Publicado em 4 Nov. 2015 às 16:57, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema, Indústria cinematográfica)
O British Film Institute vai apresentar ao mundo, este Natal, um filme há muito considerado perdido.
"Sleigh Bells", curta-metragem de animação realizada em 1928 e listada como um dos filmes perdidos de Walt Disney, acaba de ser reencontrado nos arquivos do British Film Institute (BFI), instituição que se prepara para apresentar ao mundo, pela primeira vez em mais de 80 anos, uma das obras pioneiras de Walt Disney.
Protagonizado por Oswald the Lucky Rabbit - um indiscutível precursor do Rato Mickey - e com seis minutos de duração, "Sleigh Bells" conheceu, nos últimos meses, um intenso trabalho de restauro digital e vai ser incluído no programa da sessão especial It"s a Disney Christmas: Seasonal Shorts, levada a cabo pelo BFI, em Londres, a 12 de dezembro.
Robin Baker, chefe da equipa de preservação do BFI, não esconde o entusiasmo pela descoberta: "é uma imensa alegria reencontrar um filme perdido de Walt Disney e apresentá-lo, 87 anos depois da sua produção, às audiências modernas. O restauro deste filme será uma introdução ao período mudo da obra de Disney – que demonstra uma animação de evidente vitalidade e imaginação, numa época crucial da sua carreira".
Para espicaçar a nossa curiosidade em torno de "Sleigh Bells", é possível ver, no site do BFI, um breve excerto do filme.