Cartaz de cinema

"Deadline Gallipoli": minissérie estreia em maio no TVSéries

Publicado em 29 Abr. 2015 às 17:37, por filmSPOT, em Notícias de Televisão e Séries

"Deadline Gallipoli": minissérie estreia em maio no TVSéries

Um dos mais dramáticos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial pelo olhar de quatro correspondentes de jornais australianos.

Pela primeira vez, a narrativa da campanha de Gallipoli é entregue a quatro jornalistas que estiveram presentes: Charles Bean, Ellis Ashmead-Bartlett, Phillip Schuler e Keith Murdoch.

A minissérie "Deadline Gallipoli" acompanha-os desde a viagem a partir do Cairo até à retirada, nove meses depois. Durante esse tempo, os correspondentes de guerra testemunharam a sangrenta batalha contra os turcos, na costa de Gallipoli, em 1915, a primeira grande experiência em combate de tropas australianas e neozelandesas.

Aos poucos, os jornalistas percebem os erros na estratégia do comando britânico e como, pressionados pelos políticos a abrir uma nova frente que retirasse pressão da frente europeia, os generais acabam por executar um desembarque mal planeado na região do estreito dos Dardanelos, na costa da Turquia. Em pouco tempo, descobrem também que pouca informação sobre a real situação da campanha é passada para os governos da Grã-Bretanha e da Austrália.

À medida que aumentam as atrocidades, o horror e a perspetiva de uma derrota, os jornalistas vêem-se sujeitos a níveis de censura cada vez mais apertados e bizarros. Testemunhas da verdade, são, no entanto, impedidos de a revelar.

Enquanto a campanha decorre, entre o sofrimento e o massacre inútil de milhares de homens, alguns jornalistas decidem montar a sua própria ofensiva. O resultado influenciaria finalmente os britânicos a aceitar a derrota e a evacuar a península de Gallipoli, envitando mais mortes desnecessárias.

Para assinalar os 100 anos do início da batalha, a produtora Matchbox Pictures, em associação com a NBC Universal, produziu a minissérie em dois episódios que retrata de forma realista o que se passou ao longo daqueles meses, entre 25 de abril de 1915 e 9 de janeiro de 1916.

Do elenco da minissérie, que teve estreia mundial a 19 de abril, no canal australiano FOXTEL, fazem parte Sam Worthington (o protagonista de "Avatar"), Hugh Dancy (da série "Hannibal"), Ewan Leslie, e Joel Jackson. Charles Dance (o temível Tywin Lannister da série "Game of Thrones") é o General Hamilton, comandante da força expedicionária britânica, Rachel Griffiths (da série "Six Feet Under") é a sua esposa, Lady Hamilton, e John Bell encarna Lord Kitchener, ministro da guerra do governo britânico.

Trailer "Deadline Gallipoli"

"Deadline Gallipoli" estreia sexta-feira, 8 de maio, às 21h15, no TVSéries.