-se responsáveis por supervisionar as fazendas fornecedoras de gado e a não comprarem das que têm desmatamento ilegal. "Sob a Pata do Boi", de Marcio Insensee Sá, conta essa história.

O Mustang Andaluz (estreia)

RTP2, sexta, 8 de outubro, 16h00

Documentário

Os mustang norte-americanos são os cavalos selvagens mais famosos do mundo. Agora símbolo de liberdade, são descendentes dos primeiros cavalos que os espanhóis trouxeram para a América. O seu nome vem da palavra espanhola "Mesteño", que significa animal sem dono conhecido. Na América do Norte, tribos indígenas adotaram-nos por causa das suas características únicas: não domesticado, robusto, resistente a doenças e adaptado a períodos de seca. O documentário de Antonio Márquez explora e celebra esta espécie única nos seus vários habitat ao redor do mundo.

Histórias de Bairro (2015) - estreia

RTP2, sexta, 8 de outubro, 23h00

Filme

Filme do cineasta francês Samuel Benchetrit ("Chien – Cão"), com Isabelle Huppert, baseado no seu livro "Chroniques de l"Asphalte". Três histórias intercaladas que manifestam crença e esperança no outro. Um prédio numa cidade. Um elevador avariado. Seis personagens. Três histórias intercaladas num bairro francês de habitação social, decrépito, e das pessoas que lá vivem. Um vizinho que se recusa pagar o arranjo do elevador porque nunca o usa (mas que acaba por ter de o usar ao andar de cadeira de rodas), uma estrela de cinema decadente e um astronauta norte-americano que aterra no telhado. Será que Sternkowtiz abandona a sua cadeira de rodas para encontrar o amor de uma enfermeira da noite? Conseguirá Charly, adolescente negligenciado, fazer reviver um papel a Jeanne Meyer, uma eminente atriz dos anos 80? E o que acontecerá a John McKenzie, um astronauta caído do céu e acolhido pela Senhora Hamida?

Ariane e Barba-Azul (estreia)

RTP2, sábado, 9 de outubro, 22h00

Ópera

Ópera em 3 atos de Paul Dukas, com a meio-soprano Sophie Koch e a direção do maestro Pascal Rophé, na esplendida encenação de Stefano Poda.

Paul Dukas (1865-1935), compositor francês de extraordinário perfecionismo, escreveu apenas uma ópera: "Ariane e Barba-Azul". Criada em 1907 em Paris, a partir do drama de Maurice Maeterlinck (1862-1949), a ópera em três atos ou conto musical "Ariane e Barba-Azul" conta a aventura de Ariane, última e sexta mulher de Barba Azul. Um dia, o marido dá-lhe sete chaves, mas proíbe-a formalmente de usar uma delas. Ariane, intrigada, descobre que a sétima chave abre uma porta que encerra ... as cinco esposas anteriores. Elas devem ser libertadas! A heroína embarca então numa operação de resgate, mas encontra alguma resistência. E não necessariamente de onde acreditamos que ela vem.

Uma produção do Teatro do Capitólio de Toulouse, gravada em abril de 2019, com a meio-soprano Sophie Koch, no papel de Ariane, um dos grandes papéis da ópera francesa, a direção do maestro Pascal Rophé, e a esplendida encenação de Stefano Poda, um dos mais inventivos encenadores italianos da sua geração. Para a sua única ópera, Paul Dukas criou um universo único, uma obra profunda e misteriosa de prodigiosa riqueza musical. A história dá lugar de destaque a Ariane, que, como feminista, apaixonada pela liberdade e pela luz, tenta libertar as suas irmãs. Terá sucesso?

A Portuguesa (2018)

RTP2, na noite de sábado para domingo, 10 de outubro, 00h10

Filme

Filme da cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes, a partir da novela "Die Portugiesin" do escritor austríaco Robert Musil (1880-1942), com adaptação cinematográfica da escritora Agustina Bessa-Luís (1922-2019).

A estranha história da união de uma enigmática Portuguesa com um nobre de ascendência germânica, nas disputas anteriores ao Concílio de Trento. Com Clara Riedenstein, Marcello Urgeghe, Rita Durão, Pierre Léon, Luna Picoli-Truffaut, João Vicente, Adelaide Teixeira, Manuela de Freitas, Alexandre Alves Costa e Ingrid Caven.

Norte de Itália, século XVI. Os von Ketten disputam as forças do Episcopado de Trento. Para que nada limite o campo de ação, von Ketten decide casar-se num país distante: Portugal. O primeiro filho do casal nasce durante a viagem de regresso a Itália. Quando Ketten parte de novo para a guerra, a portuguesa recusa-se a voltar para o seu país. Passam-se onze anos e correm rumores acerca da "estrangeira", dizem-na uma herege. Um dia, o Bispo de Trento morre e a assinatura de paz põe fim a uma luta de várias gerações e tudo está prestes a mudar...

Manuel de Oliveira – Entre-Lugar, ao Vivo no Teatro Diogo Bernardes (estreia)

RTP2, domingo, 10 de outubro, 23h35

Concerto

O mais recente trabalho discográfico do guitarrista e compositor português, uma viagem entre os lugares da identidade portuguesa, ao vivo no Teatro Diogo Bernardes.

O guitarrista e compositor português Manuel de Oliveira (Guimarães, 1978) apresenta "Entre-Lugar" ao vivo no Teatro Diogo Bernardes, com João Frade no acordeão, Sandra Martins no violoncelo e a participação especial do fadista Marco Rodrigues. "Entre-Lugar" é uma obra dedicada ao seu pai e mestre, o guitarrista Aprígio Oliveira, e conta ainda com tributos a José Afonso e Paco de Lucia. Para "Entre-Lugar", Manuel de Oliveira partiu da sua reconhecida identidade ibérica, acrescentando-lhe cores e sabores de outras paragens, cruzando o étnico com o urbano, a música africana com o fado, o flamenco com o tango, numa vasta simbiose multicultural.

Gravado no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte Lima, em março de 2021.