Cartaz de cinema

De Portugal ao Mar do Norte em busca do bacalhau - "Terra Nova" estreia na RTP1

Publicado em 26 Mai. 2020 às 12:20, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

De Portugal ao Mar do Norte em busca do bacalhau - "Terra Nova" estreia na RTP1

Um mau ano de pesca ao bacalhau obriga o capitão de um lugre português a rumar a locais que colocam em perigo o seu navio e a respetiva tripulação.

A série de época "Terra Nova", que acompanha o dia a dia das comunidades piscatórias da costa portuguesa na década de 1930 estreia a 3 de junho, às 21h00, na RTP1. O novo projeto de ficção nacional tem argumento de Artur Ribeiro e Nuno Duarte e realização de Joaquim Leitão.

Rodado no Mar da Noruega e baseado na obra literária "O Lugre", de Bernardo Santareno", "Terra Nova" foi apontado para estrear em primeiro lugar como longa-metragem no cinema no centenário do nascimento do escritor, trazendo para o grande ecrã o que poderá ser considerada a última epopeia trágico-marítima de Portugal: a faina maior, nome dado à pesca do bacalhau durante partes do século XIX e XX.

A epidemia que ainda se vive obrigou ao cancelamento da estreia no grande ecrã e a reconversão direta para o formato de série dividida em 13 episódios.

"Terra Nova" aborda a vida dos pescadores, as suas relações familiares e pessoais, e os conflitos políticos da época, num retrato social de uma época onde muitas famílias dependiam da vida no mar para o seu sustento.

Tem início quando o lugre "Terra Nova" está prestes a iniciar mais uma campanha no Mar do Norte. Pescadores e famílias vivem momentos de ansiedade. As mulheres pela partida dos  maridos, filhos, ou noivos e porque mais uma vez terão de sobreviver em terra a todas as adversidades de uma vida de futuro incerto que carateriza a sociedade portuguesa dos anos 30. Os homens porque sabem que pelo caminho terão de enfrentar tormentas e perigos sem fim.

A viagem do navio bacalhoeiro pelas águas geladas do Labrador decorre ao longo de um mau ano de pesca. Como o bacalhau é escasso, o Capitão Silva, interpretado por Virgílio Castelo, decide navegar até à Gronelândia, rota nunca antes navegada pelos lugres.

Enquanto a tripulação luta contra tempestades e o frio do Atlântico Norte, a série mostra o drama de Albino (Pedro Lacerda), um pescador que já foi primeira-linha, mas caiu em desgraça após um naufrágio, e é agora considerado portador de má sorte para os lugres onde embarca. Albino tenta proteger Miguel (Miguel Partidário), um jovem órfão que o admira, apesar do antagonismo de alguns pescadores.

Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro.

Apesar do pulso de ferro de Silva na liderança do navio, o Capitão não consegue evitar um motim que compromete o objetivo da viagem, lançando homens contra homens, num conflito que surpreende Bernardo (Vítor D'Andrade), um médico que faz a primeira viagem e se encontra dividido entre a solidariedade para com os pescadores e o respeito pela autoridade.

Trailer "Terra Nova"

Do elenco fazem ainda parte Sandra Faleiro, Beatriz Barosa, João Jesus, Vítor D´Andrade, João Reis, Pedro Lacerda, Maria João Falcão, Catarina Rebelo, Miguel Borges, Carla Chambel, João Craveiro, João Catarré, Ricardo de Sá, Carolina Amaral, Sara Norte, Vítor Norte, João Baptista, Patrícia André, Miguel Partidário, Dinarte Branco, Rodrigo Soares, Rodrigo Tomás, Figueira Cid, Paulo Manso, Tomás Alves, Manuel Sá Pessoa e Miguel Melo, entre outros.

Curtas Vila do Conde 2020