Publicado em 19 Set. 2021 às 11:35, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)
A RTP apresentou esta semana as novidades que serão integradas na programação dos canais da televisão pública ao longo dos próximos meses.
Um alinhamento cujos maiores destaques se podem separar em quatro linhas principais. As coproduções com Espanha e que também estarão presentes em plataformas de streaming; os filmes feitos para televisão, com enfoque nas obras que integram o projeto "Contado Por Mulheres", dez histórias inspiradas em textos da literatura de língua portuguesa realizados por mulheres; a ficção nacional em formato episódico; e as minisséries documentais.
A segunda temporada, composta por 8 episódios, aprofunda as origens dos negócios da família Galdón e os seus conflitos com a família de Teresa.
Coprodução entre a SPi e a produtora Galega Portocabo para a RTP1, a HBO e a Televisión de Galicia. Terá estreia na RTP1 e ficará posteriormente disponível na HBO e na Televisión de Galicia.
Série de ficção em oito episódios. Tendo como pano de fundo uma paisagem destruída pela seca, a série acompanha a investigação de um crime que permaneceu oculto durante anos numa trama onde diferentes personagens se cruzam com consequências imprevisíveis.
Coprodução entre a Coral Europa e a Atlantia Media para a RTP e RTVE. Protagonizada por Elena Rivera, Marco D'Almeida, Guilherme Filipe, Miryam Gallego e Rodolfo Sancho, com Soraia Chaves, Margarida Marinho, Paula Lobo Antunes, Rita Loureiro, Miguel Ángel Muñoz, Juan Gea, Fernando Andina, Nacho Nugo e Fanny Gautier.
A história verídica da operação policial homónima que intercetou o primeiro submarino da Europa dedicado ao tráfico de estupefacientes, com mais de 3 mil quilos de cocaína a bordo. Em novembro de 2019, um submergível artesanal atravessa o Oceano Atlântico com três toneladas de cocaína. Lá dentro, três homens sobrevivem a tormentas, correntes, avarias, fome, discussões e a constante pressão policial. Ao comando está Nando, um jovem galego, marinheiro e campeão de boxe amador sem recursos económicos, que se vê obrigado a procurar outros meios para ganhar a vida.
Série em quatro episódios com realização do espanhol Daniel Calparsoro e corealização do português João Maia, com destaque para o elenco português composto por Nuno Lopes, Lúcia Moniz e Luís Esparteiro.
Coprodução luso-espanhola para a Amazon Prime Video com produção da Ficción Producciones e Ukbar Filmes.
A história de um jovem padre que toma o partido da população na luta por melhores condições de vida e trabalho numa pequena aldeia portuguesa, no fim dos anos 60. Na sequência de queixas por parte do patronato, o bispo decide mudar o sacerdote para outra paróquia. Quando o povo toma conhecimento da sua partida forçada, revolta-se e une-se para o impedir de abandonar a aldeia.
Elenco: Diogo Martins, Maria Arrais, Luís Esparteiro, Gonçalo Botelho, Fernando Rodrigues, Eva Barros, Jacqueline Corado, Manuel Marques, Amélia Videira, Ricardo Carriço e Rui Mendes.
Inspirado no livro de Bernardo Santareno, com adaptação de Cláudia Clemente e realização de Ana Cunha.
Dora Rosário, presa durante os obscuros anos do Estado Novo, passa a viver apenas para a filha Lisa e para a memória do falecido marido que a acompanha diariamente. Quando descobre que o marido não era quem ela pensava, Dora põe em causa todo o seu passado e aventura-se a procurar uma vida nova. Mas depressa descobrirá que fazer o luto não será tão fácil quanto quer acreditar.
Elenco: Teresa Madruga, Fernanda Neves, Pedro Lacerda, Sandra Faleiro, Marco Delgado, Lúcia Moniz, Vasco Lello e Helena Caldeira.
Inspirado no livro de Maria Judite de Carvalho, numa adaptação de Marta Pais Lopes e realização de Cristina Carvalhal.
A história de Luizinha, uma menina nascida numa família muito pobre que é entregue pelo pai a António, o homem mais rico da cidade, para que este a crie. Mas a morte da esposa leva António a casar pela segunda vez com Berta e depressa se percebe que a grande casa familiar é demasiado pequena para albergar Luizinha e a madrasta. No auge do conflito, António defende a filha e Berta abre-lhe um processo de divórcio litigioso. Pouco depois, aparece morta e António é acusado de homicídio. Mas a verdade que o tribunal procura desvendar poderá não ser a mais óbvia.
Elenco: Leonor Vasconcelos, José Pedro Gomes, Maria D ́Aires, David Esteves, Vera Barreto, Leonor Silveira, João Lagarto e Aldo Lima.
Inspirado no livro de Maria Archer, numa adaptação de Manuel do Ó Pereira, com realização de Anabela Moreira.
Leandro, um pescador, leva uma vida honesta até ao dia em que mata o homem que abusa da sua filha. Obrigado a fugir, deambula pelos campos até ser acolhido por João Senteiro, o velho líder de uma quadrilha de ladrões. Leandro adere ao grupo e tenta amealhar dinheiro para fugir para o Brasil. Mas quando o administrador da região oferece uma recompensa pela captura da quadrilha, o sentido de justiça de Leandro volta a ser posto à prova.
Elenco: Mariana Monteiro, João Nunes Monteiro, Vítor Correia, Almeno Gonçalves, Sérgio Gomes, Pedro Moldão, Sílvia Figueiredo, António Simão, Vítor Oliveira, Paulo Manso, Lucinda Loureiro, Graciano Dias e Hélder Agapito.
Inspirado no livro "Alcateia", de Carlos Oliveira, numa adaptação de Mário Cunha, com realização de Maria João Luís.
Uma família rica e tradicional enfrenta uma grave crise quando vê arruinado o extenso pomar que a sustenta. Desesperados por manter o status-quo, o Major e D. Lúcia encontram a salvação em Delgado, um rico industrial do Norte acabado de chegar à vila. Aliciando-o com a perspetiva de um rico dote, tentam convencê-lo a cortejar Cilinha, a inocente e lunática filha do casal. Só que Delgado é, também ele, um homem falido à procura de dar o golpe.
Elenco: Afonso Lagarto, Adriano Luz, Beatriz Maia, Rita Loureiro, Joana Brito Silva, Ana Varela, Nuno Pardal, António Fonseca e Ana Bustorff.
Inspirado no livro "Os Pequenos Burgueses", de Carlos de Oliveira, com adaptação de Martim Baginha e realização de Rita Barbosa.
Tendo como cenário o ano de 1933, um ano marcado pela aprovação pelo Estado Novo da nova Constituição e de uma lei laboral que proíbe o direito à greve e leva à ilegalização da maior parte dos sindicatos, o filme acompanha a história de Tomé, um jovem operário com um passado traumático, que se envolve numa luta sindical. Encarregado de uma importante missão pelos companheiros de luta, terá de enfrentar não só os perigos reais da repressão policial como os seus próprios fantasmas.
Elenco: Diogo Branco, Afonso Pimentel, Miguel Damião, Paulo Calatré, Miguel Frazão, João Craveiro, Figueira Cid, Ana Vilela da Costa e Valdemar Santos.
Inspirado no livro "Contos Vermelhos e Outros Escritos", de Soeiro Pereira Gomes, com adaptação de Raquel Palermo e realização de Diana Antunes.
No dia em que Portugal e Angola se defrontam no Mundial 2006, em Lisboa, moçambicanos, angolanos, guineenses, são-tomenses, cabo-verdianos e portugueses juntam-se num festim de cerveja, peixe frito e expectativa. Os mais nervosos são JJ e Mina, que aproveitam o jogo para anunciar à família dela que, apesar de não serem sequer noivos, vão ser pais. Tudo pode correr mal e, por isso, JJ leva consigo um padrinho com a barriga cheia de diamantes...
Elenco: Igor Regalla, Soraia Tavares, Daniel Martinho, Mina Andala, Matamba Joaquim, Mauro Hermínio, Nora de Carvalho, Dinarte de Freitas, Cheila Lima e Rosa Villa.
Inspirado no livro de Ondjaki, com adaptação de José Pinto Carneiro e realização de Daniela Ruah.
De um lado um bando de gandulos. Do outro, duas irmãs. Nada os une exceto uma ideia: aliviar a conta bancária de um velho, pai das últimas. Os gandulos engendram um plano para lhe ganharem confiança e burlarem-no. As irmãs planeiam os últimos anos da vida do pai sem descurar o pequeno detalhe da herança. Cada qual à sua maneira, todos sonham com as possibilidades que o dinheiro do velho lhes traria. Mas este não será presa fácil...
Elenco: Luís Vicente, Cristóvão Campos, Tomás Alves, Teresa Tavares, Diana Costa e Silva, Carla Chambel, Lourenço Henriques, Katrin Kaasa e Ângela Marques.
Inspirado no livro de Mário de Carvalho, com adaptação de Vasco Monteiro e realização de Fabiana Tavares.
Bruno Alvim, um guionista obcecado pela ideia de encontrar a "beleza sublime", é incapaz de concluir o guião do seu primeiro filme. Quando a paciência do investidor se esgota e tudo parece perdido surge um novo interessado em financiar o filme. Mas o dinheiro que este traz está longe de ser limpo e Bruno acaba envolvido numa perigosa história de crime.
Elenco: Salvador Nery, Sónia Balacó, Laura Frederico, Joana Pais de Brito, Jorge Corrula, Sisley Dias, André Nunes, Francisco Froes, Eduardo Madeira, Teresa Faria e Luís Lucas.
Inspirado no livro de Mário Zambujal, com adaptação de Rui Vilhena e realização de Laura Seixas.
A história do reencontro de duas mulheres, depois de décadas sem se verem. Maria João e Maria José preparam-se para finalmente recuperar a sua amizade quando a família da primeira decide interná-la num lar para a terceira idade.
Elenco: Natalina José, Margarida Carpinteiro, Madalena Aragão, Beatriz Frazão, Joana Seixas, Catarina Rebelo, Miguel Amorim, Lourenço Mimoso, Lucas Dutra, Sofia Espírito Santo e Inês Fouto.
Inspirado no livro de Teolinda Gersão, numa adaptação de Ana Brito e Cunha e Valéria Carvalho com realização de Sofia Teixeira Gomes.
Série de ficção, em sete episódios, sobre uma das mais icónicas bandas de Portugal, acompanhando todo o percurso
da banda desde o seu início em 1979. Uma história vivida pelos olhos das quatro protagonistas.
Elenco: Ana Marta Ferreira, Bárbara Branco, Carolina Carvalho, Lia Carvalho, José Mata, João Vicente, Igor Regalla, Hélder Agapito, Eduardo Breda.
Uma viagem histórica em oito episódios pela Idade Média, enquadrada no período de sucessão de D. Dinis ao trono. A série, acompanha esta época tumultuosa da história de Portugal, rica em tramas e conflitos, ao mesmo tempo que traça o percurso da Rainha Santa Isabel.
Elenco: Maria João Bastos, Paulo Rocha, Rúben Gomes, Anabela Moreira, Sérgio Praia, Diogo Martins, Lourenço Ortigão, Dinarte Branco.
Adaptação do livro de Patrícia Muller com realização de Sérgio Graciano.
História original em sete episódios que conta a vida de uma juíza numa pequena cidade portuguesa. Ana (Margarida Vila-Nova) é juíza numa pequena cidade, onde julga os mais diversos casos. Um dia, um jovem aparece morto no jardim central e um grupo de estudantes é apontado como possível culpado. O processo complica-se quando, inesperadamente, a família de Ana é envolvida no processo. A juíza terá então de tomar uma decisão: acreditar no amor ou na força da lei.
Elenco: Margarida Vila-Nova, Nuno Lopes Ivo Canelas, Maria Rueff, Adriano Carvalho, António Fonseca, Afonso Laginha, Sílvia Chiola.
Da autoria de Edgar Medina e Rui Cardoso Martins, com realização de João Nuno Pinto.
Série em seis episódios, baseada no romance homónimo de Eça de Queirós, traz pela primeira vez uma narrativa focada na época em que se passa a trágica história da paixão proibida entre o jovem padre Amaro e a menina Amélia. Uma história tensa, emocional e ancorada em conflitos de personalidade, proporcionando um olhar crítico sobre a sociedade e a igreja em Portugal, na Leiria do século XIX.
Elenco: Bárbara Branco, José Condessa, José Raposo, Filomena Gonçalves, Almeno Gonçalves, Ana Guiomar, Carla Vasconcelos, Diogo Martins, Emília Silvestre, Joaquim Horta, Joaquim Nicolau, José Martins, Lucinda Loureiro, Marina Albuquerque, Miguel Raposo, Natália Luiza, Soraia Tavares, Tânia Alves e Vânia Maia.
Realização de Leonel Vieira.
Série documental coproduzida pela RTP e pela Fundação Calouste Gulbenkian sobre a sustentabilidade. Ao longo de nove episódios de 50 minutos cada, percorre as problemáticas urgentes e emergentes da sustentabilidade global a partir da perspetiva portuguesa, mas reforçada com enquadramento à escala planetária. Os nove temas escolhidos começam nas alterações climáticas/energia e terminam nos oceanos, passando pela pobreza, a qualidade da educação, a água, a inovação, as cidades sustentáveis, a produção e consumo sustentável e as instituições democráticas.
Realizada por Jorge Pelicano, contará com o ator João Reis como narrador e apresentador, fazendo a ponte entre os cientistas e investigadores e a população geral.
A música pimba existe? Se sim, quando nasceu? Como definir as fronteiras da música pimba? A resposta a esta e outras perguntas são dadas por artistas e personalidades de diferentes áreas, desde a música jazz à música clássica e interpretada por alguns dos artistas populares mais conhecidos. Com Quim Barreiros, Toy, Emanuel, Herman José, Rosinha, Ágata, Marante, Augusto Canário, entre outros. Uma incursãos nas raízes da música pimba e as histórias pessoais e aventuras dos artistas mais relevantes deste panorama.
Minissérie documental de três episódios.
Série documental, conta em quatro episódios a evolução do Teatro de Revista, desde a sua génese, em 1850, até aos dias de hoje. A par, estabelece-se uma relação entre a situação política e social do país e a vida em Lisboa projetadas nos espetáculos. A grande aposta da série é a recriação de números teatrais, alguns totalmente inéditos. Recriações encenadas por Flávio Gil que também faz parte do elenco, juntamente com José Raposo, Maria João Abreu, Paula Sá, Sara Brás, Diogo Martins e Ricardo Raposo.
Série documental de cinco episódios que dá a conhecer a história de alguns dos vinhos portugueses mais especiais.
São únicos, sobreviveram ao desgaste do tempo e, hoje, exibem inesperada contemporaneidade. Fazem parte do nosso património e refletem a história portuguesa e mundial. Que vinhos são estes? O que os faz tão especiais? Que histórias contam? A série vive de perto a passagem das estações do ano agrícola e os trabalhos de fazer o vinho, entre o campo e a adega, e dá a conhecer os guardiões da memória destes vinhos antigos. Uma viagem pela história dos vinhos do Pico, nos Açores, dos vinhos de Talha, no Alentejo, dos verdes tinto, no Minho, dos cistercienses, entre Alcobaça e Ourém, e dos Colares, em Sintra, perto de Lisboa.
Os vírus estão sempre em equilíbrio com a natureza. Já o seu hospedeiro, uma vez infetado, fica a depender da imunidade. A ação coordenada entre cientistas e profissionais de saúde permitiu que Portugal não viajasse cego pela Covid-19. Mas há 1,7 milhões de vírus à espera de uma oportunidade.
Minissérie de três episódios.