Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (11 a 17 de julho 2022)

Publicado em 11 Jul. 2022 às 16:23, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da programação na RTP2 (11 a 17 de julho 2022)

Esta semana, a RTP 2 aposta na minissérie britânica "Em Chamas", em documentários sobre Joaquim Agostinho e o Palácio Alhambra, e no cinema de Ali Abbasi.

Esta semana, a RTP2 exibe a minissérie britânica "Em Chamas", centrado na vida de dois amigos ligados à indústria do petróleo que vêem a sua amizade é posta à prova pelo choque entre as preocupações ambientais e ganância das grandes empresas.

Nos programas documentais, é exibido "Joaquim Agostinho - História de um Campeão" que recorda o homem e o atleta; " Espaço Vivo" que acompanha um verão no centro de artes Watermill Center, fundado pelo encenador Robert Wilson; "Balada de Teerão", carta de amor à cultura e ao povo iraniano que leva à descoberta de um país culto e sofisticado; "Alhambra - Fortaleza Mediterrânea", sobre a cidade palaciana única no mundo, testemunho da tradição e da arte islâmicas; e "Os Esgotos de Paris" que a rede gigantesca e complexa, labirinto de túneis e galerias, essencial à vida dos habitantes de Paris.

Nas noites de cinema é exibido "Sol Cortante", das cineastas francesas Clara e Laura Laperrousaz, um drama bucólico passado nas planícies e vales de Serpa; "Na Fronteira", do iraniano-sueco Ali Abbasi, fábula contemporânea inspirada na mitologia nórdica; e "Lavado em Lágrimas", da portuguesa Rosa Coutinho Cabral, sobre um jornalista fascinado pela vida repleta de histórias sombrias de uma adolescente.

A terminar a semana estreia "Béjart", que recorda o destino único do coreógrafo francês Maurice Béjart, um dos criadores mais célebres do século XX, no ano em que se assinalam os 95 anos do seu nascimento e 15 anos após a sua morte; e o recital do pianista francês Lucas Debargue "Pianomania 2021", gravado no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, com um programa dedicado à música francesa.

Sol Cortante (2017)

RTP2, segunda, 11 de julho, 23h00

Filme

Filme das cineastas francesas Clara e Laura Laperrousaz ("Rodéo"). Um drama bucólico passado nas planícies e vales de Serpa.

Gabriel e Iris (Clément Roussier e Ana Girardot) regressam à casa de família dele, no interior de Portugal, para passar as férias de Verão com as filhas Emma e Zoe (Océane e Margaux Le Caoussin), duas gémeas irresistíveis de seis anos de idade. Depois de vários anos de ausência, os quatro aproveitam a calma e a mansidão dos dias. No coração de uma paisagem solar, entre os banhos de rio e o riso das filhas, o passado ressurge. Incapaz de lidar com as memórias, o casal vê a harmonia destruída e a sua felicidade ensombrada.

 

Um Espaço Vivo

RTP2, terça, 12 de julho, 23h00

Documentário

Um verão no Watermill Center, um centro de artes fundado pelo visionário diretor de teatro Robert Wilson.

Robert Wilson fundou em 1992 o Watermill Center, um centro de artes e humanidades em Water Mill, Nova Iorque, onde o visionário artista e diretor de teatro reúne a cada ano quase uma centena de jovens artistas de todo o mundo dando-lhes uma oportunidade de colaborar com celebridades do mundo da arte, como Jim Jarmusch, Coco Rosie, Philip Glass ou Daniel Liebeskind. O documentário de Jakub Jahn acompanha 50 dias do Programa de Verão Watermill, com entrevistas a Robert Wilson, artistas e participantes convidados, imagens inéditas de ensaios, e um olhar único da excecional criatividade e força implacável subjacente a todos as obras de Robert Wilson.

 

Joaquim Agostinho - História de um Campeão

RTP2, quarta, 13 de julho, 16h15

Documentário

Joaquim Agostinho teve uma carreira ímpar no ciclismo nacional e internacional: 6 vitórias consecutivas no Campeonato Nacional de Fundo, dois pódios na Volta a França, 2.º lugar na Volta a Espanha, vitória no Trofeu Barachi, em Bérgamo, Itália, e três vitórias na Volta a Portugal.

Nascido em 1943, em Torres Vedras, numa família humilde, descobre uma Europa em convalescença pela 2ª Grande Guerra e um Portugal em plena ditadura. Em adolescente surge o interesse pelas bicicletas, mas com a guerra colonial vai combater em Moçambique, onde faz amizades e vive algumas situações traumáticas. O seu carácter resistente e combativo apura-se e quando se lança no ciclismo profissional ninguém tem dúvidas quanto ao seu pedalar forte e vitorioso. Primeiro ídolo desportivo dos emigrantes portugueses, Joaquim Agostinho ainda hoje é uma referência e inspiração para muitos atletas, um homem simples que levou o ciclismo português e o nome de Portugal além-fronteiras.

 

Balada de Teerão

RTP2, quarta, 13 de julho, 23h00

Documentário

Documentário de Javier Tolentino que nos leva numa viagem tragicómica e poética aos rostos anónimos do Irão, numa homenagem à cultura, à história e ao povo persa.

Diferentes faces mostram-nos um Irão onde a tradição e a modernidade coexistem e se confrontam. Através da música e das suas gentes, Erfan, o nosso protagonista, leva-nos à descoberta de um país desconhecido, tão misterioso quanto culto e sofisticado. Erfan é um jovem curdo, divertido e irónico, que deseja tornar-se cineasta. Canta, escreve poesia, e mora com os pais e o papagaio, mas não sabe nada de amor.

 

Alhambra - Fortaleza Mediterrânea

RTP2, quinta, 14 de julho, 20h35

Documentário

No sul de Espanha, no coração da Andaluzia, esconde-se um tesouro extraordinário: a fortaleza de Alhambra. Impressionante complexo fortificado, erguido no topo de uma colina íngreme, foi construído há mais de 800 anos principalmente pelos nasridas, uma dinastia árabe do século XIII.

Por trás da aparente austeridade desta imensa fortaleza – nada menos que 2.000 metros de muralhas defensivas e 27 torres – o interior revela uma explosão de requinte e ornamentação, palácios sumptuosos, jardins e fontes de mármore, grandioso testemunho da tradição do estilo mourisco e da arte islâmica desse período.

Das técnicas de construção à delicadeza das decorações, o documentário de Thierry Fessard e Yohann Thiriet revela como os artesãos da época conseguiram criar ornamentos de grande beleza e complexidade e como, ao longo dos séculos, trabalharam para tornar esta cidadela tão prática quanto refinada.

 

Em Chamas

RTP2, quinta, 14 de julho, 23h30

Minissérie

Minissérie britânica de 2 episódios, um drama muito atual centrado na vida de dois amigos ligados à indústria do petróleo, cuja amizade é posta à prova pelas crescentes preocupações ambientais e ganância das grandes empresas.

Uma poderosa história de amor, compromisso e lealdade num emocionante thriller onde as apostas não poderiam ser mais altas. Executivos de empresas de petróleo, ativistas ambientais e políticos são confrontados numa batalha entre o sucesso económico e a responsabilidade ecológica.

Dois amigos, figuras importantes na indústria internacional do petróleo, enfrentam uma série de eventos violentos e revelações chocantes que ameaçam a sua amizade, os negócios e até mesmo a civilização como a conhecemos.

Dos campos de petróleo da Arábia Saudita às mansões petrolíferas de Londres; das aldeias do Ártico, onde os gases descongelados explodem em chamas, à convenção sobre alterações climáticas onde o destino do mundo está em jogo, a poderosa história do grande jogo final, onde a terra está em risco e o tempo está a esgotar-se.

 

Os Esgotos de Paris

RTP2, sexta, 15 de julho, 20h35

Documentário

Todos os dias, em tempos normais, mais de 3 milhões de pessoas andam pelas ruas de Paris sem suspeitar que sob os seus pés se esconde uma infraestrutura gigantesca: os esgotos de Paris.

Um legado de Georges-Eugène Haussmann (1809-1891) que permanece em uso quase 150 anos após a sua construção. Foi durante as grandes obras de Haussmann, em 1854, que um engenheiro francês, Eugène Belgrand (1810-1878), lançou um projeto de renovação de grande envergadura. Uma rede gigantesca e complexa que forma um verdadeiro labirinto de túneis e galerias com quase 2.600 quilómetros de extensão, o equivalente à distância entre Paris e Moscovo, e que permite escoar as águas residuais e fornecer água potável aos parisienses.

Como é que essa rede, construída no século XIX, continua a exibir uma modernidade incomparável? Que sistemas engenhosos foram montados para movimentar milhões de metros cúbicos de água sem usar energia? Quais as funções das comportas, reservatórios e sumidouros?

Como é que estes esgotos melhoram a saúde ambiental? O documentário de Sarah Laîne acompanha os bastidores dessa imensa rede subterrânea, invisível, mas essencial à vida de todos os habitantes da capital. Um universo oculto e misterioso desconhecido dos parisienses.

Graças ao acesso sem precedentes às passagens subterrâneas da capital, a imagens geradas por computador e acompanhando os homens e mulheres que diariamente gerem esta rede num ambiente escuro e confinado repleto de gás letal, vamos conhecer os segredos dos esgotos de Paris. Uma cidade debaixo da cidade, espelho das ruas acima do solo. Um universo esquecido, muitas vezes ignorado, que abre as suas portas para uma visita única.

 

Na Fronteira (2018)

RTP2, sexta, 15 de julho, 23h00

Filme

Filme do cineasta iraniano-sueco Ali Abbasi, baseado num conto do escritor sueco John Ajvide Lindqvist, uma fábula contemporânea inspirada na mitologia nórdica.

Tina (Eva Melander) é uma funcionária da alfândega de uma cidade portuária que tem uma capacidade extraordinária para identificar passageiros suspeitos que escondem algo ilícito. O seu apurado olfato é capaz de detetar a culpa das pessoas, o medo, a ansiedade e outros sentimentos. Um dia, um homem misterioso e de aspeto suspeito sai de um navio. Incapaz de identificar o que esconde, Tina fica obcecada por ele, mas a sua investigação revela muito mais do que esperava, e Tina vê-se confrontada com revelações terríveis sobre si mesma e sobre a humanidade.

Filme vencedor do prémio da secção Un Certain Regard no Festival de Cannes 2018.

 

Béjart (estreia)

RTP2, sábado, 16 de julho, 22h00

Documentário

Da criança dos subúrbios de Marselha ao coreógrafo que pisou os maiores palcos do mundo, Maurice Béjart (1927-2007) é sem dúvida um dos criadores mais célebres do século XX. Béjart deu à dança a oportunidade de entrar numa nova era e chegar a um público mais vasto. Através de arquivos raros, testemunhos de familiares e de coreógrafos contemporâneos que foram profundamente influenciados pelo seu trabalho, o documentário de Henri De Gerlache e Jean de Garrigues recorda o destino único do notável coreógrafo francês.

 

Lavado em Lágrimas (2004)

RTP2, sábado, 16 de julho, 23h00

Filme

Filme da cineasta portuguesa Rosa Coutinho Cabral ("Serenidade", "Coração Negro") sobre um jornalista fascinado pela vida cheia de histórias sombrias de uma adolescente.

João (João Cabral) é um jornalista de televisão que trabalha por conta própria. Quando começa uma nova reportagem sobre um velho (Canto e Castro) que se dedica à criação de pombos num bairro miserável dos arredores de Lisboa, João conhece Ana (Rita Martins), a sua neta adolescente, personagem misteriosa que começa a exercer sobre ele um fascínio irresistível.

Aos poucos, João vai perdendo o interesse no velho criador de pombos e começa a interessar-se por Ana e pela sua vida cheia de histórias sombrias, que apenas partilha com um outro miúdo abandonado. Órfã de mãe, abandonada pelo pai aos cuidados do avô, Ana está envolvida com um homem mais velho que, de vez em quando, aparece para comprar pombos ao avô e que a utiliza, a ela e ao amigo, em jogos perigosos e proibidos.

 

Pianomania 2021 (estreia)

RTP2, domingo, 17 de julho, 23h00

Recital

Fauré e Ravel pelo pianista francês Lucas Debargue.

Quando Lucas Debargue se revelou ao mundo em Moscovo, em 2015, Olivier Bellamy, no site Huffington Post, não poupou nas palavras: "Não houve qualquer outro pianista estrangeiro a causar tamanha comoção desde a chegada de Glenn Gould em plena Guerra Fria ou desde a vitória de Van Cliburn no Concurso Tchaikovsky." Lucas Debargue apresenta-se em recital com um programa inteiramente dedicado à música francesa.