Cartaz de cinema

Destaques da programação da RTP2 (27 de novembro a 3 de dezembro 2017)

Publicado em 23 Nov. 2017 às 19:00, por , em Notícias de Televisão e Séries

Destaques da programação da RTP2 (27 de novembro a 3 de dezembro 2017)

A semana na RTP2 é preenchida com documentários, filmes, dança e muita animação.

Nos programas biográficos "Cruzeiro Seixas: o Vício da Liberdade" celebra o aniversário do poeta-pintor do Surrealismo; "Carta a uma Sombra" assinala os 30 anos do assassinato de Héctor Abad Gómez (1921-1987), médico colombiano e grande defensor dos direitos humanos; "Diário de Sintra", filmado há 10 anos, recorda os últimos momentos de vida do cineasta brasileiro Glauber Rocha, num período de intensa criatividade passado em Sintra com a família.

Entre as longas metragens,  "A Imagem Que Falta", do realizador Rithy Panh, é um filme sobre resiliência e memória que retrata o período da história do Camboja em que os Khmers Vermelhos estiveram no poder. "Tony Manero", do cineasta chileno Pablo Larraín, representa o Chile pós-ditadura ofuscado pelo que é estrangeiro;

O cinema português terá presença através de "Belarmino", o filme de estreia do cineasta português Fernando Lopes, que descreve a irónica trajetória de um campeão de boxe.

Abaixo, pode consultar em detalhe os destaques do fim-de-semana na RTP2.

 

Angry Birds da Vida Real (estreia)

Segunda, 27 de novembro, 15h30

Documentário

Os Angry Birds são muito populares, especialmente entre as crianças, mas existirão pássaros realmente irritados na natureza?

As aves lutam diariamente pela sobrevivência, para encontrar comida e abrigo, evitar o perigo e cuidar das crias. À medida que o ano avança, as aves enfrentam diferentes desafios. O inverno é a altura onde encontrar comida se torna cada vez mais complicado e para os que sobrevivem a primavera é a época de conquistar um parceiro, alimentar as crias, protegê-las dos predadores e prepará-las para abandonar o ninho no final do verão. Numa batalha sem fim não surpreende que existam alguns pássaros irritados…

 

A imagem que falta (2013) – estreia

Segunda, 27 de novembro, 23h30

Filme

Um filme sobre resiliência e memória, nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor o Prémio do Júri na secção "Un Certain Regard" do Festival de Cannes (2013).

Durante muitos anos, Rithy Panh procurou a imagem que faltava: uma fotografia tirada entre 1975 e 1979 pelos Khmers Vermelhos quando estavam no poder no Camboja. Por si só uma imagem não prova o genocídio mas encoraja-nos a pensar, a meditar ou a escrever a história. Panh procurou em vão nos arquivos, nos documentos antigos e nas zonas rurais do Camboja. O que propõe não é uma imagem, ou mesmo a procura de uma imagem, mas a imagem de uma busca: a busca que só o cinema permite realizar.

Nascido em 1964 no Camboja, o realizador Rithy Panh viveu de perto as atrocidades cometidas pelo regime Khmer Vermelho, liderado pelo ditador Pol Pot durante os anos de terror em que esteve no poder, entre 1975 e 1979. Nesses quatro anos terríveis, em que 1,7 milhões de cambojanos morreram de exaustão, tortura e malnutrição, Panh viu morrer toda a sua família. Com base na sua autobiografia, intitulada "The Elimination: A survivor of the Khmer Rouge confronts his past and the commandant of the killing fields", o realizador junta imagens de arquivo, fotografias, clipes de propaganda do Partido Comunista e recria a sua história pessoal, que é também um trecho importantíssimo da História do país. Para representar os familiares e outros prisioneiros dos campos de trabalho forçado, usa centenas de bonecos de barro cuidadosamente esculpidos e pintados por Sarith Mang, que seguem a ação narrada pelo ator cambojano Randal Douc.

 

Lagos Alpinos (estreia)

Terça, 28 de novembro, 15h30

Documentário

Um documentário de Sigurd Tesche sobre o fascinante mundo dos lagos alpinos. No centro da Europa, um manto de gelo e neve sem fim cobre a cordilheira dos Alpes. Um ambiente tão frio como o Ártico que alberga, nas suas elevadas altitudes, um mundo misterioso de lagos. Um fascinante documentário que nos leva por este ambiente gelado e desconhecido, de extraordinária beleza e diversidade.

 

Inverno Encantado (estreia)

Quarta, 29 de novembro, 15h30

Documentário

O inverno é uma época plena de magia mas para a vida selvagem é um tempo de dificuldade e de extraordinária resistência. Quando o inverno chega e a neve cobre a paisagem a magia paira no ar. Para muitos o inverno é um momento de festividades mas na natureza é um período difícil onde são necessárias todas as capacidades de adaptação para sobreviver. Existem muitos perigos a enfrentar e a escassez de alimento é um desafio. Um documentário de Phil Coles sobre as adversidades do inverno e a notável capacidade de resiliência da vida selvagem.

 

Nos interstícios da realidade ou O cinema de António de Macedo

Quarta, 29 de novembro, 23h00

Documentário

Uma história do cinema português que faltava contar. Um documentário de João Monteiro sobre a vida e obra de António de Macedo (1931-2017), um dos mais ativos cineastas da geração do Novo Cinema português.

Um dos cineastas mais prolíficos, António de Macedo ajudou a fundar o movimento do "Novo Cinema Português", com o filme "Domingo à Tarde". A ousadia estética de filmar "A Promessa", baseado na obra de Bernardo Santareno, como um western, aliado ao sucesso público, provocou uma clivagem irreversível junto da crítica. Interessado em explorar as possibilidades tecnológicas e em desenvolver um cinema de cariz fantástico, António de Macedo tem uma obra difícil de classificar. Lutou arduamente contra os cortes que a censura lhe impôs, antes e depois do 25 de abril, e com a Igreja Católica, que tentou impedir a estreia de "As Horas de Maria" o que tornou o "blasfemo" filme português no mais polémico de sempre. Experimentou a alegoria esotérica em "O Princípio da Sabedoria", o sobrenatural em "Os Abismos da Meia-Noite" e a ficção-científica em "Os Emissários de Khalôm", filmes recebidos sempre com entusiasmo pelo público mas com desprezo pela crítica. Desistiu de filmar nos anos 90, após sucessivas recusas de subsídios estatais.

 

Ursos: Ensinamentos Básicos (estreia)

Quinta, 30 de novembro, 15h30

Documentário

Três jovens ursos, de três diferentes espécies, aprendem as regras "essenciais dos ursos" e encontram caminho num mundo em constante mudança. O documentário acompanha o desenvolvimento de três jovens ursos de três espécies diferentes, urso polar, urso pardo e urso preguiça ou urso beiçudo, à medida que vão descobrindo o mundo. Observamos como as mães lhes ensinam as competências necessárias para a sobrevivência, em paisagens completamente diferentes, e os muitos perigos que têm de enfrentar. As suas jovens vidas são plenas de aprendizagem, momentos de muita ternura e de perigos ameaçadores. Ao longo de três anos, e apesar das dificuldades e das perdas, os pequenos ursos provam as suas capacidades e aprendem os Ensinamentos Básicos dos Ursos.

 

Carta a uma sombra (2015) - estreia

Quinta, 30 de novembro, 23h00

Documentário

Quando passam 30 anos sobre o assassinato de Héctor Abad Gómez (1921-1987), médico colombiano, pioneiro no campo da saúde pública e grande defensor da igualdade social e dos direitos humanos, a RTP2 apresenta o documentário "Carta a uma sombra" que relata a sua história e a violência política na Colômbia.

Héctor Abad Gómez foi assassinado a sangue frio em 1987, silenciado pela sua forma de pensar e denúncias contra grupos paramilitares que cometeram crimes políticos. Realizado pela sua neta Daniela Abad  e por Miguel Salazar, o documentário reconstrói a história do livro "Somos o Esquecimento que Seremos" de Héctor Abad Faciolince sobre a vida e morte do pai, entrando nos espaços mais íntimos da família Abad e apoiando-se num valioso arquivo familiar. Entre a memória pessoal e a histórica, numa "batalha contra o esquecimento", o documentário retrata a violência política e a sociedade colombiana.

 

Ilha dos Pinguins (estreia)

Sexta, 1 de dezembro, 15h30

Documentário

No meio do Atlântico Sul, uma pequena ilha destaca-se da água, a Geórgia do Sul, imponente e sólida como uma rocha é o berçário da Antártida. Centenas de milhares de pinguins, elefantes marinhos e lobos-marinhos juntam-se na época de reprodução, num dos maiores encontros de vida selvagem. Coberta de neve e de gelo durante o ano inteiro e fustigada por ventos frios, parece impossível que qualquer tipo de vida aqui possa existir mas de facto as águas têm mais diversidade de espécies do que o ecossistema marinho das famosas Ilhas Galápagos. Uma fantástica viagem à Ilha dos Pinguins.

 

Tony Manero (2008) - estreia

Sexta, 1 de dezembro, 23h00

Filme

Filme do cineasta chileno Pablo Larraín que retrata um país pós-ditadura, ofuscado pelo que é estrangeiro. Uma história de obsessão, perda de identidade e busca desenfreada pela fama.

Chile, 1978. Raúl (Alfredo Castro) é um homem de 50 anos que vive obcecado por "Tony Manero", a personagem de John Trovolta no filme "Febre de Sábado à Noite". Todos os sábados à noite, acompanhado pelo seu grupo de dançarinos, imita o ídolo num bar nos arredores da cidade de Santiago do Chile. Um dia, ao ver anunciado na televisão um concurso nacional de sósias de "Tony Manero", encontra a tão ansiada oportunidade de sucesso e reconhecimento. A partir desse momento, Raúl está disposto a ir aos limites do impossível e não olha a meios para se transformar numa estrela.

 

Diário de Sintra (2008) - estreia

Sexta, 1 de dezembro, 24h45

Filme documental

Incluído na programação da Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura 2017, a RTP2 apresenta "Diário de Sintra", um ensaio baseado na viagem que a artista plástica, fotógrafa, poeta e cineasta brasileira Paula Gaitán fez a Sintra, em 2007, recordando o local onde viveu com os dois filhos e o marido, o cineasta brasileiro Glauber Rocha (1939-1981). A longa-metragem mostra os últimos momentos de vida do cineasta brasileiro Glauber Rocha, durante o período em que morou com a família em Sintra. Imagens inéditas recolhidas pela mulher, Paula Gaitán, que revelam o quotidiano de um período de intensa criatividade do cineasta.

 

Borderline (estreia)

Sábado, 2 de dezembro, 22h05

Dança

Vindos do hip-hop, Sébastien Ramirez e Honji Wang conceberam uma incrível coreografia que explora a necessidade de liberdade, que se confronta com as limitações.

Uma coreografia deslumbrante e profunda, de uma elegância juvenil, com uma incrível linguagem gestual, transbordante de sensações intensas, que ilustra a nossa paixão pela vida e a nossa necessidade de liberdade. Uma peça apaixonante e renovadora.

Com Borderline (2013) os coreógrafos Sébastien Wang e Honji Wang obtiveram um enorme sucesso. Vencedores do prestigiado Bessie Award de Nova Iorque, foram galardoados com vários prémios internacionais, entre eles o Special Audience Prize no Concurso de Coreografia Internacional de Hanôver, o 1º prémio no Red Bull BC One e o prémio especial no Osaka Hip-hop International Choreography Competition.

Intérpretes: Christine Joy Alpuerto Ritter, Louis Becker, Johanna Faye, Kai Gaedtke, Mustapha Said Lehlouh, Sébastien Ramirez, Honji Wang

Música: Jean-Philippe Barrios, com a participação de Christophe Isselee

Vozes: Chung-Won Wang e Henri Ramirez

 

Belarmino (1964)

Sábado, 2 de dezembro, 23h35

Filme

Inesquecível filme do cineasta Fernando Lopes (1935-2012), "Belarmino" é uma das obras-chave do cinema novo português. O retrato de um antigo campeão de boxe e a sua irónica trajetória da miséria à fama e da fama de volta à miséria. Uma história de solidão, medo e derrota. Um retrato diferente da cidade de Lisboa.

Ao longo de uma entrevista, o antigo pugilista Belarmino Fragoso conta a história da sua vida. Descreve a ascensão de um marginal engraxador de sapatos a campeão de boxe, das origens humildes ascendeu a uma popularidade inesperada. Os sonhos e as ilusões frustradas na vergonhosa exploração a que foi sujeito no mundo do boxe e que o voltou a lançar na miséria, assim que deixou de dar a ganhar o dinheiro que nunca teve.

Filme de estreia de Fernando Lopes, "Belarmino" é uma crónica biográfica, mistura de documentário e drama social. Descreve a infeliz trajetória de um engraxador de sapatos a grande pugilista, contrapondo ao amargo e rude discurso de Belarmino a evocação nostálgica de Lisboa, que o ex-campeão percorre com irónico desprendimento.

 

Cruzeiro Seixas: o Vício da Liberdade (estreia)

Domingo, 3 de dezembro, 23h50

Documentário

No dia do aniversário de Cruzeiro Seixas, a RTP2 apresenta um documentário que procura desvendar as diferentes facetas do poeta-pintor do Surrealismo.

Artur Cruzeiro Seixas é uma das figuras mais importantes do movimento surrealista português. Amigo e companheiro de aventuras de Mário Cesariny (1923-2006), Cruzeiro Seixas é autor de uma obra singular que inclui o desenho, a pintura, os objetos e a poesia. Com testemunhos de artistas, críticos de arte e amigos, o documentário procura desvendar as diferentes facetas do poeta-pintor e também prestar uma homenagem ao homem que sempre abraçou apaixonadamente a vida. Polémico e irreverente, Cruzeiro Seixas elege a liberdade como valor supremo.