Cartaz de cinema

"Desaparecido: A Busca por Cody Dial" em janeiro no National Geographic Channel

Publicado em 27 Dez. 2016 às 14:00, por , em Notícias de Televisão e Séries

"Desaparecido: A Busca por Cody Dial" em janeiro no National Geographic Channel

Em julho de 2014, Cody Dial, filho do explorador Roman Dial, desapareceu enquanto tentava completar uma caminhada a solo pela selva mais perigosa da América Central. Provas recolhidas levam a família a crer que houve mão criminosa. Agora, Dial e a sua equipa de antigos agentes de FBI seguem os passos de Roman Jr. a fim de finalmente perceberem o que aconteceu.

Resumo dos episódios

"DESAPARECIDO: A BUSCA POR CODY DIAL: Desaparecido"

Segunda-feira, 9 de janeiro, às 12h50

Após saber que o seu filho tinha desaparecido na Costa Rica, Roman Dial procurou por centenas de quilómetros quadrados na floresta tropical Corcovado na esperança de o encontrar. Mas Cody desapareceu sem deixar rasto.

Acreditando que o filho foi vítima de um crime, Roman inicia uma nova busca com a ajuda dos investigadores Carson e Ken. De regresso à Costa Rica, interrogam donos de hotéis locais e um mineiro chamado Jenkins que diz que viu Cody bem no interior da selva.

Jenkins conduz a equipa ao local remoto onde viu Cody, mas uma trovoada violenta bloqueia-lhes o progresso. Quando finalmente chegam à clareira na selva onde o encontro se deu, Jenkins percorre cada detalhe do tempo que passou com Cody: as suas roupas, o equipamento, até os pensamentos e comentários de Cody.

Ao ouvi-lo, Roman fica convencido de que o seu filho estava preparado para lidar com a selva.

Mais tarde, são informados de que a embaixada americana tem a mala de Cody Dial.

"DESAPARECIDO: A BUSCA POR CODY DIAL: Principal Suspeito"

Segunda-feira, 9 de janeiro, às 13h35

Após vasculharem a selva de Corcovado com a última pessoa que viu Cody Roman com vida, a mala de Cody aparece na embaixada americana na Costa Rica. Agora sabem que o filho saiu da selva com vida e regressou à aldeia portuária de Puerto Jimenez.

Para os investigadores, Carson e Ken, esta reviravolta no caso significa apenas uma coisa, que alguém deve ter visto o Cody em Puerto Jimenez antes de ele ter desaparecido.

Enquanto Roman e Peggy distribuem panfletos e Carson e Ken batem a portas, uma história parece emergir; Cody foi visto na aldeia, mas não estava sozinho. Foi visto com alguém a quem os locais se referem como "Pata de Lora" ou Pé de Papagaio.

Quanto mais Carson e Ken descobrem sobre o homem Pata de Lora, mais se apercebem do perigo que Cody poderá ter corrido. Juntos, vasculham em redor da aldeia em busca da última pessoa a estar com Cody. Mas Pata de Lora revela-se complicado de encontrar.

"DESAPARECIDO: A BUSCA POR CODY DIAL: Dentro da Selva"

Terça-feira, 10 de janeiro, às 12h50

Numa primeira análise, Ken e Carson acreditam que Pata de Lora é o principal suspeito  no caso do desaparecimento e possível assassinato de Cody Roman Dial.

Para investigarem Pata, contratam-no como guia e instruem-no para levar Ken ao mesmo trilho onde levou Cody. Enquanto andam pelo Parque Nacional de Corcovado, Ken e Pata encontram um mineiro ilegal chamado Guicho. Subitamente, o comportamento de Pata torna-se suspeito. Exige que saiam, o que preocupa Ken.

Quando deixam a selva, Ken tem mais questões do que respostas. Quem é Guicho e será que está envolvido no assassinato? Ao mesmo tempo, Carson pede ajuda a dois habitantes locais para usarem uma escuta numa conversa com o tio de Pata, que mais tarde admite que Pata lhe disse que Cody foi assassinado por Guicho e pelos filhos deste, desmembrado e atirado ao rio.

Ken e Carson reportam o que descobriram a Roman, que não acredita em Pata, mas concorda com a continuação do inquérito.

"DESAPARECIDO: A BUSCA POR CODY DIAL: Interrogatório"

Terça-feira, 10 de janeiro, às 13h35

Ken e Carson engendram um plano para conseguirem uma confissão de Pata de Lora: Ken levará Pata pela selva, o que o cansará fisicamente. Entretanto, Carson monta uma cabana de interrogatório onde se encontrarão e Carson interrogará Pata. Ele espera obter uma confissão, mas depois de Carson prometer a Pata que será protegido pelas autoridades locais, Pata confessa quem matou Cody: Guicho e os seus dois filhos.

Ainda assim, Roman tem reservas e acredita que Pata é um mentiroso e uma testemunha sem valor. Quando Roman confronta Ken e Carson, uma discussão começa. Antes de sair, Carson declara que vai resolver o caso de Cody, com ou sem a ajuda de Roman.

"DESAPARECIDO: A BUSCA POR CODY DIAL: Súplica de Pai"

Quarta-feira, 11 de janeiro, às 12h50

Ken e Carson continuam com a investigação, mas recebem uma notícia de que não estavam à espera. Pensavam que conseguiam uma confissão de Guicho usando informadores locais, mas parece que os informadores trabalham para o suspeito.

Bloqueado, Carson procura ajuda num antigo colega que o aconselha a falar com as autoridades costarriquenhas para pressionarem o governo local.

O único problema: Pata de Lora, a única pessoa cujo testemunho poderia impulsionar a investigação, não confia no governo. Pata e Roman concordam encontrar-se e depois de uma discussão comovente, Pata acede testemunhar.

"DESAPARECIDO: A BUSCA POR CODY DIAL: Confrontação"

Quarta-feira, dia 11 de janeiro, às 13h35

Ken e Carson regressam à Costa Rica e voltam a entrar em contacto com Peggy e Roman. Com a ajuda de Pata de Lora, levarão cães pisteiros pela selva em busca dos restos de Cody. Após um primeiro dia sem resultados, procuram na praia.

Roman, bastante frustrado, confronta Pata e apanha-o em duas mentiras: o poupado Cody nunca pagaria 300 dólares por dia a um guia turístico e Cody não tinha um saco cama consigo na selva.

Após se aperceberem de que não têm outra opção, Ken e Carson decidem confrontar Guicho e os seus filhos cara a cara e estes dizem que Pata é um mentiroso.

Antes da partida de Peggy e Roman da Costa Rica, o primo de Pata surge e diz que Pata confessou ter morto Cody e enterrado o seu corpo. Com a nova informação, aumentam os esforços de investigação das autoridades locais que e descobrem o saco cama de Cody na terra natal de Pata. Agora uma enorme caça ao homem está em curso para encontrar Pata de Lora.