Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (28 de novembro a 4 de dezembro 2022)

Publicado em 26 Nov. 2022 às 11:12, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (28 de novembro a 4 de dezembro 2022)

Esta semana, o canal público traz as canções de Lea Salonga, o cinema de Godard, o regresso de duas séries e documentários sobre mulheres que marcaram a história.

Na programação semanal da RTP2 destacam-se as segundas temporadas das séries "Prova de Vida", policial britânico baseado numa ideia original da escritora escocesa Val McDermid; e "Fora do Baralho", que acompanha o dia-a-dia de uma investigadora de fraudes de seguros.

"Duplas à Portuguesa" revela histórias de grandes figuras que marcaram Portugal e da alma gémea que as inspiraram enquanto "Sefarad: Gracia Nasi" percorre a história de um povo e de uma mulher judia do século XVI.

"Madame" desafia tabus de género e sexualidade numa jornada íntima com uma avó extravagante de 90 anos e o seu neto, o cineasta Stéphane Riethauser; "Filhos do Caos" mostra um episódio obscuro e pouco conhecido do pós-guerra; e "Um Grande Jardim Azul" revela o mundo subaquático ao largo da Nova Zelândia.

Nas noites de cinema, a RTP2 exibe "Jumbo", da cineasta belga Zoé Wittock, uma excêntrica fantasia amorosa; "Adeus à Linguagem", de Jean-Luc Godard; e "Um Animal Amarelo", do cineasta brasileiro Felipe Bragança, uma triste e melancólica fábula tropical em busca de memórias.

No espaço "Descobrir a Pólvora", dedicado à ciência, revela-se a história da brilhante física austríaca, Lise Meitner em "A Mãe da Bomba Atómica", drama de uma pacifista que, através do seu trabalho, criou as bases para a arma mais mortal de todos os tempos.

Por fim, "Uma Ode ao Tempo" da coreógrafa e bailarina espanhola María Pagés, proporciona uma alegoria sobre o tempo em que vivemos; e em "Lea Salonga em Concerto ao vivo na Ópera de Sydney", a cantora filipina interpreta canções da sua carreira na Broadway e temas de filmes de animação.

Um Grande Jardim Azul (estreia)

RTP2, segunda, 28 de novembro, 16h00

Série documental

Seis ambientes marinhos épicos. Um mundo de criaturas incríveis que nos revela as fascinantes histórias e lutas diárias dos animais oceânicos nativos da Nova Zelândia. Do sul ao norte, cada episódio explora um ambiente especial, apresentando os habitantes coloridos e variados e a sua interação nesse habitat único. A variedade e os fascinantes comportamentos das espécies, do gigante ao minúsculo, do acrobático ao raspador de rocha, há muita ação nas comunidades aquáticas.

Jumbo (2020) – estreia

RTP2, segunda, 28 de novembro, 23h20

Filme

Filme da cineasta belga Zoé Wittock, uma excêntrica fantasia amorosa.

Jeanne é uma jovem muito tímida que vive com a mãe e trabalha no parque de diversões. Apesar de passar grande parte do tempo num universo de fantasia, passa horas a montar miniaturas de carrosséis em casa. O seu fascínio por brinquedos e carrosséis assume proporções surreais quando conhece a nova atração principal do parque, que passa a chamar carinhosamente de Jumbo. Quando o mundo se apercebe que Jeanne está a criar um laço anormalmente forte com o carrossel, todos começam a duvidar da sua sanidade mental.

Uma inusitada história de amor protagonizada por uma jovem tímida, cuja ligação à nova atração do parque de diversões ninguém parece conseguir compreender ou aceitar.

Fora do Baralho (estreia da 2ª temporada)

RTP2, terça, 29 de novembro, 12h00

Série

2ª temporada da série dramática que acompanha o dia-a-dia de uma investigadora de fraudes de seguros, com olho para a verdade… mas faro para o sarilho.

A peculiar investigadora de fraudes de seguros Zoe Busiek está de volta! Quando não está envolvida em situações de trabalho difíceis, está ocupada no seu papel de mãe dos três sobrinhos de quem cuida desde a morte da irmã. Juntamente com o charmoso super-detetive Dan Lennox e o novo chefe M. Pearl McGuire, rastreia e expõe casos alucinantes baseados em eventos da vida real.

Madame (2019) – estreia

RTP2, terça, 29 de novembro, 23h20

Documentário

Uma jornada íntima onde Caroline, uma avó extravagante de 90 anos, e o neto, o cineasta Stéphane Riethauser, exploram o desenvolvimento e a transmissão da identidade de género num ambiente patriarcal.

Destinada a uma vida doméstica, na década de 1920, Caroline consegue libertar-se das garras de um casamento forçado e tornar-se uma empresária de sucesso, desafiando as regras sociais do seu tempo. Paralelamente, Stéphane luta para desempenhar o papel que todos esperam na sua família burguesa suíça, até ao dia em que sai do armário e parte numa cruzada contra a homofobia e o sexismo. Uma saga familiar, baseada em imagens de arquivo privadas, que oferece um diálogo entre esta extravagante matriarca e o neto homossexual, desafiando os tabus de género e sexualidade.

Duplas à Portuguesa (estreia)

RTP2, quarta, 30 de novembro, 22h50

Série documental

Série documental de 13 episódios que associa o entretenimento à cultura geral e à História, aqui tratados de forma rigorosa, mas descontraída, livre e sempre que possível bem-humorada.

A história de Portugal está repleta de grandes figuras – umas maiores que outras – que marcaram com a sua ação, pensamento, coragem, criatividade, cobardia, inspiração, loucura, visão, a narrativa do país. Mas, raramente pensamos que muitas destas personalidades interagiram com uma alma gémea (amiga ou inimiga, positiva ou negativa) que lhes deu um sentido, inspirou, completou, levou a agir. "Duplas à Portuguesa"" é construída por histórias de duplas que marcaram Portugal em diferentes épocas e contextos, do medieval ao contemporâneo, da guerra à poesia, da política à ciência. É uma caminhada entre duas biografias que se cruzam e combinam para formar um capítulo único, narrado com a precisão que exige a História, mas com ironia e "leveza".

Sefarad: Gracia Nasi (estreia)

RTP2, quarta, 30 de novembro, 23h20

Documentário

Cerca de cem mil judeus sefarditas, descendentes das comunidades judaicas da Península Ibérica, foram expulsos de Portugal por ordem de D. Manuel I. A partir do século XV, a diáspora sefardita estendeu-se por vários continentes e a sua cultura manteve-se ao longo dos séculos. Hoje, calcula-se que o número de judeus desta linhagem ronde os vinte milhões.

O documentário de Nuno Garcia percorre a história deste povo, dando paralelamente a conhecer uma incrível mulher judia do século XVI, que se destacou pelo seu carácter e pelos seus feitos extraordinários. Gracia Nasi nasceu em Portugal, em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, no seio de uma família de cristãos-novos perseguida e expulsa de Castela. Viúva, torna-se herdeira de um império comercial e de uma incalculável fortuna por muitos cobiçada.

Gracia revela um enorme talento para os negócios e desafia o próprio destino. O seu pioneirismo e empreendedorismo, a sua garra, resiliência, coragem e inteligência transformam-na numa heroína do judaísmo. Desafia homens, reis e até Papas, num tempo em que nascer numa família judia era sinónimo de condenação. Após o estabelecimento da Inquisição em Portugal, em 1536, abandona o país.

Depois de passar por vários pontos da Europa, encontra a paz no Império Otomano, onde pode finalmente confessar abertamente a sua fé e ajudar outros judeus a escapar à Inquisição.

Filhos do Caos (estreia)

RTP2, quinta, 1 de Dezembro, 22h50

Documentário

Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, dezenas de milhões de crianças ficaram sozinhas, perdidas ou órfãs, vagueando pelos escombros de uma Europa que se recuperava do conflito mais mortal que conhecera. Através de arquivos recoloridos, testemunhos de sobreviventes e encenações, o documentário de Agnès Pizzini e Julien Johan relata este episódio obscuro e pouco conhecido do pós-guerra, ofuscado que foi pelas atrocidades do conflito. Ao longo de sete anos, as nações vitoriosas assumiram o controlo dos órfãos, independentemente das suas origens, filiações e nacionalidades, tudo em nome do Estado. Vítimas da guerra, serão novamente vítimas da loucura dos homens. Os países que venceram a Alemanha nazi vão apoderar-se delas, explorá-las e selecioná-las para seu próprio interesse e benefício, desafiando o bem-estar dessas crianças perdidas. Em parceria com os melhores historiadores da França, Polónia e Estados Unidos, contamos a história dessas crianças desfeitas, para sempre em busca do seu lar e da sua família.

Prova de Vida (estreia da 2ª temporada)

RTP2, sexta, 2 de Dezembro, 22h00

Série

2ª temporada da série policial britânica baseada numa ideia original da escritora escocesa Val McDermid.

A assistente laboratorial Emma Hedges (Molly Windsor) prossegue a formação para se tornar química forense. O caso do assassinato da mãe está prestes a ser resolvido aos olhos da lei. Daniel (Martin Compston) irá depor contra o pai no Tribunal. Será que a relação de Emma e Daniel resistirá à pressão? Será feita justiça? Enquanto isso, amigos e mentores de Emma, no Instituto Escocês de Ciência Forense e Anatomia, investigam uma série de explosões mortais. Dispositivos caseiros que explodiram em Dundee e arredores, com pistas críticas escondidas dentro das próprias bombas. A pressão aumenta. A cidade está no limite. A partir apenas dos fragmentos de bomba de cada explosão, o trabalho forense é especialmente exigente e as expectativas muito altas. Partes de um corpo aparecem num lago próximo. As professoras Sarah Gordon (Laura Fraser) e Kathy Torrance (Jennifer Spence) precisam de toda a tenacidade e confiança para chegar à verdade enquanto o seu trabalho é questionado. Lealdades profissionais e pessoais confundem-se. Quando uma bomba não detona, deverá certamente conter mais pistas. Conseguirá a equipa rastrear o bombista antes da sua identidade ser destruída?

Adeus à Linguagem (2014) – estreia

RTP2, sexta, 2 de Dezembro, 22h50

Filme

Filme do cineasta de culto francês Jean-Luc Godard ("O Livro de Imagem"), sobre uma relação amorosa e os seus ciclos de encontros, paixões e conflitos.

Lise Meitner: A Mãe da Bomba Atómica

RTP2, sábado, 3 de Dezembro, 20h00

Documentário

A história de uma mulher que merece ser colocada ao lado de Einstein, Heisenberg e Otto Hahn. Brilhante física austríaca, Lise Meitner (1878-1968) é uma figura histórica à frente do seu tempo. Entre uma mulher moderna e uma sociedade que apenas vê a família como missão, o documentário de Wolf von Truchsess revela as conquistas de Lise Meitner como cientista e pioneira do feminismo. Contudo, a vida agitada de Meitner não é apenas uma história exemplar sobre as desvantagens que as mulheres enfrentam na investigação científica.

Tendo como pano de fundo o Holocausto, torna-se um drama emocional de uma pacifista que, através do seu trabalho, cria as bases para a arma mais mortal de todos os tempos. O documentário faz a ponte entre o início do século XX, passando pela Guerra Fria, até aos dias de hoje, onde as armas nucleares nas mãos de superpotências e déspotas insanos ameaçam constantemente a humanidade com destruição absoluta. Uma viagem histórica que explora as ligações entre ciência, política, amizade e responsabilidade.

Uma Ode ao Tempo (estreia)

RTP2, sábado, 3 de Dezembro, 22h00

Bailado

Criação da coreógrafa e bailarina espanhola María Pagés, uma alegoria sobre o tempo em que vivemos.

A coreógrafa e bailarina espanhola María Pagés cria uma coreografia flamenca sobre a contemporaneidade e o necessário diálogo com a memória. Através do flamenco propõe uma reflexão ética e artística sobre o presente. E questiona o que está a acontecer no mundo atual. Revisita a luz e as sombras perturbadoras que marcam o nosso tempo. Fala do efémero, da eternidade e da irreversibilidade implacável do tempo sobre o corpo, o desejo, a arte e a vida. É uma alegoria sobre o tempo em que vivemos, com as suas possibilidades de felicidade, utopias, terrorismo, ataques à igualdade, retrocessos da democracia... Ideias de Platão, Margarite Yourcenar, Jorge Luis Borges, Pablo Neruda..., unidos para uma profunda investigação sobre a ontologia da obra de arte.

Dançando desde a maturidade, acompanhada por oito bailarinos e sete músicos, María Pagés explora a tradição cultural espanhola; revê os palos flamencos nutrindo-os com o melhor de Goya, Picasso, John Cage e a sua visão do tempo. A sua trajetória é marcada pelo desejo de inovação e aprendizagem. Numa escrita que transcende a dramaturgia flamenca tradicional, o ritmo que busca é justamente aquele que reflete a sua condição mutável e polimorfa. As sequências coreográficas são rápidas, cortantes, e vão e vêm quase na forma rítmica de um projetor de diapositivos. Procura-se essa tensão constante entre o indivíduo e a comunidade, o círculo e a linha reta, o argumento e a abstração, o silêncio e a percussão.

Um Animal Amarelo (2021)

RTP2, sábado, 3 de Dezembro, 23h25

Filme

Filme do cineasta brasileiro Felipe Bragança, uma triste e melancólica fábula tropical que acompanha um cineasta brasileiro numa viagem em busca de memórias.

Brasil, 2017. Fernando, um cineasta brasileiro falido, cresceu assombrado pelas memórias violentas do avô e pelo espírito de um homem moçambicano que lhe prometia riquezas e glória. Acossado pelo atual estado político e cultural do país, o cineasta mergulha numa jornada de desventuras e inesperados milagres, em busca dos fantasmas do passado. Uma triste e melancólica fábula tropical.

Lea Salonga em Concerto (estreia)

RTP2, domingo, 4 de Dezembro, 23h35

Concerto

A cantora filipina Lea Salonga, acompanhada pela Orquestra Sinfónica de Sydney, sob a direção do maestro Gerard Salonga, apresenta as canções que celebrizou ao longo da sua carreira na Broadway, bem como músicas de filmes de animação, como "Aladdin" e "Mulan".

Reconhecida mundialmente pela sua voz poderosa, Lea Salonga destacou-se na cena musical da Broadway com a sua interpretação de Kim em "Miss Saigon", vencedora do Tony em 1991, e mais recentemente brilhou em "Once on This Island", que venceu o Tony em 2017.

Lea Salonga foi o primeiro elemento asiático do elenco a interpretar Eponine no musical "Les Misérables" na Broadway e mais tarde regressou como Fantine, em 2006. Uma noite de magia que inclui músicas de filmes e musicais como "Aladdin", "Mulan", "Anastasia", "Miss Saigon", "Les Misérables" e "The Greatest Showman".