Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (11 a 17 de outubro)

Publicado em 10 Out. 2021 às 12:13, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (11 a 17 de outubro)

Na próxima semana, a programação da RTP2 destaca a estreia da série documental britânica "São Vidas" que explora a capacidade humana para a ligação numa sociedade cada vez mais fragmentada. Em "Aventuras Inéditas de Joanna Lumley" a atriz e apresentadora revela imagens inéditas das suas incríveis viagens e, assinalando 100 anos do lançamento da revista "Seara Nova" estreia "15 de Outubro de 1921: Há 100 anos, a Seara Nova", que traça o percurso desta "revista de doutrina e crítica" em que participaram muitos dos mais conhecidos intelectuais portugueses do Século XX.

Ainda, nas séries, mas do lado da ficção, "Paz", inspira-se em acontecimentos pouco conhecidos e acompanha uma dinastia familiar industrial no pós-Segunda Guerra Mundial.

Nos documentários, "Tenório e os Sonhos de Judô" acompanha a viagem ao Japão do judoca brasileiro, seis vezes campeão paraolímpico, e "Amizades Improváveis" mostra estranhos companheiros da natureza. "Projeto Y To Y – de Yellowstone ao Yukon" dá a conhecer um projeto ambicioso que procura garantir a preservação da vida selvagem entre Yellowstone, nos Estados Unidos, e Yukon no Canadá. Por fim, "Mawindo - O Grande Drama do Serengueti", nos traz um novo olhar sobre a vida na savana africana.

Nas noites de cinema, a RTP2 exibe "O Capital", do cineasta grego Costa-Gravas, drama que pretende expor as origens e consequências da crise económica e a responsabilidade moral das instituições bancárias nas vidas do cidadão comum;  "Chien – Cão" do francês Samuel Benchetrit, uma comédia dramática sobre um homem que atravessa um momento terrível da sua vida, até ser acolhido pelo dono de uma loja de animais; e "Sapatos Pretos" do português João Canijo, uma sórdida história de amor e morte vagamente inspirada em factos verídicos.

A terminar a semana, estreia a ópera "Alceste" de Christoph Willibald Gluck, uma obra trágica sobre o sacrifício da vida por amor, na encenação do coreógrafo belga Sidi Larbi Cherkaoui que cria uma simbiose entre dança e música; e o Concerto de Laureados da 34.ª edição dos Prémios Jovens Músicos que apresenta os solistas vencedores em 2021.

Sinopses

 

Amizades Improváveis (estreia)

RTP2, segunda, 11 de outubro, 16h00

Documentário

"Um amigo na necessidade é amigo de verdade" disse o alcaravão-d'água ao seu improvável amigo, o crocodilo do Nilo. E o sentimento foi correspondido. O pássaro e o réptil põem os ovos próximo um do outro para máxima proteção. Enquanto o crocodilo se refresca na água, o alcaravão-d'água fica de guarda para detetar intrusos. Ouvindo o sinal de alerta do pássaro, o crocodilo regressa imediatamente ao local de nidificação comum e salva todos os ovos – independentemente da espécie a que pertencem! É o tipo de relacionamento de "casal estranho" que evoluiu em todo o mundo - e funciona. O langur-cinzento e o chital do Sri Lanka estão sempre em alerta para detetar o inimigo comum: o leopardo. Trabalham juntos para garantir que o grande felino fica com fome – novamente. Debaixo d'água, os peixes-palhaços e as anémonas-do-mar lucram com a companhia uns dos outros; assim como o camarão-de-estalo e o peixe góbio, ou as jamantas e os bodiões, peixes limpadores da sua estação de limpeza subaquática.

Aventuras Inéditas de Joanna Lumley (estreia)

RTP2, segunda, 11 de outubro, 20h40

Série documental

Joanna Lumley já visitou os lugares mais incríveis do mundo, mas nos seus documentários nunca foi possível incluir todo o material filmado. A atriz e apresentadora britânica desvenda um tesouro de histórias inéditas e momentos especiais que ilustram como os programas são gravados e a razão por que adora fazê-los. Do Japão a Cuba, a série em três episódios revela os bastidores das suas viagens e os desafios que enfrentou, incluindo as gravações num navio incrustado de gelo, ou no topo de um dos arranha-céus mais altos de Hong Kong. Acompanhando um festival deslumbrante do deus do fogo, ou subindo a bordo da ferrovia Transiberiana, Joanna Lumley explora a técnica envolvida e revela as razões por trás do seu amor por viagens.

O Capital (2012)

RTP2, segunda, 11 de outubro, 23h45

Filme

Filme do cineasta grego Costa-Gravas ("Paraíso a Oeste", "Golpe a Golpe"), adaptado do livro "O Capital" de Stéphane Osmont, uma incursão ao mundo nem sempre transparente da Banca.

A força do capital. O poder do dinheiro. A ganância da banca. A busca mundial do lucro máximo. A luta interna pelo poder dentro do maior Banco Europeu. Um Robin dos Bosques moderno cujo lema é roubar aos pobres para dar aos ricos. Um drama que pretende expor as origens e consequências da crise económica e a responsabilidade moral das instituições bancárias nas vidas do cidadão comum.

Marc Tourneuil (Gad Elmaleh), um empresário sem escrúpulos, ascende a diretor de um dos maiores bancos mundiais – o Banco Fénix – após um ataque cardíaco do até então diretor. Esperando dele uma substituição curta, até o antigo diretor poder retomar funções, o corpo acionista apresenta-lhe as condições do seu atual estatuto. Não contente com um segundo lugar, Tourneuil alia-se a Dittmar (Gabriel Byrne), acionista americano do Banco Fénix, para tentar chegar ao topo. Mas no mundo da Banca nenhum jogo é claro e, quando Tourneuil pensa já ter conseguido manipular todos os intervenientes, ele próprio descobre estar a ser manipulado.

Projeto "Y To Y" – De Yellowstone ao Yukon (estreia)

RTP2, quarta, 13 de outubro, 16h00

Documentário

Um projeto ambicioso procura garantir a preservação da vida selvagem, dos sistemas naturais e da circulação de animais selvagens entre Yellowstone, nos Estados Unidos, e Yukon no norte do Canadá. O documentário de Alan Rauss percorre esses corredores ecológicos revelando paisagens grandiosas e a grande biodiversidade de fauna, cujas espécies frequentemente interagem entre si.

Tenório e os Sonhos de Judô (estreia)

RTP2, quarta, 13 de outubro, 23h25

Documentário

Tenório, um judoca brasileiro cego, seis vezes campeão paraolímpico, viaja até ao Japão, berço do judo. Em busca da sua sétima medalha, vai treinar com a Seleção Japonesa e o mestre Endo. Um encontro entre culturas e atletas, num Japão cheio de belezas e mistérios. Através desse desafio, o documentário de Eduardo Hunter Moura reflete sobre a longevidade campeã de Tenório que, tal como o judo, continua a evoluir.

Mawindo - O Grande Drama do Serengueti (estreia)

RTP2, quinta, 14 de outubro, 16h00

Documentário

Mawindo é a palavra que em suaíli significa "aquele que vai ser caçado", vulgarmente conhecido como "presa". A vida na savana africana é difícil para os herbívoros, mas, tal como no caso dos predadores, também eles têm as suas próprias estratégias e habilidades para sobreviver. Porém, nenhum deles está preparado para o "grande caçador".

Na língua massai, Serengeti significa "planície sem fim". Este território abriga uma das maiores concentrações de megafauna do planeta. Para os carnívoros, todo dia é um jogo de sobrevivência: caçar ou morrer de fome. Prover, ou perecer. Os predadores não caçam por diversão e arriscam a vida diariamente na luta pela sobrevivência. Por outro lado, os herbívoros da savana africana podem morrer de doença ou enfermidade, de fome, ou serem vítimas de um predador. No entanto, os animais não são os únicos predadores da região. Um novo superpredador, sem presas ou garras, infiltrou-se neste lugar atemporal transformando os seus residentes em presas fáceis de caçar... com um único tiro. O documentário de Juan Luis Santos traz um novo olhar sobre a conceção clássica de caçadores e presas. Está nas mãos do Homem destruir ou preservar, e os caçadores furtivos não matam para comer. Um tiro certeiro de um caçador humano pode quebrar o equilíbrio de todo um ecossistema, tornando as "presas" vítimas da maior ameaça que o planeta Terra já conheceu: este é o verdadeiro drama do Serengeti.

15 de Outubro de 1921: Há 100 anos, a Seara Nova (estreia)

RTP2, quinta e sexta, 14 e 15 de outubro, 20h40

Série documental

Os dois episódios do documentário "15 de Outubro de 1921: Há 100 anos, a Seara Nova", com autoria e realização de Diana Andringa, traçam o percurso desta "revista de doutrina e crítica", em que participaram muitos dos mais conhecidos intelectuais portugueses do Século XX, permitindo também revisitar anos decisivos da história portuguesa, das crises da I República à instauração da democracia, com destaque para a longa ditadura do Estado Novo – anos em que a "Seara Nova" enfrentou não apenas exílios e prisões dos seus diretores, redatores e colaboradores e a ação da Censura, mas também as grandes polémicas que atravessaram a intelectualidade portuguesa, reflexo, muitas vezes, das divisões entre as conceções de Liberdade e Democracia de que todos se reclamavam.

São Vidas (estreia da série)

RTP2, quinta, 14 de outubro, 22h00

Série

Série britânica em seis episódios. Quatro pessoas, um prédio, muitas vidas. Quatro histórias entrelaçadas sobre amor, paternidade, perda e autodescoberta. Quando a vida acontece, apenas se tem de lidar com ela.

Manchester, Inglaterra. Os residentes de uma grande casa suburbana têm vidas muito diferentes. As paredes que dividem os apartamentos mantêm-nos separados, mas a vida tem um modo de aproximar as pessoas. Como todas as vidas comuns, a deles está repleta de coisas extraordinárias. E conforme as suas histórias começam a cruzar-se, segredos ocultos conectam as suas vidas de modos imprevisíveis.

Chien - Cão (2017) - estreia

RTP2, sexta, 15 de outubro, 23h05

Filme

Jacques Blanchot está num momento terrível da sua vida. Perdeu a mulher, o emprego e a casa. O filho não o respeita e o cachorro que acabou de comprar morre atropelado. Aos poucos, o desgosto faz com que perca também a noção de realidade e torna-se gradualmente um estranho para o mundo ao seu redor. Mesmo sem cão, Jacques resolve ir às aulas de treino canino que pagou. O treinador, embora surpreendido, concorda e é assim que começa um jogo de humilhação em que Jacques gradualmente abdica da sua humanidade e se converte no animal que perdeu. Neste papel sofre o domínio do seu mestre, mas permanece a salvo do frenesi dos homens e de uma sociedade perversa e narcisista que trata os cidadãos pior do que os animais.

Alceste (estreia)

RTP2, sábado, 16 de outubro, 22h00

Ópera

O bailarino e coreógrafo belga Sidi Larbi Cherkaoui encena a ópera barroca "Alceste", de Christoph Willibald Gluck, como uma simbiose entre dança e música. "Alceste" é uma obra trágica sobre o sacrifício da vida por amor, aqui apresentada na versão revista de Paris de 1776, onde o compositor alemão revalorizou especialmente a música de dança.

O libreto é baseado na obra homónima de Eurípides (480-406 a.C.), grande escritor de tragédias do período clássico de Atenas. Cherkaoui - desde 2015 diretor do Ballet Real da Flandres - tem trabalhado com grandes artistas de diferentes vertentes, como a superestrela Beyoncé para quem coreografou o lendário videoclipe "Apes**t".

Os magníficos bailarinos da Companhia de dança Eastman de Antuérpia executam fisicamente a partitura de Gluck criando uma estética rigorosa e refinada de belas imagens. A soprano Dorothea Röschmann e o tenor Charles Castronovo interpretam o abnegado casal real da Tessália. Antonello Manacorda dirige o Coro e Orquestra da Ópera da Baviera.

Sapatos Pretos (1998)

RTP2, na noite de sábado para domingo, 17 de outubro, 00h15

Filme

Marcolino (Vítor Norte), dono de uma ourivesaria numa pequena vila do sul de Portugal, abusa e maltrata a mulher, Dalila (Ana Bustorff), que passa o tempo a sonhar com aventuras românticas. Um dia, Dalila conhece um jovem camionista, Pompeu (João Reis), que fica fascinado pelo ar de objeto sexual que ela criou às escondidas do marido. Os dois tornam-se amantes e vivem um tórrido romance até que surge a ideia de matar Marcolino. Um crime estúpido e brutal, que vai ter um desfecho inesperado.  

Paz (estreia da série)

RTP2, domingo, 17 de outubro, 22h00

Série

1945. A guerra acabou e finalmente há paz na Europa. Também na Suíça, um pequeno país neutro no coração da Europa, uma geração inteira respira aliviada ao enfrentar um futuro novo e promissor. Klara e Johann querem casar-se. Enquanto Klara cuida de jovens judeus num campo de refugiados e os ajuda na busca de sobreviventes da família, Johann tem grandes planos para a fábrica do sogro e espera salvar e modernizar a bem estabelecida, mas problemática, empresa têxtil. Ao voltar do serviço militar, Egon, irmão de Johann, dá os primeiros passos no gabinete do procurador-geral, tentando estabelecer-se na sua nova normalidade depois de ter vivenciado os horrores da guerra perto da fronteira. A sua missão é apanhar nazis fugitivos. Mas os três depressa percebem que a fachada de paz é comprada com o sangue das vítimas da guerra. As ambições profissionais de Johann aproximam-no daqueles que cometeram crimes de guerra indescritíveis. Klara arrisca o casamento ao aproximar-se cada vez mais de Herschel, um dos sobreviventes do Holocausto que são todos olhados com desconfiança pelos habitantes locais. E Egon vê-se amarrado a um sistema que prontamente fecha os olhos aos criminosos nazis por uma questão de lucro. Os tempos de paz, embora esperados e promissores, trazem desafios imprevistos. Um espírito de otimismo mistura-se com a incerteza e a questão de como lidar com o passado e curar as feridas da guerra.

Prémios Jovens Músicos 2021 - Concerto de Laureados (estreia)

RTP2, domingo, 17 de outubro, 22h55

Concerto

Concerto dos jovens solistas vencedores da 34ª edição do Prémio Jovens Músicos, acompanhados pela Orquestra Gulbenkian sob a direção do maestro José Eduardo Gomes. Organizado anualmente pela RTP, através da Antena2, o Prémio Jovens Músicos distingue e promove jovens intérpretes.

Concerto gravado no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 30 de setembro de 2021.