Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (22 a 28 de novembro)

Publicado em 20 Nov. 2021 às 14:45, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (22 a 28 de novembro)

Nozes e esquilos, os canais de Paris, a vida e a personalidade de Natália Correia, cinema de Fellini, música e dança, tudo isto cabe nas propostas semanais do segundo canal da televisão pública.

Do alinhamento semanal da RTP2 destacam-se, a série francesa "Selvagens", uma saga familiar no contexto de uma tensa investigação, que reflete sobre a identidade multicultural da França contemporânea; "Fellini 8 ½", uma das mais essenciais obras de Federico Fellini e um filme sobre o próprio cinema, com Marcello Mastroianni a interpretar um sublime alter-ego do cineasta; "Martin Eden", do italiano Pietro Marcello, vagamente baseado no romance homónimo escrito por Jack London; "Fados", do espanhol Carlos Saura, retrato do espírito português através da sua música mais emblemática; e "Um Estrangeiro em Xangai", do japonês Taku Katô, a história  do  escritor Ryunosuke Akutagawa enquanto correspondente em Xangai.

Escritora e figura da política portuguesa, Natália Correia é a personagem central do documentário em 2 partes "Natália Correia: Insubmissa", de Joaquim Vieira e Filipa Martins. "Os Segredos dos Canais de Paris" conduz o espectador num passeio que revela segredos de um património pouco conhecido; a série documental "Animais e Bruxas" revela como alguns animais se tornaram vítimas de medos humanos, moldados por séculos de lendas e contos de fadas, ajudada pelos desenhos animados de John Howe, Diretor Artístico em "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit"; e o documentário "Dá Deus Nozes – Histórias do Mundo dos Esquilos" revela o mundo de um dos mamíferos mais populares do planeta.

"Grace Jones - Bloodlight and Bami" percorre os espetáculos e o universo público e privado da artista; enquanto os bailados "Monumentos em Movimento: Duo/Preljocaj Montmajour/Variations" apresentam três criações coreográficas apresentadas noutros tantos monumentos históricos franceses. Já o espetáculo do coreógrafo sueco Alexander Ekman "Scenes From a Ferry" mostra uma instalação coreográfica experimental e improvisada com movimentos e um diálogo baseado na série de televisão "Cenas da vida conjugal" de Ingmar Bergman. Quanto a concertos, a RTP2 estreia "Entre Paredes - Bernardo Moreira Sexteto", que marca o regresso do contrabaixista ao universo sonoro de Carlos Paredes.

 

Animais e Bruxas (estreia)

RTP2, segunda, 22 de novembro, 16h00

Série documental

Série documental de quatro episódios que revela como alguns animais se tornaram vítimas de medos humanos, moldados por séculos de lendas e contos de fadas.

Todos nós desenvolvemos a imaginação a ler fábulas, contos de fadas e histórias infantis, que moldaram crenças e medos durante séculos. Através dos tempos, ficamos assustados com o som da coruja, a misteriosa vida noturna dos morcegos, o universo oculto das cobras e tememos os poderes malignos de sapos e bruxas. Pode argumentar-se que essas crenças estão desatualizadas porque estão ligadas à Antiguidade e à Idade Média. Séculos de lendas e superstições gravaram esses medos nos nossos genes. Os animais são vítimas desses medos, à medida que são perseguidos, caçados, ou chamados de pragas. Misturando animação (em desenhos de John Howe, Diretor Artístico de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit") e imagens da vida selvagem, a série pretende conferir uma nova imagem a essas espécies malditas, descobrir o seu papel na natureza e revelar a sua extraordinária beleza.

Fellini 8 ½ (1963)

RTP2, segunda, 22 de novembro, 23h40

Filme

Guido Anselmi (Marcello Mastroianni), um realizador de sucesso, está envolvido na rodagem de um filme dispendioso e ambicioso, no qual se sente totalmente perdido. Em plena crise de inspiração, refugia-se numas termas nas proximidades do local de rodagem. Carla (Sandra Milo), a sua excêntrica amante, visita-o e pouco depois surge também Luísa (Anouk Aimée), a sua resignada e sofredora mulher. Todos os seus fantasmas lhe aparecem, como que em sonhos, misturados com as pessoas reais que frequentam o local ou que o vêm visitar: familiares, atores, produtores, críticos e intelectuais sofisticados que lhe querem vender ideias. Como não consegue encontrar soluções para o seu próximo filme, Guido mergulha nas recordações de infância e a sua imaginação divaga. Por fim, regressa ao local de filmagem disposto a renunciar a tudo, mas o público, sob a alucinante forma de uma espécie de circo humano, obriga-o a continuar e aponta-lhe o caminho a seguir.

Selvagens (estreia da série)

RTP2, quarta, 24 de novembro, 22h00

Série

Série francesa de 6 episódios. À beira de ganhar as eleições, o primeiro candidato presidencial de ascendência argelina é baleado.

O primeiro candidato presidencial de ascendência argelina, Idder Chaouch, está à beira do poder em França. Mas na noite eleitoral é vítima de uma tentativa de assassinato. O suspeito é primo de Fouad, noivo de Jasmine, filha do candidato. Fouad, um ator muito popular, estrela de uma série de televisão de sucesso, vê o seu mundo desmoronar-se. Apoiado por Marion, chefe de segurança do presidente, decide investigar a sua própria família para entender os motivos do primo, convencido de que o seu próprio irmão, Nazir, está por trás do atentado. Será vingança? Sintoma de uma luta fratricida? Manipulação? Uma saga familiar, no contexto de uma tensa investigação, que reflete sobre a identidade multicultural da França contemporânea.

Natália Correia: Insubmissa (estreia)

RTP2, quarta, 24 de novembro, 23h05 e quinta, 25 de novembro, 23h35

Documentário

A partir do Botequim, no bairro da Graça em Lisboa, recordamos a escritora e poeta portuguesa, mulher de paixões e grande figura da tertúlia.

Documentário em 2 partes de Joaquim Vieira e Filipa Martins que tem como ponto de partida o bar Botequim, no bairro da Graça, em Lisboa, de que Natália Correia (1923-1993) foi não só fundadora e proprietária como a principal animadora. Durante uma longa fase da sua vida, sobretudo nos últimos anos, o Botequim foi o centro da vida da escritora, sendo a grande figura da tertúlia que se formava em seu redor. A tertúlia constituiu o meio ambiente natural em que Natália Correia sempre se movimentou, parecendo-lhe tão vital como o ar que respirava. O documentário reconstrói o ambiente desse bar, ao mesmo tempo que recolhe o testemunho de um leque variado de figuras que conheceram Natália Correia e que com ela privaram nas mais diversas circunstâncias.

Dá Deus Nozes – Histórias do Mundo dos Esquilos (estreia)

RTP2, sexta, 26 de novembro, 16h00

Documentário

Os esquilos estão entre os animais mais populares do mundo. Podem ser vistos por toda a parte, acompanham os caminhantes nos parques ou na floresta, divertem-nos com as suas capacidades de escalada acrobática e encantam as crianças em desenhos animados. Os esquilos povoaram uma extraordinária variedade de habitats e são parte integrante de quase todas as regiões. Podemos encontrá-los nas cidades, na floresta, nos desertos, nas montanhas ou no extremo norte. Alguns podem voar, outros podem nadar, alguns vivem em árvores ou no subsolo, uns gostam de terrenos gelados outros de desertos escaldantes. Mas não se deixem enganar pelo seu encanto! Podem ser pequenos, mas são uma das espécies mais bem-sucedidas do planeta. O documentário leva-nos numa viagem encantadora ao mundo dos esquilos para revelar uma das espécies mais fascinantes e mostrar como tiveram tanto sucesso a lidar com ambientes extremos e vizinhos (humanos) curiosos. Histórias emocionantes e divertidas do mundo de um dos mamíferos mais populares do planeta.

Os Segredos dos Canais de Paris (estreia)

RTP2, sexta, 26 de novembro, 20h35

Documentário

Joias da coroa do património histórico da França, os canais parisienses representam a capital, tal como a Torre Eiffel ou o Louvre. Cenários lendários de muitos filmes, de "Hotel du Nord" a "Missão impossível", ou um lugar perfeito para passear, estas obras excecionais estão repletas de tesouros históricos e tecnológicos raros e muitas vezes esquecidos. Os três canais principais - o Canal Saint-Martin, o Canal Saint-Denis e o Canal de L'Ourcq - atravessam a capital, seja acima do solo ou às vezes secretamente. Constituem uma complexa rede de vias navegáveis, que se estende por 130 km, com inúmeras obras de engenharia, incluindo eclusas, uma das quais foi recorde mundial, pontes hidráulicas e metálicas, estações de bombeamento e a maior roda Sagebian do mundo!

Construídos pela Câmara de Paris a partir de 1802, por ordem de Napoleão Bonaparte, os canais permitiam abastecer a cidade com água potável e facilitavam o transporte de mercadorias e pessoas. Com uma história turbulenta e fascinante, ilustram o génio técnico dos engenheiros do século XIX e são ainda hoje surpreendentemente úteis. Porque é esta rede essencial para a capital francesa? Que invenções e feitos de engenharia tiveram de ser implementados para construir estas estruturas e controlar a água para melhor a distribuir? Quais foram os desafios de construção e problemas de tal projeto sobre a evolução da capital? Através de filmagens, testemunhos de especialistas, imagens de arquivo e reconstruções 3D, o documentário de Angèle Berland revela o génio de engenheiros, construtores e projetistas responsáveis pela criação desta incrível rede.

Martin Eden (2019) - estreia

RTP2, sexta, 26 de novembro, 23h05

Filme

Filme do cineasta italiano Pietro Marcello, vagamente baseado no romance homónimo escrito por Jack London em 1909.

Na Nápoles dos primeiros anos do século XX, o jovem marinheiro Martin Eden sonha tornar-se escritor e conquista o amor de uma estudante universitária da burguesia industrial, graças às suas aspirações, mas a determinada altura sente estar a trair as suas próprias origens.

Grace Jones - Bloodlight and Bami (estreia)

RTP2, sábado, 27 de novembro, 17h15

Documentário

Maior do que a vida, selvagem, assustadora e andrógina, Grace Jones desempenha todos esses papéis. Mas aqui também a descobrimos como amante, filha, mãe, irmã e até avó, na medida em que se submete ao nosso olhar e nos permite compreender o que constitui a sua máscara. É no palco que realiza as suas encarnações mais extremas e onde solta a sua imaginação teatral: é aqui que se desenrola o musical da sua vida.

O documentário inclui atuações únicas de Grace Jones em sucessos icónicos como "Slave To The Rhythm", "Pull Up To The Bumper", e faixas autobiográficas mais recentes como "Williams' Bloods" e "Hurricane". Essas canções pessoais relacionam-se com a vida familiar de Grace, já que o documentário nos leva numa viagem de férias pela Jamaica, onde as raízes familiares e a história da sua infância traumática são reveladas.

No dialeto jamaicano, "Bloodlight" é a luz vermelha que se acende quando um artista está a gravar e "Bami" significa pão, a substância da vida diária. O documentário entrelaça as camadas da vida pública e privada de Grace Jones, à medida que se move sem esforço entre as diferentes facetas: uma viajante boémia, artista e festeira hedonista, calorosa e divertida, mas também uma mulher de negócios feroz e tenaz. A atuação é uma constante e "Love Is The Drug" funciona como uma ária que conduz o documentário às cenas finais e mais comoventes.  

Monumentos em Movimento: Duo (estreia)

RTP2, sábado, 27 de novembro, 22h00

Bailado

Coreografia de Emanuel Gat, no Palais Royal.

"Duo" é uma oportunidade para o coreógrafo israelita Emanuel Gat se concentrar numa forma que leva a um regresso ao essencial. As possibilidades limitadas de composição impostas pelo número restrito de bailarinos exigem um regresso ao básico. A atenção dada ao movimento e a criação de um contexto poderoso tornam-se elementos ainda mais cruciais.

Monumentos em Movimento: Preljocaj Montmajour (estreia)

RTP2, sábado, 27 de novembro, 22h20

Bailado

Coreografia de Angelin Preljocaj, na Abadia de Montmajour.

Ao cair da noite, os bailarinos da Companhia Preliocai convidam os visitantes da Abadia de Montmajour para uma experiência sensorial através do edifício, dança criativa e tempo. Apresentam uma abordagem intimista ao cenário em que revelam toda a amplitude do vocabulário da coreógrafa francesa Angelin Preliocai - uma mistura de metáfora, estado de graça e contemplação.

Monumentos em Movimento: Variations (estreia)

RTP2, sábado, 27 de novembro, 22h30

Bailado

Justine Berthillot e Frédéri Vernier na Abadia da Sauve-Majeure.

Justine Berthillot e Frédéri Vernier correm, abraçam-se, erguem-se e caem… Numa explosão criativa que ainda não se restringe em simbiose. Uma mistura de força e fraqueza, de exploração e pausa, um duo natural e altamente sensível, adaptado do espetáculo acrobático "Noos".

Scenes From a Ferry (estreia)

RTP2, sábado, 27 de novembro, 22h45

Bailado

Espetáculo do coreógrafo sueco Alexander Ekman.

"Éramos vistos como o casal perfeito. Sem complicações. Não sentirás falta de nunca dormir com ninguém além de mim? Eu estou grávida. O que é que devemos fazer agora? Queres o divórcio? Eu não sei. Estou totalmente confuso."

O coreógrafo sueco, internacionalmente aclamado, Alexander Ekman cria uma instalação coreográfica experimental e improvisada com movimentos e um diálogo baseado na elogiada série de televisão de Ingmar Bergman "Cenas da vida conjugal" de 1973. A série de televisão foi transmitida para todo o mundo e gerou debate e controvérsia, pois, com base nas próprias experiências de Bergman, expôs de forma invulgarmente franca as tensões psicológicas de um casamento. A apresentação não foi ensaiada. Os bailarinos receberam apenas instruções breves e alguns códigos a seguir. Alexander Ekman dança juntamente com os bailarinos do Royal Swedish Ballet. O compositor sueco Mikael Karlsson escreveu a maior parte da música e improvisa num piano com base nas ideias e instruções de Ekman.

Ingmar Bergman Jr, filho de Ingmar Bergman, é o produtor executivo, em conjunto com Marie-Louise Sid-Sylwander do Royal Swedish Ballet.

O espetáculo foi filmado durante a primeira apresentação no festival anual "Bergman Week" em Fårö, na Suécia.

Fados (2007)

RTP2, sábado, 27 de novembro, 23h20

Filme

Obra-prima do galardoado cineasta espanhol Carlos Saura (Huesca, 1932), último episódio da trilogia da canção urbana, que inclui Flamenco (1995) e Tango (1998), "Fados" é um encontro de culturas que há séculos convivem na península Ibérica, partilhando geografias e influências. Uma celebração à excelência da cultura portuguesa, propõe captar a natureza intangível da "saudade" e retratar o espírito português através da sua música mais emblemática, património imaterial da humanidade. Tendo Lisboa como cenário, o filme explora as relações profundas entre a música, a cidade e a evolução do Fado ao longo da história, das origens africanas e brasileiras à nova geração de Fadistas. Com supervisão musical de Carlos do Carmo, congrega o melhor dos novos talentos portugueses, como Mariza ou Camané, recorda Amália Rodrigues, lendas internacionais como Caetano Veloso e Chico Buarque, e outros intérpretes como Lila Downs e Lura.  

Um Estrangeiro em Xangai (2019) - estreia

RTP2, domingo, 28 de novembro, 22h00

Filme

1921, a China está em crise. Ryunosuke Akutagawa, um dos mais cativantes e conceituados escritores do Japão, aceitou, em circunstâncias um tanto misteriosas, ser correspondente em Xangai do jornal Osaka Times. Ryunosuke cresceu a ler romances chineses clássicos, mas o que vê não é a utopia que imaginou. O escritor considera chocantes as brigas militares, a ocupação ocidental e japonesa, e as condições de pobreza abjeta em que vivem os residentes locais. É um Akutagawa desanimado que encontra consolo no espírito da grande nação. De revolucionários intelectuais a cortesãs que sobrevivem nos becos, cada encontro testemunha o sofrimento dos seus cidadãos e afeta-o de maneiras inesperadas.

Entre Paredes - Bernardo Moreira Sexteto (estreia)

RTP2, na noite de domingo para segunda, 29 de novembro, 00h10

Concerto

O regresso do contrabaixista Bernardo Moreira ao universo sonoro de Carlos Paredes, num concerto que é um diálogo entre dois músicos excecionais.