Publicado em 3 Abr. 2015 às 11:16, por filmSPOT, em Notícias de cinema
O realizador John Boorman transporta-nos para a Grã-Bretanha dos anos 50 e para os dramas e alegrias de um jovem acabado de ingressar no exército.
John Boorman, um dos mais notáveis realizadores britânicos, é conhecido por fazer filmes de uma grandiosidade artística invulgar e narrativas cheias de tensão. Iniciou a carreira como realizador de documentários para a BBC e, em 1967, estreou-se na longa-metragem com "À Queima Roupa".
Entre os seus filmes mais aclamados incluem-se "Fim de Semana Alucinante" (1972), "Excalibur" (1981) e "Esperança e Glória" (1987).
"Pela Rainha" dá continuidade a "Esperança e Glória" e mantém o tom autobiográfico.
Em 1952, Bill Rohan tem 18 anos e sonha, em casa da família à beira rio, com uma vida no estrangeiro, à espera de ser chamado para dois anos de serviço militar obrigatório no Exército. Nada todas as manhãs e pensa na linda rapariga que, todos os dias à mesma hora, atravessa de bicicleta a ponte pedonal sobre o rio.
Este idílio é estilhaçado pela dura realidade da recruta. É aí que conhece Percy, um brincalhão amoral, com quem planeia destruir o Sargento Major Bradley, o rígido carrasco de ambos. Percy e Bill são rivais e adversários, mas os laços do treino militar ajudam-nos a construir uma amizade e confiança profundas.
Após a instrução básica, muitos recrutas são enviados para a Guerra da Coreia para combater os chineses, mas Bill e Percy são mandados para os claustrofóbicos confins de um campo de treinos semelhante a uma prisão, onde serão instrutores dos novos recrutas. A pressão é momentaneamente aliviada através de viagens ao mundo exterior, onde Bill se apaixona pela rapariga errada – uma mulher bela mas perturbada que conhece, por acaso, num recital.
Por outro lado, Percy, que é obstinado, cai de amores por Dawn, a irmã de Bill, que regressa do Canadá, deixando paratrás duas crianças e sem saber o que será do seu casamento. A realidade da guerra acaba por se revelar quando Bill é confrontado com as vidas destruídas dos soldados feridos na Coreia, incluindo alguns dos seus antigos recrutas.
PELA RAINHA (Queen and Country) NOS CINEMAS A 9 DE ABRIL