Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (16 a 22 de janeiro 2023)

Publicado em 15 Jan. 2023 às 10:14, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (16 a 22 de janeiro 2023)

Esta semana a RTP2 estreia a 3.ª temporada da série policial britânica "Inesquecível" que acompanha a investigação de casos de homicídio arquivados e o documentário "Jim Carrey, A América Sem Máscara" sobre o protagonista de "A Máscara".

Em dois episódios, "A Esquadrilha de Lafayette" recorda a história dos voluntários norte-americanos da Esquadrilha de Lafayette durante a Primeira Guerra Mundial e os primeiros dias da aviação de combate.

Nas noites de cinema, é exibido "A Estrada", do mestre italiano Federico Fellini, com Giulietta Masina e Anthony Quinn; "O Conto das Doninhas", do argentino Juan José Campanella, comédia mordaz e, ao mesmo tempo, uma homenagem ao cinema; e "Coisa Ruim", dos portugueses Tiago Guedes e Frederico Serra,  um filme sobre crenças, superstições, medos e desconfianças.

A terminar a semana estreia-se a ópera-bailado Les Indes Galantes (Moments choisis) de Jean-Philippe Rameau, obra-prima do Iluminismo e testemunho da visão ambígua dos europeus em relação a outros povos, numa encenação de Clément Cogitore com coreografia de Bintou Dembélé; e o documentário "Sons da Europa: Grécia" transporta-nos numa viagem musical através da Grécia com o músico alemão Shantel.

 

A Estrada (1954)

Segunda, 16 de janeiro, 23h15

Filme

Filme de Federico Fellini, com música de Nino Rota e interpretações de Giulietta Masina, Anthony Quinn e Richard Basehart.

Figura frágil e ingénua num mundo sem amor, Gelsomina (Giulietta Masina) é vendida pela mãe a Zampanò (Anthony Quinn), um saltimbanco forte e bruto que a leva para trabalhar com ele na sua vida de estrada, dando-lhe um número burlesco. Quando este encontra um velho rival, o artista que dá pela alcunha de "O Louco" (Richard Basehart), a fúria do homem musculado é provocada até ao ponto de rutura.

 

A Esquadrilha de Lafayette

RTP2, terça, 17 de janeiro, 20h35

Série documental

Composta na maioria por pilotos voluntários americanos que lutaram pela França antes da entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, a Esquadrilha de Lafayette fortaleceu o vínculo histórico entre os dois países e lançaram as bases da Força Aérea dos EUA.

Graças a arquivos e reconstruções, o documentário mergulha na história da esquadrilha de aviação de combate e no coração das primeiras grandes batalhas aéreas. Com recurso a fotografias, cartas e testemunhos, o documentário em dois episódios oferece uma experiência visceral dos primórdios da guerra no ar revela o envolvimento precoce dos norte-americanos na Grande Guerra.

 

Jim Carrey, A América Sem Máscara

RTP2, quarta, 18 de janeiro, 23h20

Documentário

"Doidos à Solta", "A Máscara", "Ela, Eu e o Outro", "Ace Ventura"... Jim Carrey reinou na comédia dos anos 90 com um estilo incorrigível e subversivo.

Corpo mutante, ator de uma revolução digital onde ressurge a era de ouro dos desenhos animados, foi o rosto contorcionista dos anos Clinton, o elo entre Charlie Chaplin e Roger Rabbit, e a última explosão de gargalhadas antes da depressão do 11 de setembro e da imposição do gosto Disney e Marvel em Hollywood. Que lugar pode Jim Carrey ocupar num cenário a comédia está em declínio? Mais do que um documentário para cinéfilos, o documentário é a recordação vibrante de uma época onde o grotesco e o absurdo nunca eram demais. A história de um transgressor que veio quebrar a máscara da América perfeita.

 

Inesquecível (3.ª temporada)

RTP2, sexta, 20 de janeiro, 22h00

Série

A inspetora Cassie Stuart e o detetive Sunny Khan são chamados ao local onde operários das obras numa autoestrada perto de Londres encontram os restos mortais de uma adolescente.

As pistas apontam para uma rapariga de 16 anos desaparecida de uma cidade balnear na véspera de Ano Novo, em 1999.

Um grupo de amigos da velha escola detém a chave para o que aconteceu. À medida que quatro suspeitos se encontram sob escrutínio, o seu vínculo estreito é posto à prova. Todos têm segredos - acontecimentos que separaram as suas vidas.

Nenhum deles é quem parece ser, mas terá sido capaz de matar?

Cassie está determinada a corrigir os erros cometidos pela primeira equipa de investigação.

 

O Conto das Doninhas (2019)

RTP2, sexta, 20 de janeiro, 22h50

Filme

Cínicos. Batoteiros. Extravagantes. Adoráveis. Uma estrela da idade de ouro do cinema, um ator na penumbra, um argumentista frustrado e um antigo realizador vivem numa mansão. A chegada de um jovem casal que tenta convencer a atriz a vender a casa, força os outros habitantes a juntarem-se para conspirar contra esta possibilidade e, sobretudo, evitá-la.

 

Les Indes Galantes: Moments choisis

RTP2, sábado, 21 de janeiro, 22h00

Ópera

Ópera-bailado de Jean-Philippe Rameau na encenação de Clément Cogitore.

Obra-prima do Iluminismo, "Les Indes Galantes" é um entretenimento brilhante. No entanto, a primeira ópera-bailado de Jean-Philippe Rameau (1683-1764) também testemunha a visão ambígua dos europeus em relação a outros povos – turcos, incas, persas, "selvagens".

Em 2017, o artista e cineasta francês Clément Cogitore fez uma adaptação cinematográfica explosiva e aclamada de um excerto de "Les Indes Galantes" em colaboração com um grupo de bailarinos de Krump, uma dança de rua nascida em Los Angeles nos anos de 1990.

Desta vez, com o coreógrafo Bintou Dembélé, regressa à caixa de delícias de Rameau para reinstalá-la num espaço urbano e político cujas fronteiras explora.

Esta versão apresenta desenhos de dois artistas franceses Yol e La Rouille, criados especialmente para substituir as longas sequências e introduzir a cena seguinte.

Gravado na Ópera de Paris, em outubro de 2019.

 

Coisa Ruim (2005)

RTP2, sábado, 21 de janeiro, 23h55

Filme

Xavier Oliveira Monteiro (Adriano Luz), botânico investigador e professor universitário, reside com a mulher, filhos e um neto bebé num apartamento no centro de Lisboa. Certo dia, Xavier recebe a notícia do falecimento de um tio, proprietário de um solar de família numa aldeia do município de Seia. Por ser o único herdeiro legítimo, torna-se dono desse imóvel. Ao desejar publicar um estudo sobre a flora da Beira Interior, decide mudar-se com a família para o solar.

Na aldeia trava amizade com os locais, que percebe serem supersticiosos e crentes no oculto. A princípio, Xavier tenta abstrair-se desses pensamentos, mas ocorrências estranhas e sem explicação começam a suceder-se, correspondendo a algumas das crenças locais.

Xavier decide encontrar explicação para o que está a suceder. Vicente (José Pinto), o antigo padre da aldeia, revela-lhe algo tenebroso e macabro que deu origem à maldição que assola a aldeia e tem relação direta com a família de Xavier.

 

Sons da Europa: Grécia

RTP2, domingo, 22 de janeiro, 23h35

Documentário

A música grega tem uma história de 4 mil anos. É o berço da música ocidental. Mas os ritmos hipnóticos e os sons anatolianos já existiam na música grega antiga.

Ao lado do músico alemão Shantel e dos seus colegas gregos, viajamos pela beleza da Grécia e testemunhamos como a música pode transformar os excluídos da sociedade em estrelas, como as tradições seculares dão nova vitalidade às canções de protesto e como jovens músicos reescrevem as canções dos seus ancestrais na sonoridade de uma nova geração.

Uma viagem musical que nos oferece uma experiência da sua mensagem: a música folclórica é a música do mundo de cada local e a "banda sonora" perfeita para a Europa.