Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (20 a 26 de março 2023)

Publicado em 19 Mar. 2023 às 16:43, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (20 a 26 de março 2023)

Esta semana, a RTP2 estreia duas séries policiais. A dinamarquesa "Os Crimes de Sommerdahl", que acompanha a investigação de um conjunto de assassinatos numa cidade costeira dinamarquesa; e a britânica "O Cavalo Amarelo", livremente inspirada no romance de Agatha Christie que segue a um escritor envolvido numa investigação quando o seu nome aparece numa misteriosa lista no sapato de uma mulher morta.

"Os Segredos das Catedrais Góticas" levam o espectador numa aventura humana e arquitetónica.

Do cineasta consagrado Steve McQueen, a série documental "A Revolta" revela três acontecimentos que definiram as relações raciais no Reino Unido; enquanto "Os Presidentes e o Humor" oferece um novo olhar sobre os presidentes da Quinta República francesa.

Os episódios de "Do Rio ao Mar" vão ao encontro dos povos, da cultura e dos ecossistemas de rios míticos e "Pela China de Comboio" mergulha no património artístico, cultural e gastronómico de um país com uma história milenar.

Ainda no campo dos documentários, a semana na RTP2 incluirá "A Transformação dos Transportes", que revela os conceitos dos planeadores urbanos para tornar as cidades mais ecológicas; e "Arsénico – O Assassino Silencioso" fala sobre um elemento perigoso para a vida, mas encontrado na composição da água.

Nas noites de cinema é exibido o último filme realizado pelo mestre Fellini. "A Voz da Lua" é um angustiado retrato do louco e do moderno que revela a  lucidez do cineasta no seu olhar sobre a confusão da vida moderna.

Ainda no cinema, "Abou Leila", do franco-argelino Amin Sidi-Boumédiène, é um denso drama humano que acompanha uma perturbadora viagem pelo deserto; e "A Outra Margem", do português Luís Filipe Rocha, apresenta uma história sobre a superação da morte e a tentativa de entendimento do ser humano.

A terminar a semana, a RTP2 estreia a peça de teatro "Carocha", com texto de Cecília Ferreira e encenação de Teresa Coutinho; e exibe o concerto do grupo Al Bilali Soudan, do Mali, e dos Son Rompe Pera, da Cidade do México, gravados durante o WOMEX 22.

 

A Voz da Lua (1990)

RTP2, segunda, 20 de março, 23h00

Filme

Derradeiro filme do mestre Fellini, um angustiado retrato do louco e do moderno, baseado no romance "O Poema do Lunático" de Ermano Cavazzoni, que revela a extrema lucidez do cineasta italiano sobre a confusão da vida moderna.

Ivo Salvini (Roberto Benigni), acabado de sair de um manicómio, é um visionário lunático de alma inocente. Delicia-se com a vida provinciana e nutre um amor desmesurado por Aldina (Nadia Ottaviani), a mulher cuja beleza equipara à Lua. Pelo caminho, vai encontrando várias personagens estranhas. Os media, em especial a televisão, o populismo e uma visão surrealista da sociedade italiana.

 

Os Segredos das Catedrais Góticas

RTP2, terça, 21 de março, 20h35

Documentário

Desde os primórdios da humanidade, o ser humano dedicou os mais belos templos ao Sol e à sua luz divina. Até o século XI, os edifícios cristãos não privilegiavam tanto a luz, mas sim a sombra. Uma revolução arquitetónica irá fazer a mudança e dar primazia à luz. Esta loucura criativa atinge o auge na Idade Média, com as catedrais góticas e a sua incrível arquitetura de pedra e rendilhado de vidro. Em 150 anos, os construtores de catedrais esculpiram e empilharam mais pedras do que os egípcios em mil anos.

O documentário de Jérome Gluzicki revela os segredos desta extraordinária aventura humana e arquitetónica. A era gótica das catedrais começou com um homem, o abade Suger. De origem modesta, Suger tem um percurso surpreendente. O seu génio e paixão são a força motriz que o fazem transformar a igreja por dentro e por fora. O seu amor pela luz, pelas relíquias, pelo ouro, pelas cores vai confrontar-se com a austeridade e a pobreza que a Igreja recomendava aos fiéis naquele tempo.

O documentário revela o incrível destino deste homem cujo génio e vontade estariam na origem de uma das mais belas obras-primas de todo o cristianismo: a Basílica de Saint Denis.

 

Os Crimes de Sommerdahl

RTP2, terça, 21 de março, 22h00

Série

O inspetor-chefe Dan Sommerdahl investiga assassinatos numa cidade costeira dinamarquesa juntamente com o seu melhor amigo, o detetive Flemming Torp, e a mulher, Marianne, técnica forense. Mas os anos de devoção de Dan ao trabalho prejudicaram o seu casamento e com Marianne a querer o divórcio, Dan descobre que o rival pelo seu afeto não é outro senão o seu melhor amigo. Enquanto Dan navega neste triângulo amoroso, os três têm de continuar a trabalhar juntos para resolver os crimes. Série dinamarquesa de 8 episódios.

 

A Revolta, Um filme de Steve McQueen

RTP2, terça, 21 de março, 23h25

Série documental

A história de três eventos decisivos que definiram as relações raciais de uma geração no Reino Unido.

Série documental de Steve McQueen ("12 Anos Escravo", "Antologia do Pequeno Machado") e James Rogan que conta a história de três eventos que se interligam em 1981, no Reino Unido: o incêndio de New Cross, que matou 13 jovens negros; a marcha do Dia da Ação do Povo Negro; e os motins de Brixton - protestos, distúrbios e acusações de indiferença que definiriam as relações raciais de uma geração.

 

Do Rio ao Mar

RTP2, quarta, 22 de março, 16h00

Série documental

O Mekong, o Mississipi, o Danúbio, o Amazonas... em todos os continentes, existem rios míticos, verdadeiros convites para rumar ao mar. São a fonte das maiores civilizações, refúgio de povos esquecidos, um pulmão económico e cultural e ecossistemas fantásticos.

François Pécheux desce estes rios, desde a nascente até à foz, ao encontro das gentes que vivem nas suas margens ou na água. São pescadores, marinheiros ou agricultores, guardiões ancestrais ou nómadas.

Desde as comunidades ameríndias que veneram o Paraná, "pai do mar", aos criadores de crocodilos do Mekong, todos contam uma história do rio. Aventureiro curioso e de mente aberta, François embarca em tudo o que flutue, pronto a parar a qualquer momento.

Nas grandes cidades, nos rápidos, ou nos grandes deltas, tendo o rio como cenário, visita sítios patrimoniais incríveis e zonas naturais surpreendentes.

Do rio São Lourenço no Canadá ao rio Manambolo em Madagáscar, ao Loire em França e ao Vístula na Polónia, François tem apenas uma certeza: no final encontra o mar. Série de 20 episódios.

 

Pela China de Comboio

RTP2, quinta, 23 de março, 20h35

Série documental

Seis comboios. Seis itinerários. Uma grande descoberta da China moderna e antiga.

"Quem viaja beneficia e aprende!" Com base nesse provérbio, a série documental de 6 episódios leva-nos pelos quatro cantos da China à descoberta de paisagens deslumbrantes, do património cultural e histórico, e de tecnologias inovadoras.

A jornalista chinesa Xu Li e o cineasta francês Jérémy Angelier vão percorrer milhares de quilómetros, atravessando a China de comboio em 6 viagens únicas e mais de 30 paragens, para revelar a beleza magnífica do Império do Meio. Uma imersão no património artístico, cultural e gastronómico de um país com uma história milenar e paisagens magníficas. A viagem é pontilhada de encontros, porque é também, e talvez sobretudo, através dos olhos e das vozes dos seus habitantes que melhor se conhece o país. Uma China que se revela moderna e dinâmica, mas que o mesmo tempo mantém a sua cultura e tradições ancestrais.

 

Abou Leila (2019)

RTP2, sexta, 24 de março, 22h55

Filme

Filme do cineasta franco-argelino Amin Sidi-Boumédiène, um denso drama humano que acompanha uma perturbadora e insana jornada pelo deserto.

Argélia, 1994. A guerra civil dura há anos no Norte do país e todos os dias traz morte e horror. Os polícias Lotfi e S., dois amigos de infância, embarcam numa missão que os leva a atravessar o deserto em busca de Abou Leila, um perigoso e misterioso terrorista em fuga. Por mais que a missão pareça absurda, já que o Saara ainda não foi afetado pela onda de ataques, Lotfi tem apenas uma prioridade: manter S. o mais longe possível da capital e da crescente violência urbana, pois sabe que o amigo é muito frágil para enfrentar mais derramamentos de sangue. Mas quanto mais avançam na imensidão do deserto, mais são confrontados com os seus próprios traumas e violência.

 

A Transformação dos Transportes

RTP2, sábado, 25 de março, 17h20

Documentário

Como é que as grandes cidades podem mudar a mobilidade dos seus habitantes para se tornarem mais ecológicas, gerarem menos emissões de CO2, reduzirem o número de acidentes e vítimas nas estradas, e se tornarem mais atrativas? Em muitos lugares estão a ser construídas novas ciclovias; ruas ou mesmo bairros estão a ser fechados ao trânsito; e os veículos a diesel estão a ser proibidos. Outros lugares investem em serviços de bicicletas partilhadas. Cada cidade aposta em diferentes soluções. O documentário de Johan Von Mirbach revela os conceitos dos planeadores urbanos.

 

Arsénico – O Assassino Silencioso

RTP2, sábado, 25 de março, 18h15

Documentário

A nossa água. Uma mistura de várias substâncias. Uma delas é o arsénico, um composto extremamente tóxico e venenoso. Um elemento perigoso para a vida que se encontra também em águas subterrâneas na Alemanha. Uma equipa de cientistas decidiu investigar esta toxina

 

Carocha

RTP2, sábado, 25 de março, 22h00

Teatro

Peça de teatro com texto de Cecília Ferreira e encenação de Teresa Coutinho.

Carocha é um inseto, que é um carro, que é uma rapariga. A Carocha acredita na Carochinha, mas só no início. Mas Carocha é também uma street race renhida entre o real e o virtual e é, de alguma forma, a cartografia afetiva de uma geração que viu nascer a Internet e que hoje lambe as feridas dos amores desaparecidos desse tempo - afetos fragmentados, episódicos, impostos pelo vale-tudo, pelo fogo de artifício, pela interrupção, pelo desencanto, mas também pela ânsia de viver, pela paixão, pelo risco, pela aventura, pela vontade de condução.

 

A Outra Margem (2007)

RTP2, sábado, 25 de março, 22h45

Filme

Filme do cineasta português Luís Filipe Rocha ("A Passagem da Noite", "Adeus, Pai", "Cinzento e Negro"), uma história sobre a superação da morte e a tentativa de entendimento do ser humano.

Um travesti que perdeu o gosto pela vida é confrontado com a alegria de viver de um adolescente com Síndrome de Down.

Ricardo (Filipe Duarte), confrontado com o inesperado suicídio do seu companheiro, entra em depressão e tenta matar-se. Maria (Maria d'Aires), a irmã que não vê há 16 anos, faz-lhe uma visita no hospital, em Lisboa, e leva-o para a pequena vila além-montanha onde ambos nasceram e viveram até à partida de Ricardo. Na casa de Maria, Ricardo conhece Vasco (Tomás Almeida), o seu jovem sobrinho portador de Síndrome de Down, com quem estabelece uma forte relação de amizade. Ao ganhar coragem graças a Vasco, Ricardo enfrenta José (Horácio Manuel), o pai que não lhe perdoa a fuga e a homossexualidade, e Luísa (Sara Graça), a noiva que abandonou na véspera do casamento. Ao descobrir que o sonho de Vasco é tornar-se ator, Ricardo convence Maria a deixá-lo ir a Lisboa estudar teatro. Tio e sobrinho renascem assim pelas mãos um do outro.

 

Os Presidentes e o Humor

RTP2, domingo, 26 de março, 19h40

Documentário

O sentido de humor, ao contrário do de Estado, não é uma qualidade que se exige prioritariamente de um Presidente da República. Mas os presidentes da Quinta República francesa caracterizam-se por um humor particular que constitui uma marca indiscutível da sua personalidade.

Da sagacidade seca de Charles de Gaulle (1890-1970) à estratégia de comunicação de Emmanuel Macron e às brincadeiras atrevidas de Jacques Chirac (1932-2019), cada um teve o seu próprio sentido de humor.

Humor e política sempre andaram de mãos dadas. É um meio de sedução, uma ferramenta diplomática, uma forma de descontrair no mundo cruel da política, um antídoto para o excesso de seriedade e uma forma de contornar uma situação complicada. Entre gargalhadas e gafes diplomáticas, o documentário de Michel Royer oferece-nos um novo olhar sobre os presidentes franceses, à luz do seu sentido de humor singular.

 

O Cavalo Amarelo

RTP2, domingo, 26 de março, 22h00

Série

Série britânica de 4 episódios, livremente inspirada no romance policial de Agatha Christie, que segue a história de um escritor que se vê envolvido numa investigação policial quando o seu nome aparece numa misteriosa lista dentro do sapato de uma mulher assassinada.

Londres, anos 60. Uma misteriosa lista de nomes é encontrada dentro do sapato de uma mulher assassinada. Entre eles, está o nome de Mark Easterbrook, um londrino abastado ainda de luto pela trágica morte da primeira mulher. Ao tornar-se o principal suspeito, Mark decide investigar o caso por conta própria para entender as razões que fizeram com que o seu nome figurasse nessa lista. As pistas conduzem-no a uma casa peculiar numa vila pacata de nome estranho, a famosa casa do "Cavalo Amarelo", onde moram três mulheres que, segundo rumores, são bruxas e usam magia para se livrar das pessoas. À medida que mais pessoas que também tinham o nome na lista são encontradas mortas, aparentemente de causas naturais, Mark começa a temer pela sua vida e sanidade. Quem escreveu a lista e o que ela significa? Qual a ligação à vila de Much Deeping? Deixando de lado toda a superstição, convence-se de que há uma explicação racional. Mas a sua crescente paranoia começa a atormentá-lo e é consumido pela estranheza dos acontecimentos. Será Mark o próximo da lista? Será que consegue desvendar o segredo das bruxas do "Cavalo Amarelo" antes que seja tarde demais?

 

WOMEX 22 - Al Bilali Soudan e Son Rompe Pera

RTP2, domingo, 26 de março, 23h30

Concerto

Concertos gravados no Capitólio do grupo Al Bilali Soudan proveniente do Mali e do grupo da Cidade do México, Son Rompe Pera.

WOMEX 22 (Worldwide Music Expo) um dos maiores encontros de música decorreu, pelo segundo ano consecutivo, em Portugal, desta vez na cidade de Lisboa, entre19 a 23 de outubro, no Cinema S. Jorge, Tivoli, Capitólio e no Parque Mayer.