Cartaz de cinema

Destaques da programação de Natal e Ano Novo na RTP

Publicado em 20 Dez. 2021 às 21:14, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Destaques da programação de Natal e Ano Novo na RTP

Muito circo, a música de Lura, Wim Mertens e Gisela João, o cinema em português com a estreia em televisão de "A Metamorfose dos Pássaros" e horas de animação infantil, integram as propostas dos canais públicos para os próximos dias.

Além dos especiais de programas habituais da grelha da RTP, como o "Joker", o "Preço Certo", ou "The Voice", o alinhamento do primeiro canal da televisão pública para o Natal e Ano Novo inclui muito circo, música com André Rieu, Lura e o tradicional Concerto de Ano Novo de Viena, e cinema com a comédia romântica "Viram-se Novamente Gregos Para Casar", e o thriller de ação "The Gentlemen - Senhores do Crime".

Na RTP2, haverá muito cinema infantil, mas também a comédia bem adulta "Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte" e a estreia em televisão de "A Metamorfose dos Pássaros", o premiado e muito elogiado filme da cineasta portuguesa Catarina Vasconcelos. Ainda o clássio da quadra "O Quebra-Nozes", e concertos de Wim Mertens, Andrea Bocelli com David Foster, e do Coro Gulbenkian no Panteão Nacional.

RTP1


CIRCO DE NATAL RTP

24 dezembro, 21h15

Espectáculo do Circo Victor Hugo Cardinali com a presença de Sílvia Alberto, José Carlos Malato, Sónia Araújo, João Paulo Rodrigues e Carlos Daniel.

27th INTERNATIONAL MASSY CIRCUS

25 de dezembro, às 14h15

Reconhecido mundialmente, o Festival Internacional de Massy Circus traz atuações tradicionais e modernas com artistas de todo o mundo que se apresentam perante um júri internacional composto por profissionais circenses.

ANDRÉ RIEU – NATAL EM CASA

25 dezembro, 16h30

Em dezembro de 2019, pela primeira vez, André Rieu e a Orquestra Johann Strauss deram um concerto mágico na sua cidade natal, Maastricht, com canções de Natal e valsas românticas.

FESTIVAL MUNDIAL DO CIRQUE DE DEMAIN

25 dezembro, 23h45

Acontece todos os anos no final de janeiro. Cancelado devido à pandemia, foi criado um espetáculo diferente, sem público e sem competição, que reúne, num lugar mágico, artistas de diversos países europeus, vencedores dos festivais dos anos anteriores.

8th INTERNATIONAL BAYEUX CIRCUS FESTIVAL

2 de janeiro, às 14h15

O Festival Internacional do Circo de Bayeux convida o público a conhecer as fantásticas atuações de artistas de todo o mundo.

VIRAM-SE NOVAMENTE GREGOS PARA CASAR

25 de dezembro, às 24h00

Comédia romântica que continua a história iniciada por Joel Zwick em 2002, com Nia Vardalos, John Corbett, Michael Constantine, Elena Kampouris e Lainie Kazan nos papéis principais.

Toula e Ian são hoje uns dedicados pais de uma jovem bonita e independente que em breve iniciará os estudos universitários, mas que quase sufoca com os excessivos cuidados da ruidosa família Portokalos. Ao perceberem que o seu rebento está a tornar-se uma mulher e que, não tarda, seguirá a sua vida, Toula e Ian deparam-se com algumas dificuldades em gerir a sua própria relação. É então que os Portokalos descobrem algo inesperado: o sacerdote que celebrou o casamento de Maria e Gus - pais de Toula - esqueceu-se de assinar a papelada. Para todos os efeitos, eles não são verdadeiramente casados. Claro que ninguém poderia perder a oportunidade para organizar mais um casamento grego, com tudo o que isso implica...

THE GENTLEMAN – SENHORES DO CRIME

1 de janeiro, às 23h45

Filme escrito e realizado por Guy Ritchie, com Matthew McConaughey, Charlie Hunnam, Henry Golding, Michelle Dockery, Jeremy Strong, Eddie Marsan, Colin Farrell e Hugh Grant.

O norte-americano Mickey Pearson chega a Londres decidido a vender o seu negócio milionário e viver despreocupadamente de rendimentos, ao lado de Rosalind, a sua belíssima esposa. Contudo, por ser bastante cobiçado e estar relacionado com drogas ilegais, o negócio em questão vai envolver criminosos de toda a espécie e grau, desencadeando intrigas, chantagens, conspirações e homicídios.

LURA – 25 ANOS DE CARREIRA NO COLISEU DOS RECREIOS

28 de dezembro, às 22h15

O Coliseu dos Recreios recebeu, pela primeira vez, a voz portuguesa que embala a saudade cabo-verdiana. Temas perpétuos como "Na Ri Na", "Nha Vida" ou "Moda Bô", o tema da autoria da cantora dedicado à diva Cesária Évora, são assim ouvidos na emblemática sala de espetáculos lisboeta. A atuação marcou também uma importante viragem na carreira de Lura, já que trouxe o aguardado novo álbum.

CONCERTO DE ANO NOVO DE VIENA

1 de janeiro, às 10h30

Uma seleção das melhores valsas, polcas e marchas de Strauss e dos seus contemporâneos, fazem parte deste concerto no Musikverein, em Viena.

RTP2

O QUEBRA-NOZES

24 de dezembro, às 22h55

Eterno clássico de Tchaikovski, apresentado na coreografia do coreógrafo soviético Vasily Vainonen, sob a direção de Andreas Morell.

WIM MERTENS: MISTY FEST 2021

31 de dezembro, às 01h05

Concerto do compositor e pianista belga no Fórum de Braga. Wim Mertens é uma das mais emblemáticas figuras da música contemporânea, um artista com uma obra de referência que se espalha por quatro décadas de intensa criatividade. Para assinalar devidamente tão importante marca de carreira, Wim Mertens lançou o CD quádruplo "Inescapable", que reuniu 61 composições, entre marcos do seu percurso de 40 anos, gravações ao vivo de alguns dos mais aplaudidos clássicos e peças inéditas. Esse é o mote para uma digressão mundial, um espetáculo especial em que pretende apresentar interpretações dos momentos mais apreciados da sua longa discografia. Acompanhado por dois músicos (violinista e violoncelista), o pianista e compositor belga viajará pelos marcos de "Inescapable" bem como algumas das peças de "The Gaze of the west", a sua mais recente obra. E é desta música, que eleva o espírito e alma, que traduz os tempos, que inspira o que de melhor existe em nós, que todos precisamos no mais estranho de todos os momentos da História.

AMIGOS AMIGOS, TELEMÓVEIS À PARTE

31 de dezembro, às 23h30

Comédia dramática do cineasta italiano Paolo Genovese. Sete amigos de longa data juntam-se para um jantar. Tudo corre na perfeição até alguém ter uma ideia inusitada: deixar os telemóveis em cima da mesa e partilhar todas as chamadas ou mensagens que forem sendo recebidas. Apesar de relutantes, todos aceitam, dispostos a provar que nada têm a esconder. Assim, de um momento para o outro, o que prometia ser um jantar aprazível transforma-se num desfilar de segredos e mentiras que inesperadamente transforma um grupo de amigos íntimos em perfeitos desconhecidos...

A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS

1 de janeiro, às 17h30

Longa-metragem da realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos que tem somado distinções em vários Festivais, destacando também a nomeação para os Óscares. O filme mistura documentário e ficção e retrata a história da família da realizadora, com especial foco na avó paterna, que nunca chegou a conhecer, e na própria mãe. Catarina Vasconcelos explica que é um trabalho "sobre a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães. As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele

que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade".

GISELA JOÃO APRESENTA AURORA

25 de dezembro, às 21h30

Gisela João apresenta "Aurora", o novo disco que editou em abril deste ano sob o aplauso unânime da crítica. Um trabalho que representa um novo capítulo na carreira da artista, por apresentar essencialmente canções originais e por ser o disco em que se estreia como letrista e compositora. Este álbum assinala ainda a produção em parceria com Michael League, dos premiados Snarky Puppy, e Nic Hard, responsáveis pelas surpreendentes texturas que envolvem o seu Fado em ambientes contemporâneos de inequívoco bom gosto. Muito mais do que um concerto, é uma experiência intensa e vibrante que oscila entre a dor e a alegria.

ANDREA BOCELLI & DAVID FOSTER – O MEU NATAL

26 de dezembro, às 18h05

Um espetáculo musical que junta a voz de Andrea Bocelli aos exuberantes arranjos de David Foster. Gravado no Kodak Theatre em Los Angeles, o concerto conta com convidados especiais, como Natalie Cole, Mary J. Blige, Reba McEntire, Katherine Jenkins e até mesmo os Marretas, para apresentar algumas das mais belas canções de Natal, incluindo "White Christmas", "Santa Claus is Coming to Town", "Jingle Bells" e "Noite Feliz".

DIÁLOGOS IMPROVÁVEIS

26 de dezembro, às 19h10

Concerto do Coro Gulbenkian no Panteão Nacional. No espaço e na acústica generosa deste monumento nacional, "Diálogos Improváveis" contrapõe estilos e linguagens musicais contrastantes: Tchaikovsky e Rachmaninov, expoentes máximos da grande música russa, com a sua densa polifonia; os ingleses Byrd, Tallis, Weelkes e Purcell, e ainda Elgar e Holst, com a sua transparência e subtileza; e também o compositor alemão Johannes Brahms, com um dos seus mais grandiosos motetes, obra- prima da música coral oitecentista. Em dois momentos, a expressão vocal será pontuada por peças que exploram o potencial expressivo e técnico da flauta transversal, com Amália Tortajada a interpretar peças de Nielsen e Varèse.

OVELHA CHONÉ – O VOO ANTES DO NATAL

4 de dezembro, às 19h50

Neste Natal, nada nem ninguém vai impedir a Ovelha Choné de arranjar umas meias de Natal maiores... E para isso toda a quinta embarca numa aventura natalícia com direito a trenó e tudo!

A CARTA DE NATAL

24 de dezembro, às 20h15

Henry vai fazer tudo para encher o coração de Miss Brown com a alegria do espírito natalício! Uma história comovente que nos conta como os esforços de Henry, um menino de oito anos, trazem a alegria tão necessária à vida de uma senhora idosa e solitária na época natalícia.

NIKO E O PEQUENO TRAQUINAS

25 de dezembro, às 09h50

Filme de animação para a toda a família que segue as aventuras de Niko, uma simpática rena voadora. A jovem rena tem de lidar com as várias mudanças na sua vida depois da mãe voltar a casar e ganhar um meio-irmão, Joni. Niko preferia que o irmão não existisse na sua vida e um dia o seu desejo torna- se realidade...

SNOW – UMA VIAGEM HEROICA

25 de dezembro, às 12h00

Kiara, uma destemida órfã e a sua doninha de estimação, para chegarem à malévola Rainha da Neve, terão que atravessar um deserto gelado e enfrentar os mais variados vilões, nomeadamente a tresloucada Madame das Flores e o desesperado Rei. Pelo caminho irão encontrar uma inesperada ajuda... de um troll, Orm!

SNOW – O ESPELHO DA RAINHA

25 de dezembro, às 13h50

A Rainha da Neve está de volta e desta vez vai fazer com que o feitiço se vire contra o feiticeiro. Kiara, Kai e Orm têm novas aventuras e um grande desafio pela frente. Será que a amizade que os une vai ser forte o suficiente?

SNOW – A PEDRA DOS DESEJOS

26 de dezembro, às 10h05

Continuamos a seguir de perto a aventura dos irmãos Kiara e Kai. A sua missão ainda não acabou e agora o seu maior sonho é encontrarem os pais e reunirem a sua família. Vão embarcar numa nova viagem e envolver-se em incidentes inesperados que poderão resultar no regresso da Rainha da Neve. Desta vez, vão mesmo precisar da ajuda dos amigos para salvar o mundo de um desastre global!

SNOW – OS DOMÍNIOS DO ESPELHO

26 de dezembro, às 11h45

O Rei Harald odeia magia e decide isolar todos os Mágicos nos Domínios do Espelho. Desta forma, a última esperança para o Universo da Magia, é Kiara. Ela terá de descobrir os seus verdadeiros poderes e salvar a sua família, todos os mágicos e a própria magia!

O TIGRE QUE VEIO TOMAR CHÁ

26 de dezembro, às 14h50

A história de um tigre misterioso que aparece sem avisar em casa da jovem Sophie e se faz convidado para o chá da tarde. Sophie e a mãe observam fascinadas enquanto o tigre, com o seu apetite insaciável, come tudo o que elas têm em casa. Sophie fica absolutamente encantada com o caos que o tigre traz, enquanto a mãe fica a imaginar o que o tigre comerá de seguida...