Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (17 a 23 de outubro 2022)

Publicado em 17 Out. 2022 às 11:04, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (17 a 23 de outubro 2022)

Documentários sobre Ken Loach e a pintora Georgia O'Keeffe, ou os filmes "Ramen Shop - Negócio de Família" e "Freeheld – Amor e Justiça" compõem os destaques desta semana.

Para esta semana, a RTP2 programou documentários sobre a pintora norte-americana Georgia O´Keeffe, e acerca de uma faceta desconhecida do movimento Impressionista em final do século XIX.

Estreia ainda "Versus: A Vida e os Filmes de Ken Loach", retrato de um dos mais célebres e estimulantes realizadores britânicos; e "Coliseu - A Joia da Coroa Romana", que testemunha a genialidade das técnicas de construção romanas antigas.

A série "Engenharia Antiga" revela intrigantes obras de engenharia do mundo antigo que inspiraram a engenharia moderna e "Supercomboios: A Corrida pela Velocidade" mostra a viagem alucinante ao mundo dos comboios de alta velocidade.

Em "A Frente Cósmica - A Corrida à Lua, A Nova Era da Colonização Lunar" são descobertos os avanços mais recentes em exploração lunar e o que isso pode significar para o futuro.

Por fim, são exibidos dois documentários sobre a vida natural: "Grandes Aves: A Vida Secreta dos Chapins", sobre o pequeno pássaro; e "O Regresso das Lontras", um caso de sucesso na recuperação de ecossistemas nos Países Baixos.

Nas noites de cinema, é exibido "Ramen Shop - Negócio de Família", do cineasta singapuriano Eric Khoo, uma história de laços familiares que leva numa viagem gastronómica pela cozinha oriental; "Freeheld – Amor e Justiça", do norte-americano Peter Sollett, com Julianne Moore e Ellen Page, inspirado no caso real da história de amor entre Laurel Hester e Stacie Andree e a luta que travaram pela igualdade de direitos; e ainda o filme português "Sem Sombra de Pecado", de José Fonseca e Costa.

Ainda na ficção, a RTP2 repete a série "Voos Atribulados", inspirada nas figuras que criaram e desenvolveram a aeronáutica neerlandesa.

Termina a semana com a ópera "La Gioconda", a mais célebre do compositor italiano Amilcare Ponchielli; e com o concerto "Unique – Um Artista, Um Lugar, Um Concerto", com o violinista Nemanja Radulovic, filmado no nas Rochas de Carnac.

 

Grandes Aves: A Vida Secreta dos Chapins (estreia)

RTP2, segunda, 17 de outubro, 16h00

Documentário

Os chapins estão entre os pássaros mais apreciados e são únicos em muitos aspetos. Mas até que ponto realmente os conhecemos? O documentário de Yann Sochaczewski e Marlen Hundertmark leva-nos ao mundo divertido e ao mesmo tempo perigoso destes pequenos pássaros para desvendar os seus segredos.

Os chapins têm qualidades incríveis: podem derrotar exércitos inteiros de lagartas, são acrobatas ousados e hábeis networkers sociais. Como comunicadores inteligentes usam o seu canto como uma linguagem. São carinhosos, com visão de futuro e, acima de tudo, altamente adaptáveis. Alguns chapins-reais têm até um "gene explorador" que lhes abre mundos distantes. O documentário acompanha um jovem chapim que embarca na jornada da vida e descobre o que é preciso para uma criatura com penas tão pequena sobreviver num mundo cheio de perigos e mudanças.

Supercomboios: A Corrida pela Velocidade

RTP2, segunda, 17 de outubro, 20h30

Documentário

Pela segunda vez, o TGV, o comboio de alta velocidade da França, é o mais rápido do mundo. Mesmo assim, os seus engenheiros continuam a tentar chegar a velocidades ainda mais altas, tendo lançado o novo TGV Ocean e o AGV, o TGV do futuro. Tudo começou na década de 1950 com a série CC 7100 e a locomotiva elétrica, que era consideravelmente mais leve do que qualquer uma das predecessoras.

Esta joia tecnológica fez história ao bater o recorde mundial de velocidade de comboios. À medida que a eletrificação do tráfego ferroviário provou ser um sucesso, as locomotivas a vapor, com menor potência, foram sendo eliminadas. Desde então, os sucessores do TGV original quebraram todos os recordes de tráfego ferroviário, culminando em 2007 com um desempenho incrível de 574 quilómetros por hora.

Ramen Shop - Negócio de Família (2018)

RTP2, segunda, 17 de outubro, 23h35

Filme

Masato é um jovem chef de cozinha de um pequeno restaurante na cidade de Takasaki, no Japão, especializado em ramen, um prato típico japonês. Após a morte súbita do pai, com quem tinha uma relação distante, Masato encontra uma mala repleta de memórias, e um livro de anotações com fotos e ideias soltas, deixada pela mãe, natural de Singapura, que morreu quando ele tinha apenas dez anos de idade. De forma impulsiva, ruma à terra natal da mãe na esperança de reconstruir a história da sua vida e dos seus pais, numa jornada culinária onde irá descobrir muito mais do que segredos de família e receitas deliciosas e inovadoras.

O Regresso das Lontras (estreia)

RTP2, terça, 18 de outubro, 16h00

Documentário

Os Países Baixos são densamente povoados, deixando pouco espaço para ecossistemas naturais. No entanto, no coração de uma cidade do norte, uma lontra faz a sua aparição improvável. Começa a rotina noturna a caçar peixes nas águas turvas do canal.

Como é que essa criatura rara e esquiva ali apareceu depois de ter sido extinta em 1988 devido à caça, poluição, atropelamento e perda de espaço para viver?

Trabalhando durante décadas, os holandeses investiram na qualidade da água e recuperaram o habitat da lontra, que, finalmente, foi reintroduzida com sucesso. Atualmente, já é possível observar este animal elegante, mas misterioso.

Embora a sua população esteja gradualmente a aumentar, as lontras ainda enfrentam perigos na sua migração para novos territórios. A cada ano, pelo menos um terço da população é atropelada, pois uma densa rede rodoviária cruza o seu habitat. Um documentário de Hilco Jansma que revela o comportamento natural das lontras nos Países Baixos.

Coliseu - A Joia da Coroa Romana (estreia)

RTP2, terça, 18 de outubro, 20h35

Documentário

Todos os caminhos vão dar a Roma, ou mais precisamente ao seu marco mais conhecido: o Coliseu. Construído no reinado do Imperador Vespasiano, no final do século I d.C., este monumento com mais de dois mil anos de história é um símbolo do poder do grande Império Romano. Com mais de sete milhões de visitantes por ano, a sua estética e a estrutura titânica conferem-lhe um lugar privilegiado entre as obras arquitetónicas. Listado como Património Mundial da UNESCO em 1980, integra a lista das Novas Sete Maravilhas do Mundo desde 2007 e atesta a genialidade das técnicas de construção romanas antigas.

Georgia O´Keeffe: Pintora do Lugar Distante (estreia)

RTP2, terça, 18 de outubro, 23h35

Documentário

Personificação do sonho americano e de uma feminilidade radicalmente moderna, a pintora norte-americana Georgia O'Keeffe (1887-1986) conquistou um lugar especial na arte do século XX. Nascida em Wisconsin, onde os avós húngaros e irlandeses se estabeleceram, Georgia O'Keeffe cresceu no rancho da família e foi empurrada no caminho da independência por uma mãe orgulhosa e poderosa.

Movida por uma vocação precoce, estudou arte em Nova Iorque antes de encontrar o seu próprio caminho criativo graças aos ensinamentos de Arthur Wesley Dow (1857-1922).

Professora de arte no Texas, vai para a Big Apple em 1918, onde o eminente galerista e fotógrafo Alfred Stieglitz exibe os seus trabalhos.

Do Shelton Hotel às margens do Lago George, a artista pinta arranha-céus e flores sensuais enquanto ele a imortaliza. Os retratos e nus, captados em frente das telas, que Alfred reúne em 1921 numa exposição repleta de escândalos fazem de Georgia O'Keeffe uma estrela.

Seis anos depois, a chegada de Dorothy Norman (1905-1997), uma fotógrafa novata, à galeria de Alfred Stieglitz lança uma sombra sobre o seu casamento.

A artista refugia-se no Novo México, dividindo o tempo entre o Oriente e o Ocidente, entre o amor ferido e uma natureza consoladora. Após o fracasso de um importante projeto e uma grave depressão, é nestas regiões desérticas que redescobre o gosto pela pintura.

Engenharia Antiga (estreia)

RTP2, quarta, 19 de outubro, 20h35

Série documental

Série documental de 10 episódios que revela feitos intrigantes de obras de engenharia do mundo antigo que inspiraram e influenciaram a engenharia moderna. Cada episódio revela como foram construídas as pirâmides, Stonehenge, a Grande Muralha da China, estradas romanas ou o Taj Mahal.

Combinando imagens de arquivo, testemunhos de especialistas, imagens aéreas e reconstruções, lança nova luz sobre as técnicas, materiais e pensamento inovador por trás de cada proeza de engenharia e traz uma nova perspetiva sobre as histórias do mundo antigo.

Quando Os Impressionistas Quiseram Pintar as Paredes (estreia)

RTP2, quarta, 19 de outubro, 23h35

Documentário

Para o público, o Impressionismo é sobretudo associado à pintura de cavalete. No entanto, há toda uma parte desconhecida da produção dos impressionistas, obras decorativas de diferentes tipos, que a posteridade nem sempre incluiu. O documentário de Marie-Christine Courtès pretende devolver-lhes a visibilidade e mostrar o lugar especial que ocuparam na permanente busca da renovação artística.

As mais importantes foram reunidas no Museu d'Orsay para uma exposição na primavera de 2021. Através do estudo destas obras raramente trazidas à luz e das histórias humanas que as acompanham, o documentário permite adicionar complexidade às imagens idealizadas dos impressionistas, uma narrativa heroica elaborada ao longo do tempo que acabou por apagar as arestas, dificuldades, compromissos e contradições que estes artistas, como muitos outros criadores, enfrentaram.

Versus: A Vida e os Filmes de Ken Loach (estreia)

RTP2, quinta, 20 de outubro, 23h05

Documentário

Um retrato, provocador da vida e carreira de Ken Loach, um dos mais interessantes realizadores britânicos que, aos 80 anos, colocou em perspetiva a suas cinco décadas de extraordinária carreira.

Com testemunhos de colaboradores, atores e especialistas, o documentário de Louise Osmond revela acontecimentos da vida pessoal e percorre as muitas obras notáveis de Loach.

Freeheld – Amor e Justiça (2015)

RTP2, sexta, 21 de outubro, 23h05

Filme

Laurel, uma detetive do Departamento de Polícia de Nova Jersey, a quem é diagnosticado um cancro em fase terminal, pretende que, após a sua morte, a companheira Stacie possa usufruir dos benefícios da sua pensão. Contudo, ambas terão de lutar contra os chamados "freeholders" (autoridade local) do Condado de Ocean de Nova Jersey que se recusam reconhecer a sua relação como legítima. O intransigente detetive Dane Wells (Michael Shannon) e o ativista Steven Goldstein (Steve Carell) juntam-se em defesa de Laurie e Stacie, mobilizando polícias e cidadãos para apoiar a sua luta pela igualdade.

Voos Turbulentos

RTP2, sábado, 22 de outubro, 17h30

Série

Os fundadores da aviação neerlandesa, o visionário Albert Plesman e o oportunista Anthony Fokker, estão inexoravelmente ligados um ao outro. Enquanto o mundo recuperava de uma guerra e se encaminhava para um novo conflito, os dois homens, de personalidades opostas, unem esforços para estabelecer a aviação civil nos Países Baixos e criar marcas globais que ainda hoje existem.

A história retrata a relação simbiótica, mas tempestuosa, entre Albert Plesman (1889-1953), fundador da KLM, e Anthony Fokker (1890-1939), famoso piloto e fabricante de aeronaves, entre 1919 e 1930. Embora compartilhem a mesma paixão por voar, Albert e Anthony não poderiam ser mais diferentes um do outro.

Nascido num ambiente humilde, Albert Plesman era um homem fisicamente imponente, de família calvinista, trabalhador e honesto, com um casamento feliz e duradouro.

Anthony Fokker, com uma pequena estatura, vinha de uma família rica, era um notório playboy e mulherengo que não obedecia a regras. A tragédia, mas também o drama cativante, reside no facto de os dois precisarem um do outro. Albert precisava de aviões para a sobrevivência da KLM, Anthony precisava de um grande cliente para comprar os seus aviões. Apesar das enormes diferenças que os separavam, juntos garantiram que os Países Baixos tivessem um papel importante no campo da aviação.

A Frente Cósmica - A Corrida à Lua, A Nova Era da Colonização Lunar (estreia)

RTP2, sábado, 22 de outubro, 19h15

Documentário

Com a descoberta de vastas reservas de água e minerais, a anteriormente "desolada" Lua está a tornar-se rapidamente a nova fronteira. Os Estados Unidos da América, assim como a China e a Índia, entraram na corrida para novas explorações tripuladas. A Europa publicou um conceito de "aldeia lunar". O que trará esta nova "corrida à Lua"? O documentário revela os avanços mais recentes em exploração lunar e o que isso pode significar para o futuro.

La Gioconda

RTP2, sábado, 22 de outubro, 22h00

Ópera

Ópera em quatro atos de Amilcare Ponchielli (1834-1886), com libreto de Arrigo Boito segundo 'Angelo, tirano de Pádua' de Victor Hugo.

Na Veneza do século XVII, Enzo Grimaldo apaixona-se por Laura, esposa de Alvise, depois de ter abandonado a desafortunada Gioconda, filha de La Cieca, acusada de bruxaria. Esta obra emblemática do período entre o auge de Verdi e o início do verismo é a mais célebre das óperas do compositor italiano Amilcare Ponchielli (1834-1886). Além da famosa "Dança das horas" e da ária "Suicídio" de Gioconda, a partitura contém muitos momentos de grande lirismo e sensibilidade pós-romântica, sem esquecer a orquestração magistral e a escrita vocal para papéis como os de Laura, La Cieca, Enzo Grimaldo e Barnaba.

Gravado no Gran Teatre del Liceu, Barcelona, em abril de 2019.

Sem Sombra de Pecado (1983)

RTP2, na noite de sábado para domingo, 23 de outubro, 1h00

Filme

Filme do cineasta português José Fonseca e Costa ("Balada da Praia dos Cães", "Kilas, o Mau da Fita", "Cinco Dias, Cinco Noites", "Viúva Rica, Solteira Não Fica"), baseado na obra "E Aos Costumes Disse Nada", de David Mourão Ferreira. Uma hilariante e delicada comédia de costumes com um olhar corrosivo sobre as singularidades da instituição militar, com Mário Viegas, Victoria Abril, Lia Gama, Armando Cortês e Henrique Viana.

Enquanto cumpre o serviço militar, Henrique (Mário Viegas), um jovem oriundo da alta burguesia, começa a receber misteriosos telefonemas de uma mulher (Victoria Abril) que o seduz e atrai para uma série de encontros sem consequências. Henrique é levado a descobrir que o amor e a guerra têm muito em comum: as estratégias, as táticas, os inimigos, os aliados. O jogo vai-se revelando pouco a pouco à medida que Henrique se sente preso numa perigosa armadilha e se apercebe que o objetivo da mulher é vingar-se da tirania do pai e de todos os homens que subjugam as mulheres.

Unique – Um Artista, Um Lugar, Um Concerto

RTP2, domingo, 23 de outubro, 23h15

Concerto                                                  

O virtuoso violinista franco-sérvio Nemanja Radulovic, acompanhado pelo Ensemble Double Sens e a pianista francesa Laure Favre-Kahn, apresenta um concerto fascinante no lugar mágico das Rochas de Carnac, uma paisagem pré-histórica, lar de milhares de antigas rochas fixas, em que interpreta uma variedade de obras, desde a Partita Nº2 de Bach a "Nigun" de Ernest Bloch