Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (15 a 21 de novembro)

Publicado em 13 Nov. 2021 às 20:07, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (15 a 21 de novembro)

Durante a próxima semana, destacam-se na programação da RTP2 o telefilme "Maluda", de Jorge Paixão da Costa, protagonizado por Margarida Moreira. Inspirado na vida da pintora portuguesa que encontrou em Lisboa o palco da sua arte é exibido na data do aniversário da artista; o documentário "José-Augusto França - Liberdade Cor de Homem", uma incursão pela vida e obra de uma das mais importantes figuras da História de Arte em Portugal, que morreu a 18 de setembro e é recordado por ocasião da data do seu nascimento.

Na ficção estrangeira estreia a 2.ª temporada da série norueguesa "Exit – Fina Finança", um drama contemporâneo  inspirado em histórias da elite de Oslo.

Regressando aos documentários, a série "Uma Chávena, Mil Histórias" conta a notável história do chá, a bebida que mudou o mundo; e "Beautiful Things – Coisas Bonitas" faz uma viagem sinfónica ao consumo obsessivo e ao ciclo de produção de objetos que alimentam o estilo de vida dos dias de hoje.

"Uruguai Selvagem" que leva o espectador à descoberta da biodiversidade do Uruguai e a série "A Terra do Extremos Norte" revela a vida num dos ambientes mais extremos do planeta, a região polar. Mantendo a temática da natureza, "O Prado: Paraíso Perdido?" revela a importância dos prados, um paraíso natural, vibrante e colorido, lar de algumas das criaturas mais belas e bizarras, por fim o documentário "A Magia da Islândia" conduz à descoberta das criaturas mais notáveis e das mais singulares paisagens desta ilha.

Nas noites de cinema desta semana, a RTP2 propõe "A Doce Vida", obras-prima de Fellini que segue uma semana na vida do paparazzo e colunista social Marcello; "Adam", primeira longa-metragem da cineasta marroquina Maryam Touzani, um drama comovente e fascinante sobre a emancipação feminina e a importância da amizade e da generosidade; e "Frágil como o Mundo", da cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes, a história de um amor impossível.

A terminar a semana estreia "Fantasio", de Jacques Offenbach, uma ópera recentemente restaurada que renasceu das cinzas na produção de Thomas Jolly com direção musical de Laurent Campellone; e o concerto "Orquestra Gulbenkian Interpreta Sinfonia Nº4 de Tchaikovsky" com direção do maestro Lorenzo Viotti.

 

Uruguai Selvagem (estreia)

RTP2, segunda, 15 de novembro, 16h00

Documentário

Uma jornada única pelos ecossistemas e paisagens do Uruguai à descoberta da sua surpreendentemente biodiversidade. O Uruguai é muito mais do que o extremo dos Pampas, é um país que possui uma variedade de ecossistemas. Dentro das suas fronteiras, espécies dos Pampas encontram-se com espécies da Floresta Atlântica, da Floresta Tropical de Misiones e da Floresta do Chaco, gerando encontros inesperados.

Maluda (estreia)

RTP2, segunda, 15 de novembro, 22h00

Telefilme

Telefilme inspirado na biografia da pintora portuguesa que encontrou em Lisboa o palco da sua arte. Um trabalho protagonizado por Margarida Moreira, com realização de Jorge Paixão da Costa.

Nasceu na índia, mas foi em Moçambique e em Paris que passou a adolescência e os tempos de escola. Maluda chegou à cinzenta Lisboa e causou furor com a sua pintura geométrica e os seus retratos. O talento único chamou a atenção das principais famílias do país, que a colocou junto dos centros de decisão. Apaixonou-se por uma atriz 10 anos mais jovem, mas manteve a relação em segredo durante a ditadura, sob pena de perder certos privilégios e o acesso a certos meios. Porém, o 25 de Abril não lhe trouxe liberdade, condenando o amor à manutenção das aparências. A rutura amorosa, profundamente dolorosa, levou-a ao Brasil onde encontrou alguns dos seus principais clientes fugidos ao PREC. Como paliativo para o sofrimento amoroso, começou a trabalhar com empresas e a ganhar muito dinheiro. Foi neste contexto que aceitou o desafio dos CTT de criar alguns dos selos da coleção de filatelia da empresa. Ainda assim, a vida burguesa, os reposteiros e os móveis de antiquário com que engalanou a sua casa, não lhe permitem esquecer o amor preterido até ao final da vida.

A Doce Vida (1960)

RTP2, noite de segunda para terça, 16 de novembro, 00h05

Filme

Uma das obras-primas de Fellini, crónica de uma sociedade decadente e sem valores que segue uma semana na vida do paparazzo e colunista social Marcello.

A ação passa-se em Roma e conta a história de Marcello Rubini (Marcello Mastroianni), um jornalista dedicado à vida mundana dos ricos e famosos, especializado em mexericos e histórias sensacionalistas de estrelas de cinema, visões religiosas e aristocracia decadente. Através dos olhos de Marcelo, Fellini mostra uma Roma moderna, sofisticada, mas decadente, num filme para sempre lembrado pela imagem icónica da sueca Anita Ekberg na Fontana di Trevi.

Filme galardoado com um Óscar em 1962 e com a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1960.

A Terra do Extremos Norte (estreia)

RTP2, terça e quarta, 16 e 17 de novembro, 16h00

Série documental

A região polar, onde a luz eterna e as trevas se revezam para desafiar toda a vida animal e vegetal, é um dos ambientes mais extremos do planeta. No inverno, acima do círculo ártico, as noites duram meses e os ventos extremamente frios varrem a paisagem árida. Mas esta região inóspita abriga animais e plantas notavelmente resistentes que evoluíram para sobreviver e prosperar em condições adversas. Estas espécies desenvolveram técnicas de sobrevivência verdadeiramente únicas para suportar a escuridão perpétua e descobriram novas formas de aproveitar o dia polar assim que o sol nasce no horizonte e cobre a paisagem com uma luz duradoura. Nesta série documental de dois episódios acompanhamos o dia e noite polares e seguimos os caminhos dos seus habitantes à medida que nos conduzem por paisagens acidentadas, repletas de contrastes e de uma beleza extasiante.

Exit – Fina Finança (estreia da 2.ª temporada)

RTP2, terça, 16 de novembro, 22h00

Série

2ª temporada da série dramática norueguesa inspirada em histórias verdadeiras da elite rica de Oslo.

Um drama contemporâneo e atual, inspirado em histórias verdadeiras da elite rica de Oslo que acompanha a vida de quatro amigos, banqueiros de investimento, que parecem ter tudo - exceto uma saída. Uma visão única do lado sombrio da Noruega recém enriquecida. Na 1ª temporada acompanhamos os excessos, na 2ª mergulhamos na corrupção do mercado de ações e nos mecanismos de "insider trading" e camaradagem que torna cada vez mais ricos os 2% mais ricos do país. São multimilionários e pais de crianças pequenas em contraste chocante com uma necessidade de violência cega, drogas e sexo, total desrespeito pelos outros e pela ideia de um modelo de bem-estar social.

José-Augusto França - Liberdade Cor de Homem

RTP2, quarta, 17 de novembro, 22h55

Documentário

Um documentário que procura responder a uma pergunta sobre a mais importante figura da História de Arte em Portugal no século XX: quem é o enigmático José-Augusto França (1922-2021)? Professor e escritor, nascido em Tomar a 16 de novembro de 1922, é vasta a sua obra, os cursos que criou e os discípulos que deixou. Mas também é uma figura subversiva que fez parte do Grupo Surrealista de Lisboa, um assumido admirador de Charles Chaplin e de Alexandre O'Neill, um habitante de Jarzé, em França, que manteve sempre uma relação de amor com Lisboa. Um factólogo e um autor de romances. Assinado por Ricardo Clara Couto e Nuno Costa Santos (autores de documentários sobre personalidades como Cláudio Torres, Ruy d'Athouguia e João Archer de Carvalho), o documentário é uma incursão pela vida e obra do autor, feita a partir de uma longa e rara entrevista com o próprio e de depoimentos de pessoas próximas. Conta com uma série de animações que homenageiam José-Augusto França com a criatividade e a liberdade referidas no título, uma expressão famosa do líder surrealista André Breton.

O Prado: Paraíso Perdido? (estreia)

RTP2, quinta, 18 de novembro, 16h00

Documentário

Uma jornada que nos leva... mesmo ao virar da esquina!

O prado, que à primeira vista podia parecer apenas um pasto abandonado coberto de ervas daninhas, é revelado pelas lentes da câmara como um universo vibrante e colorido. Lar de algumas das criaturas mais belas e bizarras, a campina oferece o cenário para os seus fascinantes rituais de acasalamento, misteriosas interações sociais e eterno ciclo de vida e declínio. Somos conduzidos ao longo das estações por jovens veados, enquanto os observamos a crescer e explorar o habitat selvagem. E a câmara leva-nos ao nível dos olhos de grilos, pássaros e abelhas e capta a beleza oculta da abundante vegetação - uma vida que está cada vez mais em risco, já que tantos prados são vítimas da expansão e intensificação da agricultura. O documentário revela por que vale a pena deixar crescer os prados e proteger este paraíso natural perto das nossas casas e por que devemos prestar mais atenção à vegetação por baixo dos nossos pés.

Uma Chávena, Mil Histórias (estreia)

RTP2, quinta, 18 de novembro, 20h35

Série Documental

Uma história envolvente da bebida que mudou o mundo. O chá é uma das maiores contribuições da China para a civilização humana. Conquistou o mundo, influenciou culturas, crenças e comportamentos de maneiras surpreendentes, e desempenha um papel importante na construção de um futuro mais sustentável. Símbolo da civilização e herança chinesas, é uma forma de arte, que carrega uma tradição milenar transmitida de geração em geração. Esta impressionante série documental de 6 episódios conta a história do chá e o seu impacto na China e noutras civilizações ao redor do mundo. Percorrendo as extraordinárias paisagens do chá, das altas montanhas às costas selvagens, revela histórias emocionantes de mulheres e homens que cultivam, colhem, provam e vivem do chá.

Beautiful Things – Coisas Bonitas (estreia)

RTP2, quinta, 18 de novembro, 23h25

Documentário

Documentário de Giorgio Ferrero e Federico Biasin sobre um tema muito atual: o ciclo da produção de objetos que caracterizam a vida quotidiana. Através de entrevistas, quatro protagonistas deste movimento alienante e obsessivo descrevem os seus trabalhos e todas as etapas do processo, desde a extração de petróleo até ao transporte de mercadorias navais, do teste ao produto final. Uma obra híbrida entre o documentário e a videoarte. Um trabalho visual de grande potência envolto num complexo tecido sonoro. Uma contínua surpresa para os olhos e ouvidos.

Os muitos objetos que acumulamos e que acreditamos serem essenciais começam a sua jornada de produção em locais industriais e científicos isolados e silenciosos. O documentário descreve a liturgia mecânica oculta em quatro locais remotos diferentes, onde homens trabalham em completo isolamento, sem qualquer interferência do mundo exterior.

Esses homens, involuntariamente, fornecem a base para a longa cadeia de criação, transporte, comercialização e destruição de objetos que alimentam o nosso estilo de vida bulímico. São monges em templos de aço e cimento, que realizam os mesmos rituais mecânicos todos os dias em silêncio e solidão, compartilhando o espaço com os seus próprios fantasmas. E nem sabemos que eles existem.

Van é homem da manutenção de uma plataforma de petróleo. Trabalha no deserto, num grande campo petrolífero no Texas. Danilo é engenheiro-chefe de um cargueiro. Passa os dias no coração do navio, onde reside uma enorme máquina. Andrea é cientista e viveu toda a vida entre fórmulas matemáticas e o silêncio da câmara anecoica. Vito passou metade da vida a cuidar de "slot machines". Hoje está encarregado de uma imensa fossa de cimento armado para resíduos.

Ela e Ele são um casal comum.

Eles passaram a vida acumulando coisas até o ponto da saturação. Cresceram nos anos de boom da televisão comercial e são a primeira geração a se libertar dela pela Internet. Hoje estão na casa dos quarenta e procuram uma saída.

Ela e Ele somos nós. E nunca ouvimos falar deles.

A Magia da Islândia (estreia)

RTP2, sexta, 19 de novembro, 16h00

Documentário

O documentário revela os desafios e extraordinárias estratégias das criaturas mais notáveis da Islândia, acompanhando as suas vidas e lutas ao longo do ano. Uma visão única dos muitos aspetos das paisagens singulares da ilha à medida que mudam de cor com as estações. Como sobrevivem os animais neste terreno hostil? O que é preciso para viver entre glaciares, desertos e vulcões? E como se lida com águas quase a ferver e quase a congelar ao mesmo tempo? Estes são os desafios de viver numa ilha de extremos.

Como em nenhum outro lugar na terra, a atividade vulcânica moldou o deserto acidentado do norte da Islândia; tanto acima como abaixo da água. As paisagens extremas da Islândia podem ser desafiadoras para aqueles que aqui vivem, mas são inspiradoras e de tirar o fôlego. As águas geladas da fissura de Silfra, um desfiladeiro subaquático, são conhecidas por serem "as águas mais límpidas do mundo" com uma visibilidade superior a 100 metros. No fundo de lagos e rios, pequenos vulcões de areia brotam e borbulham, expelindo água quente que ondula pela areia, criando uma paisagem de crateras em constante mudança. E sob violentas cascatas, os salvelinos-árcticos reúne-se em cardumes. Ruídos vulcânicos nas profundezas da terra também podem ser sentidos nos oceanos que rodeiam a ilha. Enormes chaminés hidrotermais erguem-se do fundo do mar, descarregando água quente. Têm milhares de anos e continuam a crescer. Ao pé das chaminés, peixes-lobo de aparência monstruosa guardam os ovos. Mesmo os mais pequenos habitantes das águas marinhas da Islândia, algas e plâncton microscópicos, deslumbram com as suas formas e cores incomuns e formam a base da cadeia alimentar no oceano, sustentando criaturas tão grandes como as baleias. Um bivalve incomum, da espécie Arctica islandica, também é encontrado aqui. Tem dos mais longos períodos de vida de qualquer criatura na terra, podendo viver mais de 500 anos. É um feito notável, visto que nestas águas abundam estrelas do mar que gostam de se alimentar de amêijoas. A gravação com lapso de tempo revela a verdadeira natureza das estrelas coloridas - elas são na verdade predadores vorazes e impiedosos.

O interior vulcânico da Islândia teve também um impacto marcante nas criaturas terrestres. O dióxido de carbono continuamente libertado do Lago Mývatn atrai biliões de mosquitos. Os enxames apocalípticos formam enormes colunas pretas acima do lago, conhecido como "Lago dos Mosquitos". Esta abundância de insetos atrai pássaros, sendo a região conhecida por ter um dos maiores espetáculos de pássaros do hemisfério norte. As vocalizações de narcejas e maçaricos enchem o ar, enquanto as escrevedeiras-das-neves se reproduzem nas encostas rochosas dos vulcões. Acima das praias de areia preta, os moleiros caçam andorinhas do ártico que voltam das suas viagens de forrageamento e roubam os seus preciosos peixes. E em penhascos e afloramentos rochosos íngremes, enormes colónias de aves marinhas em reprodução atraem um dos caçadores mais icónicos da Islândia - a raposa do Ártico.

Adam (2019) – estreia

RTP2, sexta, 19 de novembro, 22h55

Filme

Primeira longa-metragem da cineasta marroquina Maryam Touzani. Um drama comovente e fascinante sobre a emancipação feminina e a importância da amizade e da generosidade.

Abla é uma mulher viúva que vive sozinha com a filha de 8 anos de idade, Warda, numa casa modesta em Casablanca. As duas dedicam-se à confeção de pão e bolos que vendem a partir de casa. A sua rotina, que varia entre as lides domésticas, os afazeres na padaria e os trabalhos da escola, é interrompida quando Samia, uma jovem solteira e grávida desesperada por encontrar trabalho, lhes bate à porta de casa. Apesar de muito renitente, Abla deixa-a ficar por alguns dias. Aos poucos, a doçura de Samia vai conquistando o afeto de Abla e da pequena Warda mudando as suas vidas para sempre.

Fantasio (estreia)

RTP2, sábado, 20 de novembro, 22h00

Ópera

Recriação triunfal da ópera do compositor alemão Jacques Offenbach.

Tal como "Os Contos de Hoffmann", a partitura de Offenbach, com libreto de Paul de Musset segundo a peça de Alfred de Musset, desapareceu parcialmente no incêndio da Ópera Comique. Em 2017, esta ópera cómica em três atos, recentemente restaurada, renasceu das cinzas na produção de Thomas Jolly com direção musical de Laurent Campellone.

O jovem Fantasio sonha com uma vida diferente. Na verdade, o bobo da corte acabou de morrer: e se ele tomasse o seu lugar? Mas ninguém amava mais o falecido do que a princesa Elsbeth, prometida pelo pai ao príncipe Mantoue, numa lamentável união política. O novo bobo da corte fará a princesa ouvir o seu coração. Até onde se permitirá ela ser seduzida?

Offenbach deve a Musset um dos seus primeiros sucessos. Um "Fantasio" remodelado pelo irmão do poeta, com as suas cores românticas, tinha o suficiente para o fazer sonhar. Mas em 1872, a estreia na Opéra Comique seguiu de perto a derrota de Sedan, e o público rejeitou a pretensão de Offenbach de fazer qualquer coisa além de opereta. A partitura de Fantasio foi reciclada em "Os Contos de Hoffmann", e depois desapareceu parcialmente no incêndio da Opéra Comique, em 1887.

Frágil como o Mundo (2001)

RTP2, noite de sábado para domingo, 21 de novembro, 00h40

Filme

Filme da cineasta Rita Azevedo Gomes que conta a história de um amor impossível.

Vera (Maria Gonçalves) e João (Bruno Terra) são dois jovens que se amam mas têm o tempo contra si. O desejo de estarem juntos obriga-os, numa espécie de jogo infantil, a fugirem dos amigos, de casa, das pessoas e do mundo. Isolados numa floresta, afastam-se de tudo. Fazem um pacto para nunca se separarem, "por nada deste mundo". Um com o outro, um para o outro, são capazes de tudo. Mas um dia Vera enfraquece e acaba por adoecer. Se ele não a pode deixar "por nada deste mundo", não pode também deixar de querer pedir ajuda. A fé inabalável no seu amor está prestes a quebrar.

Orquestra Gulbenkian Interpreta Sinfonia Nº4 de Tchaikovsky (estreia)

RTP2, domingo, 21 de novembro, 23h55

Concerto

Concerto gravado no Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, em maio de 2021, Sob a direção do maestro Lorenzo Viotti.