Cartaz de cinema

Destaques da programação da RTP2 (semana de 18 a 24 dezembro 2017)

Publicado em 15 Dez. 2017 às 17:01, por , em Notícias de Televisão e Séries

Destaques da programação da RTP2 (semana de 18 a 24 dezembro 2017)

Esta semana, a RTP2 estreia a 2ª temporada da série policial sueca "A Teia", que promete mistério, traição e vingança. Apresenta a minissérie "Mistério na Ópera" sobre misteriosos assassinatos que marcaram a cidade francesa do séc. XIX e exibe os filmes "Doméstica", do cineasta brasileiro Gabriel Mascaro, que lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no Brasil, "O Clube", do cineasta chileno Pablo Larraín, uma poderosa história de culpa e negação no seio da igreja católica e recorda "Crónica dos Bons Malandros", do cineasta português Fernando Lopes, baseado no livro homónimo de Mário Zambujal.

 

Doméstica (2012)

Segunda, 18 de dezembro, 23h30

Filme

Documentário do cineasta brasileiro Gabriel Mascaro, que lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico e nos proporciona uma visão de um passado colonial que ecoa no Brasil.

Sete adolescentes de diferentes cidades assumem a missão de filmar, durante uma semana, a vida quotidiana das suas empregadas domésticas. A partir desses registos em bruto, Gabriel Mascaro realiza um filme que é muito mais do que o retrato de uma profissão. As imagens revelam a relação complexa que existe entre empregadas e empregadores no local de trabalho, um ambiente familiar que proporciona uma situação ambígua de intimidade e poder. Um poderoso ensaio sobre afeto e trabalho num país onde o desenvolvimento económico não garantiu diversos direitos sociais fundamentais.

 

A Teia (estreia 2ª temporada)

Terça, 19 de dezembro, 22h00

Série

Numa visita de Estado a Estocolmo, a presidente dos Estados Unidos da América, Helen Tyler (Kim Cattrall), desaparece sem deixar rasto. A psicóloga criminal Inger Vik, e o seu companheiro Ingvar Nyman (Henrik Norlén) envolvem-se na investigação. Warren Shifford (Greg Wise), antigo chefe de Inger no FBI e aliado próximo da presidente, também se encontra em Estocolmo. A sua presença leva Inger a confrontar-se com dolorosos segredos do passado.

 

O Clube (2015)

Sexta, 22 de dezembro, 23h00

Filme

Poderosa história de culpa e negação do cineasta chileno Pablo Larraín. Filme vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim e nomeado para Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

Quatro padres moram juntos numa casa isolada de uma pequena vila à beira mar. Foram afastados e enviados para este lugar como penitência pelos seus pecados. Vivem sob um rigoroso regime e o olhar atento de uma freira. Mas o frágil equilíbrio é interrompido pela chegada de um quinto homem, um novo companheiro de desgraça, que trás memórias de um passado que todos julgavam ter deixado para trás.

 

Aprendiz de Natal (2016)

Sábado, 23 de dezembro, 16h40

Filme

Um filme do cineasta americano Fred Olen Ray, sobre uma jovem executiva que tem a difícil missão de encerrar uma pequena empresa nas vésperas de Natal.

Riley Thomas (Abigail Hawk) trabalha numa grande firma em Nova Iorque. Na época do Natal é enviada para uma pequena fábrica de vestuário em Vermont. A sua tarefa é fechar a empresa por falta de rentabilidade. Mas Riley apercebe-se que o negócio é o sustento da comunidade. Contrata para seu ajudante o já reformado fundador da empresa, Nick (Howard Hesseman), e todos pensam que Riley veio para salvar o negócio. A jovem acaba por se apaixonar pelo diretor da fábrica Wyatt Davis (David O'Donnell) e ajuda a criar uma nova linha de produção mesmo a tempo do Natal. À medida que as suas prioridades mudam e o amor floresce, Riley terá de enfrentar o diretor Preston Bullock (Chevy Chase) para conseguir salvar a empresa que era suposto fechar.

 

Slavas Snow Show (2010)

Sábado, 23 de dezembro, 18h05

Circo

O melhor do circo contemporâneo russo. Slavas Snow Show é um espetáculo universal e intemporal, que tem encantado e despertado a imaginação de audiências em todo o mundo.

Slava Polunin, o mais célebre palhaço contemporâneo, é um poeta e amante do palco. Os seus espetáculos estão entre os clássicos da moderna representação. O Slavas Snow Show é uma jornada visual e musical pelo universo do absurdo e do surreal. Com Slava e os seus ajudantes verdes a divisão entre palco e audiência é puramente imaginada: bolas de sabão, teias gigantes, tempestades de neve e inesperados objetos voadores encantam e divertem espetadores de todas as idades.

 

Mistérios em Paris - Mistério na Ópera (estreia)

Sábado, 23 de dezembro, 19h05

Minissérie

Paris, 1890. Quando a diva Eva Fontaine ensaia o papel de Carmen na Ópera de Paris, uma jovem aparece morta. Paul Santerre, maquinista e amante da filha da cantora, é o principal suspeito. Faustine Fontaine, que acredita na sua inocência, presta falsas declarações para o ilibar. O caso faz a primeira página de todos os jornais: "Quem é o assassino da Ópera?"

 

O Quebra-Nozes (estreia)

Sábado, 23 de dezembro, 22h05

Bailado

Uma interpretação moderna e colorida do clássico bailado de natal, numa criação do aclamado coreógrafo francês Jean-Christophe Maillot (Tours, 1960). O bailado que celebra o 30º aniversário de Les Ballets de Monte Carlo é uma homenagem ao Mónaco, cidade que o acolheu há mais de 20 anos.

O tradicional conto do Quebra-Nozes é reinventado num mundo mágico de sonhos e histórias que são contadas por uma magnífica companhia de dança e excêntricos cenários e figurinos. O coreógrafo concebeu um mundo onde tudo se torna possível e onde a dança pode superar as diferenças mais irreconciliáveis. As personagens mais icónicas que Jean-Christophe Maillot criou ao longo da sua carreira atravessam a peça e conjugam em palco os melhores amigos e demónios do coreógrafo.

 

Crónica dos Bons Malandros (1984)

Sábado, 23 de dezembro, 24h40

Filme

Comédia do cineasta português Fernando Lopes (1935-2012), baseada no livro homónimo de Mário Zambujal (Moura, 1936), que conta com um elenco de luxo do qual fazem parte Nicolau Breyner, Lia Gama, João Perry, Maria do Céu Guerra, Zita Duarte, António Assunção e Nuno Duarte. O filme junta uma série de referências que incluem a tradição policial, a comédia, a música ligeira e a banda desenhada.

Um grupo de amigos, que se dedica a pequenos assaltos, é subornado por um misterioso italiano que os leva a roubar obras de arte num museu de Lisboa. Entre os preparativos para o grande golpe vamos conhecendo os membros do grupo e os caminhos que os levaram à marginalidade. Chega o dia do tão esperado assalto mas as coisas acabam por não correr como o planeado.

 

Como Salvar o Pai Natal (2013) - estreia

Domingo, 24 de dezembro, 18h10

Filme de Animação

Em tempos que já lá vão, o Pai Natal trabalhava numa pequena oficina com a ajuda de alguns duendes. Mas, com o correr dos milénios, foi forçado a modernizar-se. Agora, os seus duendes mais astutos trabalham numa empresa chamada Santech onde desenvolvem tecnologias – um holograma para esconder o Pólo Norte, uma máquina do tempo que permite ao Pai Natal visitar todas as casas numa só noite e ajuda a entregar os brinquedos às crianças espalhadas por todo o mundo.

Bernardo é um duende cujo maior desejo é trabalhar na Santech, mas o seu destino é limpar os estábulos das renas. No entanto, todos os anos, na véspera de Natal, a Santech dá a cada um dos duendes a oportunidade de apresentar as suas próprias invenções e a possibilidade de se juntarem à elite.

Até agora, Bernardo nunca foi bem-sucedido mas este ano acredita que a sua nova invenção – um engenho que permite aceder às memórias natalícias mais felizes e revivê-las múltiplas vezes – poderá vir a realizar o seu maior desejo. Contudo, a invenção de Bernardo é partida por um duende curioso e o Pólo Norte fica sem eletricidade, o que faz desaparecer o holograma que o esconde.

Exposto ao mundo exterior, o Pólo Norte é avistado por Nevill Baddington, que tem um ressentimento de longa data contra o Pai Natal. Os Baddington, que possuem o Serviço Mais Rápido de Entregas Aéreas, estão decididos a roubar os segredos do Pai Natal e o único que os pode impedir é Bernardo.

 

Le Grand Concert de Noël (estreia)

Domingo, 24 de dezembro, 24h20

Concerto de Natal

As mais belas melodias de Natal num magnífico concerto pela Orquestra Filarmónica da Rádio França com convidados muito especiais.

Dirigida por Mikko Franck, a Orquestra Filarmónica da Rádio França, Coro Infantil e Coro da Rádio França interpretam as mais belas canções de Natal e grandes obras do reportório clássico. Um magnífico concerto no Pavilhão Baltard, em Paris, com os prestigiados solistas Omo Bello, Marie-Nicole Lemieux, Frédéric Antoun e Jean-Sébastien Bou e a participação especial de Natalie Dessay e Liat Cohen. O programa inclui "White Christmas", "We Wish You a Merry Christmas", "Ave Maria" de Gounod e excertos de O quebra-nozes de Tchaïkovski.

Intépretes:Omo Bello - Soprano/Marie-Nicole Lemieux - Contralto/Frédéric Antoun - Tenor/Jean-Sébastien Bou - Barítono/

Coro Infantil e Coro da Rádio França/Orquestra Filarmónica da Rádio França

Direção de Mikko Franck

Participação especial de: Natalie Dessay - Soprano/Liat Cohen - Guitarra