Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (29 de novembro a 5 de dezembro 2021)

Publicado em 29 Nov. 2021 às 14:00, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (29 de novembro a 5 de dezembro 2021)

A evolução da medicina em Portugal, os arquivos de imagem que recuperam a história da Austrália, cinema de Fellini e Wang Bing, um escritor num país sem livrarias e uma minissérie da BBC sobre um casal à beira do divórcio, são algumas das sugestões do segundo canal da televisão pública para a semana que hoje começa.

Esta semana, a RTP2 estreia a minissérie britânica "Nós" uma comédia dramática da BBC e baseada no romance de David Nicholls; e a série francesa "As Aventuras do Jovem Voltaire", que retrata o início e evolução do filósofo e visionário francês.

Nos documentários, "Eunice ou Carta a uma Jovem Atriz" revisita a vida de Eunice Muñoz através das suas memórias; "O Escritor de Um País Sem Livrarias", sugere uma viagem à Guiné Equatorial, uma das ditaduras mais duradouras do mundo, com o escritor exilado Juan Tomás Ávila Laurel, destacado intelectual e opositor do regime; "Emídio Santana - A Voz Resistente do Anarquismo" recorda uma figura do movimento sindical anarquista português e lutador contra a ditadura de Salazar.

Estreiam ainda as séries documentais "Austrália a Cores", uma visão da história australiana através de filmagens de arquivos restauradas e coloridas; "A Arte da Cura" que retrata a evolução da medicina em Portugal; e "O Mundo Secreto das Ervas" que revela intrigantes histórias em torno do uso de plantas.

Nas noites de cinema as escolhas recaem em "A Voz da Lua", derradeiro trabalho para cinema de Federico Fellini, um angustiado retrato sobre a confusão da vida contemporânea; sobre a primeira parte de "Almas Mortas", do cineasta chinês Wang Bing, sobre os prisioneiros abandonados no Deserto de Gobi pelo regime de Mao Tsé-Tung; e "Gestos e Fragmentos", do português Alberto Seixas Santos, um ensaio sobre os militares e o poder com Eduardo Lourenço, Otelo Saraiva de Carvalho e Robert Kramer.

Quanto à música, as propostas são o espetáculo "Shakespeare ao Vivo!" que celebra a vida e obra do poeta e dramaturgo inglês; e o concerto "Paula Oliveira Quinteto Convida Ricardo Ribeiro uma Homenagem à Música Portuguesa", pela consagrada cantora de Jazz.

O Mundo Secreto das Ervas (estreia)

RTP2, segunda, 29 de novembro, 16h00

Série documental

As intrigantes histórias culturais em torno do uso das plantas. Série documental de 5 episódios.

As plantas são fascinantes pela sua "versatilidade": são perfumadas, saborosas e têm propriedades curativas. Desde o início da história humana, inspiraram indivíduos e culturas por todo o mundo, especialmente pelos seus efeitos - na cozinha, no laboratório ou no covil das bruxas. Na Europa, os segredos da fitoterapia foram preservados durante séculos no interior dos mosteiros, até que a invenção da impressão possibilitou que tratados sobre plantas chegassem às casas das famílias. Mas, no início do século XX, a medicina moderna eclipsou o conhecimento da cura através de plantas, um saber transmitido ao longo de gerações. Atualmente, as plantas testemunham um renascimento: fabricantes de cosméticos e empresas farmacêuticas experimentam ingredientes ativos da natureza, enquanto a cura natural recuperou o seu lugar ao lado da medicina académica. As pessoas confiam cada vez mais no suave efeito curativo das plantas na sua vida quotidiana.  A série documental de 5 episódios leva-nos numa jornada de descoberta por 11 países, explorando as intrigantes histórias culturais em torno do uso das plantas. Na Provença, nos Alpes, nos Balcãs, na América Latina e na Índia, em cada região, encontramos médicos ayurvédicos, curandeiros naturais, agricultores, modernas fadas de plantas e cozinheiros - contadores de histórias cativantes, equipados com um profundo conhecimento do mundo das plantas. Filmagens aéreas transportam-nos para regiões distantes e ricas em plantas. Com um olhar ávido, cada episódio examina os processos complexos envolvidos na fabricação de tinturas, óleos e remédios naturais. Exóticas ou domésticas, as plantas contêm inúmeras histórias e são como temperos da cultura humana.

A Voz da Lua (1990)

RTP2, segunda, 29 de novembro, 23h50

Filme

Ivo Salvini (Roberto Benigni), acabado de sair de um manicómio, é um visionário lunático de alma inocente. Delicia-se com a vida provinciana e nutre um amor desmesurado por Aldina (Nadia Ottaviani), a mulher cuja beleza equipara à Lua. Pelo caminho, vai encontrando várias personagens estranhas. Os média, em especial a televisão, o populismo e uma visão surrealista da sociedade italiana.

Baseado no romance "O Poema do Lunático" de Ermano Cavazzoni.

 

Austrália a Cores (estreia)

RTP2, terça, 30 de novembro, 20h35

Série documental

Um novo olhar sobre a história australiana. Série documental de 4 episódios.

Quando a cor é aplicada aos filmes a preto e branco dos arquivos da Austrália, as filmagens ganham vida de uma forma nunca antes vista, inspirando um novo olhar sobre a história australiana. Série de 4 episódios que revela filmagens familiares, registos caseiros e material de arquivo nunca antes visto para traçar como a Austrália se desenvolveu como nação.

Desde a filmagem mais antiga captada na Austrália em 1896, no Prince Alfred Park de Sydney, até o início da televisão a cores, em meados dos anos 1970, cada sequência foi cuidadosamente restaurada e colorida. O efeito é notável e traz à luz História que é simultaneamente icónica e profundamente pessoal, revelando a paisagem das nossas memórias coletivas.

Desde a fundação da Austrália moderna, quando seis colónias britânicas se uniram, até à chegada do explorador antártico Douglas Mawson, um dos primeiros heróis da nova nação, revivemos uma época em que Ned Kelly foi o primeiro herói do cinema; vemos alguns dos 250 mil homens que lutaram na Primeira Guerra Mundial, em cores ainda mais vivas; vemos a evolução do papel das mulheres na força de trabalho e a sua luta por direitos iguais, desde o direito a salário igual ao direito de beber em bares públicos e de não usar pantalonas para nadar. A série espelha também momentos incómodos referentes ao tratamento e caracterização de indígenas e não brancos, traçando as mudanças graduais nessas atitudes ao longo dos anos de 1960 e 1970. Da Política da Austrália Branca de 1901, ao slogan "povoar ou perecer" dos anos 1940; dos protestos da década de 1960 até aos primeiros indícios do multiculturalismo moderno na década de 1970, a série revela ao longo das décadas como a Austrália encontrou a sua voz como nação. A pesquisa foi meticulosa, incluindo a exatidão histórica das próprias cores, e cada sequência foi cuidadosamente selecionada. O resultado é uma notável e renovada visão da história que nos liga ao passado de uma forma única.

O Escritor De Um País Sem Livrarias (estreia)

RTP2, terça, 30 de novembro, 23h35

Documentário

Entramos na Guiné Equatorial, um dos países africanos mais isolados, com o escritor Juan Tomás Ávila Laurel, que em 2011 fugiu do país para se refugiar em Espanha, por denunciar uma das ditaduras mais duradouras do mundo, a de Teodoro Obiang, militar formado na Academia de Zaragoza. Através do olhar e da obra do escritor exilado, um dos mais destacados intelectuais contra o regime, o documentário do cineasta espanhol Marc Serena revela a realidade da antiga colónia espanhola. Mais de 50 anos após a independência, conquistada em 1968, a Guiné Equatorial vive sob uma das ditaduras mais fortes do mundo onde, apesar de ter uma das maiores receitas per capita de África, mais da metade da população não tem acesso a água potável. Nascido na ilha de Annabón, Ávila Laurel, um dos escritores mais traduzido do país, volta a casa pela mão deste documentário que tem o mérito de entrar num território proscrito. O documentário destaca não só a indiferença de Espanha para com a sua antiga colónia, mas também a opulência indecente da família de Teodoro Obiang e das pessoas à sua volta, alheias à pobreza de um país com quase nenhuma infraestrutura e onde, como escreve Ávila Laurel, os homens pescam em pequenos barcos cuja madeira servirá para o seu caixão. Para esse panorama, o documentário encontra no aniversário do ditador o fiel reflexo do grotesco. Um aniversário com a classificação de feriado nacional que encontra amplificador na televisão local. Numa pobre loja de eletrodomésticos, em Malabo, dois televisores anunciam o feriado enquanto o locutor recita alguns versos de Bertolt Brecht e agradece ao presidente por ser um exemplo para o povo e para África.

Emídio Santana - A Voz Resistente do Anarquismo

RTP2, quarta, 1 de dezembro, 23h05

Documentário

Figura maior do movimento sindical anarquista português, Emídio Santana (1906-1988) foi o elo de ligação entre o anarco-sindicalismo do início do século XX em Portugal e os movimentos libertários que surgiram no pós-25 de abril, influenciados pelo maio de 68 francês. Natural de Lisboa, aderiu em jovem às Juventudes Sindicalistas e foi membro da direção do Sindicato Nacional dos Metalúrgicos, na Confederação Geral do Trabalho (CGT).

No dia do seu aniversário (31 anos), a 4 de julho de 1937, esteve envolvido no atentado falhado contra Salazar, num período crucial da Guerra Civil de Espanha. Salazar saiu ileso, devido a um erro na colocação da bomba subterrânea, num local da Rua Barbosa do Bocage onde costumava passar diariamente, que desviou a onde de choque.

Nós (estreia da série)

RTP2, quinta, 2 de dezembro, 22h00

Série

Série britânica de 6 episódios. Uma comédia dramática, com a chancela BBC, baseada no romance de David Nicholls.

Connie (Saskia Reeves) e Douglas (Tom Hollander) estão prontos para uma grande viagem pela Europa. Umas férias há muito planeadas, as últimas em família antes do seu filho único, Albie (Tom Taylor), partir para a universidade. Mas poucos dias antes da partida, Douglas é surpreendido pela mulher que lhe diz não ter a certeza se quer continuar casada. Devastado, jura provar que ainda é o homem por quem Connie se apaixonou. Os três partem numa grande viagem por algumas das cidades mais bonitas do mundo, mas o que deveria ser umas férias em família torna-se para Douglas numa busca desesperada para reacender o romance, salvar o casamento, e recuperar o relacionamento problemático com o filho. Será que Douglas irá conseguir manter a família unida?

A Arte da Cura (estreia)

RTP2, quinta, 2 de dezembro, 22h50

Série documental

A evolução da medicina resulta das grandes contribuições que, no tempo e no espaço, foram dadas por várias civilizações, que com ela também evoluíram. "A Arte da Cura" é uma série documental de 13 episódios, com apresentação e produção de Rita Saldanha, que retrata precisamente essa evolução em Portugal, contando a história da medicina sob a perspetiva económica e política de cada época.

Eunice ou Carta a uma Jovem Atriz (estreia)

RTP2, quinta, 2 de dezembro, 23h20

Documentário

Neste não-documentário de Tiago Durão, revisitamos a vida de Eunice Muñoz através das memórias privadas da sua casa. Observamos o lado humano da atriz, que aqui não representa nenhum papel que não seja o de ser quem é ao lado de quem ama. Entramos no museu de memórias que é a sua casa e viajamos pelos últimos oitenta anos de carreira, que começaram no velho palco do Teatro Nacional. Observamos a cumplicidade natural entre Lídia e Eunice, vemos como as separam 62 anos de corpo e nem um único ano de espírito. Abrem-nos as portas à sua intimidade e aos seus rituais domésticos, que poderiam ser prosaicos, mas que se elevam a uma poética que não se filma, porque não se filma a poesia. Convictas de que o teatro é mais real do que a vida, a estas duas atrizes coube-lhes viver uma mais pura forma de vida, que ultrapassasse todas as verossimilhanças do teatro, defraudando a mentira do cinema, transformando o cinema na mais bela vigarice do mundo. Em epítome, o documentário não existe e é apenas um lugar de memória.

Almas Mortas (2018) - estreia

RTP2, sexta, 3 de dezembro, 22h50

Documentário

Primeira parte do documentário do cineasta chinês Wang Bing ("Até que a Loucura nos Separe", "O Estado do Mundo", "Três Irmãs", "A Fossa"), sobre os prisioneiros abandonados no Deserto de Gobi.

Na remota província de Gansu, no noroeste da China, encontram-se os restos mortais de inúmeros prisioneiros abandonados há mais de 60 anos no Deserto de Gobi. Designados "ultra-direitistas" na campanha persecutória executada pelo regime de Mao Tsé-Tung em 1957, foram condenados a morrer à fome nos campos de reeducação de Jiabiangou e Mingshui. O filme convida-nos a conhecer os sobreviventes, para descobrir quem foram as vítimas deste "holocausto" asiático, as adversidades que tiveram de suportar e qual o seu derradeiro destino.

Wang Bing, mestre do documentário, revela uma parte da história Chinesa que corre o risco de ser esquecida. Compilando relatos de sofrimento humano, latente nas ossadas e nas memórias dos sobreviventes, o filme empreende o poder supremo de invocar os mortos e devolver parte da humanidade que lhes foi roubada.

Shakespeare ao Vivo! (estreia)

RTP2, sábado, 4 de dezembro, 22h00

Espetáculo

Do palco do Royal Shakespeare Theatre, em Stratford-Upon-Avon, cidade natal de Shakespeare, os apresentadores David Tennant e Catherine Tate são acompanhados por Benedict Cumberbatch, Judi Dench, Ian McKellen, Helen Mirren, Meera Syal, David Suchet, Rufus Wainwright, Tim Minchin, Gregory Porter, Joseph Fiennes, pela English National Opera, The Royal Ballet e Akala para uma noite muito especial. Juntos, celebram a vida e obra de William Shakespeare, no 400º aniversário da morte do dramaturgo inglês. Um evento único que celebra o extraordinário legado de Shakespeare e a sua influência duradoura em todas as formas de arte performativas - da ópera ao jazz, da dança aos musicais. Um espetáculo para todos aqueles que amam Shakespeare e para todos aqueles que não sabem que o amam.

Gestos e Fragmentos (1982)

RTP2, na noite de sábado para domingo, 5 de dezembro, 22h00

Filme

Três variações sobre o tema das relações entre os militares e o poder em Portugal. Otelo Saraiva de Carvalho narra o percurso que o levou, com os seus camaradas do Movimento dos Capitães, da Guerra Colonial ao golpe de estado de 25 de abril de 1974, e as sucessivas crises que, destruindo a mítica unidade das Forças Armadas, conduziram ao 25 de novembro de 1975 e ao fim da Revolução. O professor universitário Eduardo Lourenço analisa a descida brusca dos militares do seu "céu político", à política mais revolucionária. O jornalista americano Robert Kramer tenta perceber o 25 de novembro e procura os culpados do fracasso da Revolução de Abril. Do cruzamento destes discursos, fragmentários, nasce uma imagem contraditória, fugidia e lacunar dos militares portugueses.

As Aventuras do Jovem Voltaire (estreia da série)

RTP2, domingo, 5 de dezembro, 22h00

Série

Série francesa de 4 episódios que retrata o início e evolução do filósofo e visionário francês.

Como é que Voltaire se tornou na pessoa que era? Um dos maiores pensadores do mundo, conhecido pela sua inteligência. Um defensor da liberdade de expressão e religião, cujos escritos moldaram o curso da Revolução Francesa. Ação e drama histórico numa série sobre o início e evolução de Voltaire que revela aspetos da vida do talentoso filósofo que receberam menos atenção: Voltaire, o aventureiro, amante, homem de justiça que tinha uma relação ambígua com a realeza.

Paula Oliveira Quinteto Convida Ricardo Ribeiro - Homenagem à Música Portuguesa (estreia)

RTP2, domingo, 5 de dezembro, 23h50

Concerto

Uma homenagem à música portuguesa feita pela consagrada cantora de Jazz Paula Oliveira a quem se junta o fadista Ricardo Ribeiro. Um espetáculo construído a partir dos temas do cancioneiro português que Paula Oliveira sempre incluiu em todos os seus discos de jazz.