Cartaz de cinema

Destaques da programação na RTP2 (10 a 16 de julho 2023)

Publicado em 8 Jul. 2023 às 17:41, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Destaques da programação na RTP2 (10 a 16 de julho 2023)

Esta semana estreiam as segundas temporadas de "Amores Que Matam" e "Sanditon" e são exibidos filmes de Tiago Durão, Lorenzo d'Amico de Carvalho e Erin Vassilopoulos.

Esta semana, a RTP2 lança a segunda temporada da série irlandesa "Amores que Matam", um thriller sobre segredos familiares. Chega também a temporada 2 de "Sandinton" inspirada no romance inacabado de Jane Austen.

O documentário de Vera Abreu "O Inverno é Muito Longo e o Verão pode não dar para Tudo" retrata a convivência entre pescadores, banhistas e surfistas na Praia da Arrifana e ERomy & Alain: Os Noivos Eternos" exibe um retrato íntimo de dois atores apaixonados.

Ainda nos documentários, mas no formato por episódios, "A Ascensão do Homem" conta as origens da humanidade e "Camboja - A Magia dos Khmers" propõe uma viagem pelo património natural e artístico daquele país.

"Canárias, Ilhas do Fogo" descobre os segredos do arquipélago e "A Cidade Medieval de Rocamadour" que revela a cidadela célebre pelas proezas técnicas e lendas extraordinárias. Por fim, "Itália, Os Lagos Românticos" leva o espectador num passeio por alguns dos magníficos lagos italianos.

Nas noites de cinema "Os Bons Tempos", do italiano Lorenzo d'Amico de Carvalho exibe um retrato da Itália dos anos 90, através do verão dos melhores anos da vida de Elena, uma jovem ativista fã dos Nirvana; e "Superior", da norte-americana Erin Vassilopoulos, acompanha duas irmãs gémeas que se reencontram inesperadamente, alterando para sempre a trajetória das suas vidas.

O espaço habitual para o cinema português é preenchido com "Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente", de Tiago Durão, a partir de textos de Federico Garcia Lorca, Luís Vaz de Camões e George Buchner.

A terminar a semana, a RTP2 emite o concerto do "Festival ao Largo" dedicado à obra do célebre compositor norte-americano George Gershwin, com Mário Laginha, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, e Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção da maestrina Joana Carneiro.

Última proposta musical da semana, o duo britânico Lighthouse Family no espectáculo Baloise Session.

 

Os Bons Tempos (2019)

RTP2, segunda, 10 de julho, 23h00

Filme

Itália, verão de 1994. Elena (Romana Maggiora Vergano), uma jovem adolescente fã dos Nirvana e com aspirações a "Pasionaria", a icónica resistente antifascista, faz parte de um grupo de jovens ativistas decidido a fazer cair o recém-empossado governo de direita. Mas os pais têm outros planos para Elena. Como em todos os verões, Eugenio (Ninni Bruschetta), professor de grego, cinquentão e comunista empedernido, e Adele (Maria Grazia Cucinotta), uma mediadora paciente, mas algo desencantada, levam a filha de férias para o mesmo parque de campismo de sempre. Este ano, porém, espera-os uma surpresa: o parque de campismo, sob nova gerência, foi transformado numa miniatura da Itália, recém-chegada à era Berlusconi – uma espécie de hino ao capitalismo selvagem e sem regras que não sejam as do lucro desenfreado. O renovado parque, que agora tem o nome de "Bella Italia", acaba por representar o novo país em plena mudança e, juntamente com o novo grupo de amigos fazem a conjugação perfeita para que Elena traga para as férias o seu sonho de revolução. Uma revolução feita de crescimento, amor e rebeldia. Mas também de muitas surpresas, revelações, gargalhas e lágrimas de amor adolescente. Se a vida pode ser resumida em 10 verões inesquecíveis, este será, sem dúvida, o verão dos melhores anos da vida de Elena.

 

Camboja - A Magia dos Khmers

RTP2, terça, 11 de julho, 20h35

Documentário

Com templos lendários e praias paradisíacas, o Camboja tem inúmeros tesouros. Esta terra impregnada de rituais e crenças conseguiu modernizar-se, como evidencia a sua capital, Phnom Penh, e a sua arquitetura Arte Déco. Longe do frenesi das cidades, alguns habitantes conseguiram preservar o património natural e artístico.

 

Romy & Alain: Os Noivos Eternos

RTP2, terça, 11 de julho, 23h00

Documentário

Ele era incrivelmente bonito; ela era linda, brilhante e alegre. Ela era a princesa Sissi; ele o Leopardo. Ela era alemã; ele francês. E estavam loucamente apaixonados. Tal como Richard Burton e Elizabeth Taylor, foi um romance de estrelas de cinema, vivido dentro e fora dos ecrãs, que nunca esteve longe das manchetes e, tal como o relacionamento de Burton e Taylor, foi caracterizado pela sua natureza apaixonada e tumultuosa. O casal Romy Schneider e Alain Delon marcou a memória coletiva de uma geração, apesar da sua história ter durado apenas cinco anos. Graças a imagens de arquivo, fotografias e entrevistas com aqueles que os conheceram, o documentário explora o seu relacionamento extraordinário – que durou até a morte de Romy – oferecendo um retrato verdadeiramente íntimo do lendário e icónico casal através das suas notáveis carreiras cinematográficas na Europa e em Hollywood.

 

Canárias, Ilhas do Fogo

RTP2, quarta, 12 de julho, 20h35

Documentário

O arquipélago das Canárias é um destino turístico popular. No entanto, apesar da afluência, estas ilhas vulcânicas brutalmente moldadas pela natureza conseguiram preservar paisagens de grande beleza. Situadas nas rotas marítimas abertas por Cristóvão Colombo, as Ilhas Canárias caracterizam-se pelos seus laços culturais estreitos com a América do Sul e uma localização geográfica próxima da costa norte-africana. Apesar da notoriedade, este arquipélago espanhol ainda guarda muitos segredos e cada ilha exibe o seu carácter próprio onde a arte se mistura com paisagens naturais e onde o encanto das aldeias tradicionais se mistura com espetaculares praias desertas.

 

A Ascensão do Homem

RTP2, quarta e quinta, 12 e 13 de julho, 23h00

Série documental

Há trinta milhões de anos surgiu na Terra um novo grupo de criaturas: os grandes símios. Das suas fileiras surgiu uma família, dotada de habilidades excecionais, que mudaria para sempre a face do mundo. Esta é a saga das nossas origens, contada através da história de uma família, uma jornada épica sobre a qual as últimas descobertas científicas lançam uma nova e emocionante luz.

Doze mil anos atrás, o ser humano emerge da pré-história e lança as bases das primeiras civilizações. O Homo sapiens, em alguns milhares de anos, tornou-se sedentário e inventou a agricultura, a pecuária, o comércio, a roda, as ligas metálicas, as religiões, a escrita, a arquitetura. Construiu cidades e imaginou uma sociedade complexa, organizada e hierárquica. O documentário de Jacques Malaterre percorre as muitas adversidades que o aguardam: as primeiras guerras, as epidemias, a fome. Mas o Homo sapiens continua incansavelmente a construir a sociedade que hoje é a nossa. A consciência do outro, do futuro e da humanidade fazem agora parte dos seus deveres. Esta é a história dos grandes momentos que conduziram, ao longo dos séculos, ao nosso nascimento.

 

O Inverno é Muito Longo e o Verão pode não dar para Tudo

RTP2, quinta, 13 de julho, 13h00

Documentário

Vera Abreu retrata a convivência entre pescadores, banhistas e surfistas na Praia da Arrifana.

Ti Raul, de 93 anos de idade, é o mariscador mais velho do concelho de Aljezur. Guardião da memória da história da fixação dos pescadores na baía da praia da Arrifana, conduz-nos através da sua vivência pessoal e familiar ao Portinho da Arrifana e à comunidade piscatória onde o filho Giló e o neto Eugénio continuam a praticar as artes ancestrais da pesca artesanal para ganhar o pão de cada dia. A azáfama diária do vai vem dos barcos e da descarga do peixe para a lota local convive com o apito dos monitores de surfistas, no vai vem das ondas do mar que partilham em comum, enquanto um sininho ao longe na praia anuncia a chegada das bolas de Berlim para delícia dos banhistas veraneantes.

 

A Cidade Medieval de Rocamadour

RTP2, quinta, 13 de julho, 20h35

Documentário

Rocamadour é uma cidadela medieval de tirar o fôlego, construída na encosta de um penhasco no centro da França nas fronteiras do Maciço Central. Desafiando as leis da gravidade, equilibrada na rocha, eleva-se a 364 metros, 40 metros mais alto que a Torre Eiffel. Rocamadour deve a sua fama, principalmente, ao fabuloso tesouro que encerra. Nove séculos após a sua fundação, o documentário revela os segredos de uma gigante da fé, célebre pelas proezas técnicas e lendas extraordinárias.

 

Amores que Matam (2ª temporada)

RTP2, quinta, 13 de julho, 22h00

Série

Um thriller intenso sobre os segredos que as famílias guardam e que, uma vez partilhados, podem separá-las para sempre. Val acha que está segura. Outra pessoa assumiu a culpa do assassinato do marido, Denis. Mas um bater à sua porta envia ondas de choque pela família. Diante deles está o filho secreto de Denis, Finn. Situada na Irlanda, no meio da costa selvagem e das maravilhosas paisagens do Condado de Clare, esta é uma história sobre como os segredos podem destruir uma família.

 

Itália, Os Lagos Românticos

RTP2, sexta, 14 de julho, 20h35

Documentário

No norte da Itália, o sopé dos Alpes abriga alguns lagos magníficos. Perto de Milão, o Lago Maggiore e o mítico Lago Como são fascinantemente belos e majestosos, enquanto perto de Verona, os Lagos Garda e Iseo irradiam uma atmosfera sedutora. Com uma história única e tradições vivas, cada um deles manteve a sua alma original. Do Piemonte ao Vêneto, o documentário é uma escapadela à doçura da vida dos lagos italianos e à promessa de passeios inesquecíveis.

 

Superior (2021)

RTP2, sexta, 14 de julho, 23h00

Filme

Filme da norte-americana Erin Vassilopoulos sobre duas irmãs gémeas que se reencontram inesperadamente, alterando para sempre a trajetória das suas vidas.

Em fuga, Marian decide regressar à sua terra natal para se esconder no único lugar que sabe ser seguro: a casa onde passou a infância. Aí reencontra a irmã gémea Vivian, com quem não fala há seis anos. Vivan é uma dona de casa cujo casamento está à beira de fracassar. Embora sejam gémeas idênticas, vivem vidas opostas. O misterioso regresso de Marian transforma a rotina de Vivian, e as duas irmãs precisam reatar a relação e reconciliar-se. Porém, o passado assombroso de Marian acaba por alcançá-la. Os mundos tão distintos e separados das duas irmãs colidem, colocando-as em perigo e alterando para sempre a trajetória das suas vidas.

 

Festival ao Largo

RTP2, sábado, 15 de julho, 22h00

Concerto

A Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestrina Joana Carneiro, juntamente com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, apresentam um concerto dedicado à obra do célebre compositor norte-americano George Gershwin. O programa arranca com a interpretação da icónica "Rhapsody in Blue", escrita em 1924 para uma banda de jazz, mas que pela sua perfeição adquire uma flexibilidade adaptável aos mais diversos arranjos, do piano - interpretado por Mário Laginha - à grande orquestra, misturando elementos de jazz e de música clássica. Segue-se a interpretação de um excerto da ópera "Porgy & Bess", composta em 1935, debruçada sobre questões de pobreza, racismo e desigualdade social, que conta com as vozes da soprano Sílvia Sequeira e do barítono André Baleiro.

 

Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente (2019)

RTP2, sábado, 15 de julho, 23h35

Filme

Filme do cineasta português Tiago Durão ("Alice", "Nova Iorque e Outras Histórias"), a partir de textos de Federico Garcia Lorca, Luís Vaz de Camões e George Buchner.

Numa pequena aldeia rural do interior de Portugal, chegam pessoas de toda a região trazidas pelo dobrar dos sinos de um velório. Maria é uma jovem daquela aldeia, insatisfeita com o casamento com João, que nunca lhe deu um filho, o seu maior desejo. Por causa do funeral, chega Carlos do Rosário. A sua chegada e o comportamento emancipado de Maria geram desconfiança nos demais. Maria, mulher séria, bela e virtuosa, amada por todos os homens da aldeia e odiada por todas as mulheres, desperta em João a fraqueza do ciúme e em Carlos a fraqueza de um amor antigo.

 

Sanditon (2ª temporada)

RTP2, domingo, 16 de julho, 22h00

Série

Nove meses depois do final da primeira temporada, a pacata vila costeira de Sanditon cresce em popularidade e está repleta de animação, romance e intriga. Depois de uma partida emocionada, Charlotte Heywood regressa à bela estância de férias costeira. O tempo tende a curar a maioria das feridas e, apesar da mágoa, a vida de Charlotte segue em frente e a jovem atrai a atenção não de um, mas de dois novos pretendentes. Mas Charlotte não veio sozinha; veio acompanhada da sua espirituosa irmã mais nova, Alison, que está em busca de sua própria história de amor. Enquanto isso, Georgiana Lambe, prestes a completar 21 anos de idade, está mais motivada do que nunca a forjar a sua própria identidade. Independente, franca e rebelde como sempre, vê-se novamente em apuros em nome do amor. Mas será que vale a pena? O empresário e grande visionário de Sanditon, Tom Parker, esforça-se para reconstruir e fazer renascer Sanditon. Mas entre problemas imprevistos e os segredos e mentiras dos disfuncionais Denhams, que continuam a perturbar os habitantes locais, a sua tarefa não é fácil. Enquanto isso, o Exército chega a Sanditon, onde instala a sua base, e traz novos romances e amizades que agitam a pitoresca estância de férias costeira.

 

Lighthouse Family em Concerto no Baloise Session

RTP2, domingo, 16 de julho, 22h55

Concerto

Na Grã-Bretanha, elegantes compositores de canção são idolatrados e apreciados há décadas. O duo Lighthouse Family é mestre nesta grande arte e uma luz brilhante no universo pop do Reino Unido. A sua marca registada: canções sensíveis e instigantes, como "Lifted" ou a mais recente "Blue Sky In Your Head". Após uma longa pausa, o duo desfruta de um regresso espetacular com o primeiro álbum de estúdio em 18 anos.