Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (27 de março a 2 de abril 2023)

Publicado em 27 Mar. 2023 às 12:00, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (27 de março a 2 de abril 2023)

Esta semana, a RTP2 estreia a 2.ª temporada da série dinamarquesa "Os Crimes de Sommerdahl", que acompanha a investigação de casos de assassinato numa cidade costeira dinamarquesa e a 2ª temporada da série francesa "Parlamento", um olhar sobre as peripécias de um jovem recém-chegado ao Parlamento Europeu.

O realizador espanhol Pedro Almodovar e a sua musa masculina Antonio Banderas são o tema do documentário "Desejo Duplo: O Mestre e a sua Musa" e "A Mulher sem Nome: A História de Jeanne e Baudelaire" centra-se na figura da mulher que inspirou alguns dos mais belos poemas da língua francesa. Ainda nos documentários ,"Robert Frank - Não Pestanejes", relembra a vida e obra de um dos mais influentes fotógrafos do século XX.

A 2.ª temporada de "Engenharia Antiga" continua a revelar os segredos dos engenheiros antigos que inspiraram as obras modernas e "No Outro Lado da Lua" revela uma nova página na ciência lunar.

Nas noites de cinema, serão exibidos "Palombella Rossa", do italiano Nanni Moretti, uma sátira ao panorama político italiano; "A Primavera de Christine", da austríaca Mirjam Unger, baseado no romance da autora de livros infantis Christine Nöstlinger, um retrato dos últimos dias da Segunda Guerra Mundial através do olhar de uma criança de nove anos; e "98 Octanas", do português Fernando Lopes, que cruza os destinos de dois foragidos numa viagem ao seu mundo interior.

Por fim, a RTP2 mostra "Les Glaciers Grondants", criação com texto e encenação de David Lescot, que questiona a relação humana com os fenómenos meteorológicos; e o concerto da banda marroquina Aywa e de Derya Yildirim no WOMEX 22.

Palombella Rossa (1989)

Segunda, 27 de março, 22h55

Filme

Por causa de um acidente, Michele (dirigente do Partido Comunista Italiano e jogador de polo-aquático) perde temporariamente a memória. Na piscina onde joga com a equipa vai tentar reconstituir a sua vida e a sua identidade e encontrar a função que lhe cabe no mundo. O jogo é uma sátira ao panorama político da época, sendo em particular uma metáfora à situação vivida pelo Partido Comunista Italiano. Michele recorda um debate político recente, a sua infância e como os pais o obrigaram a praticar este desporto, a sua militância política de há vinte anos e vai questionando as suas opções de vida. Cruza-se com a filha, um teólogo, um sindicalista e um duo que insiste em oferecer-lhe tortas. No último minuto do jogo, Michele tem de marcar um penalti que será decisivo.

 

Desejo Duplo: O Mestre e a sua Musa

Terça, 28 de março, 23h25

Documentário

40 anos e 8 filmes. O mestre do cinema espanhol Pedro Almodovar e a sua musa masculina de Hollywood Antonio Banderas têm uma relação ardente e apaixonada, produzindo juntos, sem dúvida, o mais belo cinema contemporâneo. Entre desejo, fraternidade e sentimentos de abandono, de "A Lei do Desejo" à "Dor e Glória", de "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" a "Ata-me", o documentário de Nathalie Labarthe revela uma história íntima e cinematográfica que faz parte da Movida e de uma Espanha em convulsão.

 

A Mulher sem Nome: A História de Jeanne e Baudelaire

Quarta, 29 de março, 22h55

Documentário

Em Paris, no Museu d'Orsay, encontra-se uma obra monumental de Gustave Courbet (1819-1877), uma alegoria real, pintada em 1855, intitulada O Ateliê do Pintor. A pintura representa o artista diante da tela, rodeado dos seus modelos. À direita, os amigos, amantes da arte, incluindo o poeta Charles Baudelaire (1821-1867). Mas quem está por trás de Baudelaire?

Com o tempo, uma figura apareceu ao lado dele. Uma silhueta levemente esborratada, como um fantasma. Trata-se de Jeanne Duval, a amante do poeta, que foi coberta com uma camada de tinta pelo próprio Courbet. Jeanne voltou à superfície, como se os pigmentos da pintura não pudessem suportar a ocultação, e parece assombrar a pintura. Ela é um "arrependimento". Este termo, usado na pintura para ilustrar tal fenómeno físico-químico, nunca terá tido tanto significado, dando conta dos problemas de identidade da sua biografia, bem como da misteriosa relação com o poeta.

Quem foi Jeanne Duval e porque foi apagada? Jeanne era uma mulher mestiça que vivia em Paris. Não sabemos as suas origens, nem o seu nome verdadeiro, nem a sua data de nascimento, nem a da sua morte. Cegos pelos preconceitos racistas dos séculos XIX e XX, a maioria dos críticos literários acusou Jeanne de todas as perversões, de ser inculta e analfabeta, ou simplesmente a ignoraram ou esconderam.

O documentário de Régine Abadia pretende reabilitar a mulher que inspirou alguns dos mais belos poemas da língua francesa e que foi tão maltratada pelos biógrafos do poeta.

 

Robert Frank - Não Pestanejes

Quinta, 30 de março, 22h55

Documentário

Robert Frank (1924-2019) revolucionou a fotografia, fosse a retratar banqueiros, estrelas de rock, ou mineiros. O documentário de Laura Israel mostra um artista em ação, testemunha de uma era, recordando Jack Kerouac e Allen Ginsberg, com quem filmou a Beat Generation. Robert Frank, sempre um anarquista, seja qual for a situação que a vida lhe apresente.

 

Engenharia Antiga (2.ª temporada)

Sexta, 31 de março, 20h35

Série documental

Segunda temporada da série documental que nos revela os segredos dos primeiros engenheiros que foram pioneiros de técnicas ainda hoje utilizadas em edifícios e monumentos por todo o mundo. Cada episódio apresenta um marco histórico da engenharia, conquistas icónicas como a construção do Coliseu, a invenção de navios ou a construção de Angkor Wat na selva cambojana.

Combinando testemunhos de especialistas, impressionantes imagens de arquivo, reconstruções e as mais recentes tecnologias, viajamos no tempo para descobrir as origens de cada realização de engenharia, explorar os mistérios e lendas que as cercam e revelar os 'cérebros' por trás da invenção. Por fim, exploramos estruturas modernas e tecnologias de engenharia inspiradas nessas descobertas históricas.

 

Os Crimes de Sommerdahl (2.ª temporada)

Sexta, 31 de março, 22h00

Série

Segunda temporada da série dinamarquesa. Na cidade costeira, há casos de assassinato que exigem intuição e perícia, apesar de todos os problemas pessoais.

O inspetor-chefe Dan Sommerdahl trabalha na esquadra de polícia da sua cidade natal, Helsingor, ao lado da mulher Marianne, patologista forense, e do seu melhor amigo, o detetive Flemming Torp, que conhece desde os tempos de escola. Juntos formam um trio (quase) inseparável. Mas o seu relacionamento e cooperação rapidamente se complicam, quando Marianne se quer separar de Dan. Apesar de todos os problemas pessoais, os casos de assassinato não param e exigem que o trio continue a trabalhar e a resolver os crimes.

 

A Primavera de Christine (2016)

Sexta, 31 de março, 22h55

Filme

Viena, 1945. O mundo vive o rescaldo da Segunda Guerra Mundial. Com a casa destruída num bombardeamento e sem dinheiro, a família de Christine instala-se numa mansão abandonada nos arredores de Viena. Mas isso dá-lhes apenas um telhado sobre a cabeça, nada mais. Christine sabe tão pouco de paz como as crianças de hoje sabem de guerra. Quando os soldados alemães se rendem, os russos ocupam a casa. Toda a gente tem medo dos russos, que têm fama de desordeiros. Todos, menos Christine, determinada a não deixar que as coisas regressem à "normalidade" da guerra.

 

No Outro Lado da Lua

Sábado, 1 de abril, 17h20

Documentário

Pensávamos que sabíamos tudo sobre a Lua, mas o satélite natural da Terra está longe de ter revelado todos os seus segredos.

Um novo participante, que se manteve discreto durante meio século, entra no jogo espacial pronto a dar cartas: a China. A exploração não tripulada do lado escuro da Lua - em si uma façanha - marca a primeira etapa do programa Chang'e iniciado pela China em 2004.

Esta pesquisa ambiciosa está a escrever uma nova página na ciência lunar e abre novas perspetivas para a exploração do espaço profundo. O lançamento bem-sucedido do Long March 5, a 27 de dezembro de 2019, mostra a determinação da China e o impressionante progresso tecnológico.

Num futuro próximo, o lançamento da Chang'e 6, fruto de uma longa cooperação entre a China e a França marcará um ponto decisivo na análise de amostras de solo lunar com vista à instalação, dentro de alguns anos, de uma base fixa.

Pela primeira vez, a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) abre as portas tornando o seu programa acessível ao público. Agora, é possível voltar às origens do programa espacial chinês, graças a arquivos inéditos, descobrir os primeiros foguetões chineses e conhecer os cientistas que  tornam o projeto realidade.

O programa para explorar o outro lado da lua redefine a conquista do espaço ao redor do mundo. Na companhia do físico Christophe Galfard, o documentário de François-Xavier Vives leva-nos numa fascinante missão científica para entender os desafios desta pesquisa e o que está a ser feito para o futuro.

 

Les Glaciers Grondants

Sábado, 1 de abril, 22h00

Espetáculo

Uma criação que questiona a nossa relação com os fenómenos meteorológicos, com texto e encenação de David Lescot.

Um jornalista procura informações para escrever um artigo sobre a Cimeira do Clima de Paris. O editor de um grande jornal nacional pediu-lhe que escrevesse um artigo expressando o seu ponto de vista sobre o evento e sobre as mudanças climáticas em geral. Através do que se torna uma busca real, David Lescot retrata a nossa relação com a mudança climática criando uma atmosfera furiosa com atores, bailarinos, artistas de circo e músicos.

 

98 Octanas (2006)

Sábado, 1 de abril, 23h50

Filme

Filme do cineasta português Fernando Lopes ("Belarmino", "Uma Abelha na Chuva", "Crónica dos Bons Malandros", "O Delfim"), que cruza os destinos de dois foragidos numa viagem ao seu próprio mundo interior.

Ele e ela, Dinis e Maria (Rogério Samora e Carla Chambel), não se conhecem. Algures, numa área de serviço da autoestrada Lisboa - Porto, ele para para descansar. Ela também lá está e parece tão à deriva quanto ele: é um encontro fortuito que talvez não tenha nada de fortuito. Quase sem palavras, partem os dois no carro dele. A partir daí, sucedem-se as áreas de serviço, os motéis, as conversas e os silêncios, as revelações e os mistérios. Ele e ela desenham o mapa de uma aventura interior cujo destino ambos desconhecem. Em todo o caso, ela espera que ele a conduza a um lugar primordial, quase mítico: a casa da avó. Na sua solidão, cada um deles pode, pura e simplesmente, perder-se... ou, talvez, encontrar o outro.

Parlamento (2.ª temporada)

Domingo, 2 de abril, 21h00

Série

Samy torna-se assistente de Valentine Cantel, um membro ambicioso e recém-eleito do Parlamento Europeu. Está ladeado por um estagiário super qualificado que o ofusca e uma nova namorada cuja retórica "woke" o confunde. Para completar, Rose está de volta ao Parlamento, agora a trabalhar – e falhar – como lobista. Enquanto Samy faz malabarismos com a sua ética, trabalho e vida amorosa, continua a aprender as crueldades do compromisso político.

 

WOMEX 22 - Aywa e Derya Yildirim

Domingo, 2 de abril, 23h30

Concerto

Concerto da banda marroquina Aywa que oferece uma música cativante e explosiva. Inspirados por um amplo leque de influências, desde a música tradicional do Magreb, Balcãs ou Norte da Índia, ao jazz, rock ocidental e música electro, os Aywa executam uma combinação inteligente de vários estilos e sonoridades.