Cartaz de cinema

Destaques da programação do 16.º LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival

Publicado em 13 Out. 2022 às 17:21, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Destaques da programação do 16.º LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival

A programação foi hoje anunciada em conferência de imprensa, no Palácio Nacional de Queluz.

Entre 10 a 20 de novembro, regressa para a 16.ª edição o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, repartido por quatro espaços, o Cinema Nimas e o Teatro Tivoli, em Lisboa, o Centro Cultural Olga Cadaval e o Mu.Sa Museu das Artes de Sintra, em Sintra.

A Selecção Oficial em Competição conta com 11 filmes, de várias cinematografias, da Europa à Ásia e África.

"Beyond the Wall", o iraniano Vahid Jalilvand, esteve na competição de Veneza e em Toronto. Segue o drama de Ali, um homem cego que tenta cometer suicídio, mas é interrompido pelo porteiro do seu prédio. O homem avisa-o que a polícia está à procura de uma mulher fugitiva escondida algures no edifício. Aos poucos, Ali descobre que a mulher procurada, Leila, está dentro do seu apartamento. Em vez de a denunciar, torna-se emocionalmente próximo dela. Numa forma de fugir à sua realidade, percebe que ajudar esta mulher lhe permite refugiar-se da sua mente perturbada.

"El Agua", da espanhola Elena López Riera, presente na Quizena dos Realizadores em Cannes e em Toronto, começa no verão, numa pequena aldeia do sudeste espanhol. Uma tempestade ameaça fazer com que o rio que atravessa a localidade transborde novamente. Um grupo de jovens procura aguentar o aborrecido verão na aldeia. Conversam, fumam, dançam e seduzem-se. Nesta atmosfera eléctrica que antecede a tormenta, Ana e José vivem um romance esperando pelo inevitável início da tempestade.

"Goutte d'Or", outro filme vindo da seleção oficial de Cannes, do francês Clément Cogitore, conta a história de Ramsés, que trabalha como vidente num  multicultural bairro parisiense. Quando um gangue de jovens conflituosos começa a aterrorizar os habitantes locais, o equilíbrio do seu próspero negócio e de toda a vizinhança é posto em causa. Até ao dia em que Ramsés percebe que tem de ter uma nova atitude.

"Le Bleu du Caftan", da marroquina Maryam Touzani, com presenças em Cannes, Toronto e Londres, lança um olhar sobre a vida de Halim e Mina, um casal proprietário de uma loja de caftãs na medina de Salé, em Marrocos. Ela atende as clientes e ele é um maalem, um exímio alfaiate, dos raros que ainda praticam a tradicional arte do bordado e da costura à mão. Na vida do casal há um segredo. Uma doença grave de Mina e a chegada de um jovem aprendiz vêm perturbar este equilíbrio. Unidos por um grande amor, cada um vai ajudar o outro a enfrentar os seus medos.

"Leila's Brothers", do iraniano Saeed Roustayi, competiu em Cannes e recebeu o prémio da FIPRESCI, a associação internacional de críticos de cinema. O filme narra a história de Leila que, aos 40 anos, passou a vida a tomar conta dos pais e dos quatro irmãos. A família discute constantemente e está afundada em dívidas, num país onde as sanções económicas internacionais afectam a qualidade de vida. Enquanto os irmãos tentam sobreviver, Leila quer criar um negócio para salvar a família da pobreza e descobre que o pai Esmail esconde uma herança do resto da família. Esta descoberta vai lançar o caos na já frágil dinâmica familiar e colocá-los cada vez mais perto da implosão.

O cinema português estará representado na competição do LEFFEST por "Nação Valente", de Carlos Conceição, duplamente distinguido em Locarno com os prémios Europa Cinemas Label e Júri Jovem. Uma fábula que faz regressar a 1974. Após anos de guerra colonial, os portugueses e os seus descendentes fugiram de Angola, onde grupos nacionalistas gradualmente reivindicaram o território. Uma rapariga angolana descobre o amor e a morte quando o seu caminho se cruza com o de um soldado português enquanto um grupo de militares permanece barricado e isolado atrás de um muro, determinado a continuar a luta, ancorado aos ideais de defesa da Pátria.

Do italiano Mario Martone surge "Nostalgia", baseado no livro de Ermanno Rea, que integrou a secção competitiva da mais recente edição do Festival de Veneza. Após ter passado 45 anos entre o Médio Oriente e África, Felice Lasco regressa à cidade natal, Nápoles, para cuidar da mãe, que se encontra doente. À medida que percorre as ruas do seu bairro de infância, vai reencontrando pessoas e reconhecendo os códigos e a linguagem daquele lugar para enfrentar um passado que o consome.

"Padre Pio", do americano Abel Ferrara, filme exibido na Giornate degli Autore em Veneza, leva o espectador ao fim da Primeira Guerra Mundial quando os jovens soldados Italianos regressam a San Giovanni Rotondo, uma localidade pobre com uma tradição de violência e submissão à Igreja e aos seus ricos proprietários. As famílias estão desesperadas e os soldados que regressaram estão exaustos, física e psicologicamente. Ao mesmo tempo, chega a San Giovanni o Padre Pio, para iniciar a pregação num pequeno mosteiro, evocando uma aura de carisma, santidade e visões épicas de Jesus, de Maria e do próprio Diabo. A véspera das primeiras eleições livres em Itália prepara o palco para um terrível acontecimento: um evento apocalíptico que mudará o curso da História.

Do Cazaquistão chega "Poet", de Darezhan Omirbayev, filme da competição oficial de Berlim, em 2021, e prémio de melhor realização no Festival  de Cinema de Tóquio. Didar é um poeta absorvido pelo trabalho diário num pequeno jornal. Nestes tempos de consumo em massa, do triunfo dos conteúdos digitais, da comercialização e das redes sociais, são raros os que ainda se interessam pela poesia. Ao ler a história de um célebre poeta cazaque do séc. XIX, executado pelo poder, Didar fica profundamente abalado e reconhece, ao mesmo tempo, a dureza e a exigência da sua vocação. Convidado para uma leitura numa cidade de província, Didar sente-se dilacerado entre a dor e a alegria, entre os seus êxitos e os seus fracassos.

Animação experimental, realizada pelo russo Alexander Sokurov, "Fairytale", descreve conversas no purgatório entre Adolf Hitler, Benito Mussolini, Joseph Stalin, e Winston Churchill, utilizando filmagens de arquivo e tecnologia deepfake.

Por fim, "Return to Dust", do chinês Ruijun Li, que também esteve presente no início de ano na competição do Festival de Berlim, acompanha as vidas difíceis de Ma e Guiying. Ele é um agricultor reticente, o último da sua família a permanecer solteiro; ela é deficiente, infértil e já ultrapassou há muito o que se considera ser a idade para casar na China rural. O seu casamento arranjado, unindo duas pessoas habituadas ao isolamento e à humilhação, parece forçá-las a uma relação que tem tudo para piorar a vida de ambas. Em vez disso, agarram a oportunidade de se erguerem acima de si próprios e descobrirem o seu destino comum.

Fora de Competição com Cronenberg, Frears e Skolimowski

Crimes of the Future (2022)

Na Selecção Oficial fora de Competição, surgem filmes que estiveram nos mais importantes festivais de cinema. São dezassete títulos com a porta aberta à entrada de mais duas ou três novidades.

É desta secção que sai o filme de abertura do festival, a cargo de "Crimes of the Future", de David Cronenberg que estará presente na sessão para falar sobre o seu cinema; e "The Lost King", de Stephen Frears, outra presença confirmada, assim como Jerzy Skolimowski que apresentará "EO", galardoado com o prémio do Júri no Festival de Cannes deste ano.

A estes títulos jutam-se "Armageddon Time", de James Gray, e "White Noise", de Noah Baumbach, adaptação do romance homónimo de Don DeLillo.

Outros títulos quem merecem destaque incluem as obras mais recentes de Park Chan Wook (Decision to Leave), e Koreeda Hirokasu (Broker), filmado na Coreia com o actor de "Parasitas" e o Leão de Ouro de Veneza, "All the Beauty and the Bloodshed", de Laura Poitras.

Olivier Assayas será o presidente do Júri desta edição. A acompanhá-lo estarão a cineasta do movimento L.A. Rebellion Julie Dash, o arquitecto francês Rudy Ricciotti e a actriz portuguesa Joana Ribeiro.

O movimento L.A. Rebellion, surgido nos anos 60, inovador e revolucionário, esteve atento às vivências das comunidade afro-americana no EUA e reuniu uma série de realizadores associados à UCLA. O LEFFEST organiza uma restrospectiva abrangente dos filmes do movimento, uma exposição, e reúne pela primeira vez na Europa os seus nomes de proa: Charles Burnett, Billy Woodberry, Julie Dash, Ben Caldwell e Haile Gerima, que acompanharão os filmes e participarão em várias conversas.

Estão também previstas mais duas retrospetivas, dedicadas a Jim Carrey e Sérgio Tréfaut.

Romper as Grades

César Deve Morrer

Outra das traves mestras desta edição, é o programa especial "Romper as Grades", que visa dar a conhecer as vivências nas prisões e aproximar o cinema dos reclusos, com um conjunto de eventos, a começar com  um debate com Angela Davis,  professora e ensaísta, autora de obras como "A Liberdade é uma Luta Constante", ou "As Prisões Estão Obsoletas?".

Recentemente foi uma das autoras da obra colectiva, "Abolition. Feminis. Now." a par, entre outras de Gina Dent, que também estará presente.

Para além de um ciclo de filmes (com destaque para a apresentação de "Fome", de Steve McQueen, pelo actor Michael Fassbender) e vários debates, concertos e um espectáculo de dança coreografado por Olga Roriz, com um corpo de bailarinos reclusos do Estabelecimento Prisional do Linhó, este programa terá uma extensão aos EPs do Linhó e de Tires, com a projecção de filmes seguidos de conversas com alguns convidados do festival.

Sessões especiais com a memória de Raúl Ruiz e Marcel Proust

Combate de Amor em Sonho

Nas Sessões Especiais do LEFFEST estão previstos dois workshops com o realizador romeno Cristian Puiu e a exibição de vários excertos de filmes seus.

A série de Olivier Assayas, "Irma Vep", terá sessões apresentadas pelo realizador e pela actriz Alicia Vikander e uma conversa com John Malkovich, seguida da exibição do filme "O Tempo Reencontrado", de Raúl Ruiz, assinalará o centenário da morte de Marcel Proust.

Ainda espaço para uma conversa com o actor Melvil Poupaud, seguida da exibição do filme "Combate de Amor em Sonho", também de Raúl Ruiz; a exibição de "Christophe… Définitivement", sobre o cantor Christophe, com apresentação de Dominique Gonzalez-Foerster, co-realizadora do filme; uma conversa sobre o cinema de David Cronenberg, seguida da exibição de "eXistenZ"; e a celebração do centenário do pintor Lucian Freud, à conversa com a sua filha Bella Freud e a exibição de um documentário e materiais inéditos sobre o pintor.