Cartaz de cinema

Datas de reabertura da Cinemateca Portuguesa

Publicado em 16 Mar. 2021 às 18:17, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Datas de reabertura da Cinemateca Portuguesa

A Cinemateca Portuguesa fez hoje saber as datas de reabertura dos seus serviços, de acordo com as etapas de desconfinamento anteriormente determinadas pelo governo.

No edifício sede, na Rua Barata Salgueiro

17 de março - serão retomados os serviços de leitura presencial na Biblioteca, mediante marcação prévia, no horário habitual (14h00-19h30).

22 de março - reabertura da Livraria Linha de Sombra, que funcionará no mesmo horário da Biblioteca.

5 de abril - reabertura do Bar-Restaurante 39 Degraus, apenas com serviço de esplanada e com as restrições ditadas para este tipo de atividade, entre as 12h00 e as 19h00. Este serviço será depois alargado ao espaço interior do restaurante.

19 de abril - regresso das sessões de cinema à Barata Salgueiro, de acordo com um programa também faseado, neste caso por motivos que se prendem com os horários de funcionamento autorizados e com os contactos internacionais para a organização dos diferentes ciclos.

A reabertura da sala M. Félix Ribeiro será feita em dois tempos, respetivamente entre 19 e 30 de abril e a partir de 3 de maio.

No primeiro destes períodos, serão apresentadas duas sessões diárias nas tardes de segunda a sexta-feira e uma sessão ao sábado de manhã.

O programa foi desenhado em torno de três eixos principais:

  • Sessões dedicadas à divulgação de trabalhos laboratoriais recentes da Cinemateca.
  • Sessões articuladas com o lançamento de edições (da Cinemateca e não só).
  • Um conjunto de sessões individuais de antecipação de alguns dos principais ciclos previstos para os meses seguintes.

O programa a iniciar a 3 de maio (no qual o número de sessões diárias será objeto de anúncio posterior), marcará a retoma da programação antes prevista e em parte interrompida, com a conclusão do ciclo "Clássicos do Cinema Coreano" e o arranque do ciclo "Os Mares da Europa", organizado por ocasião da Presidência Portuguesa do Conselho da UE.  

A Cinemateca divulgará, nos próximos dias, os principais ciclos em preparação para o resto do ano. Na quinta-feira, 8 de abril, será divulgado o programa a apresentar na Sala M. Félix Ribeiro entre 19 e 30 de abril.

No Palácio Foz

A 5 de abril reabre a Cinemateca Júnior, inicialmente com o serviço de visita livre à Exposição Permanente (entrada gratuita, ainda com limitações no acesso a alguns dispositivos interativos).

Será também possível solicitar a realização de visitas guiadas para grupos restritos, mediante marcação prévia.

A programação dos sábados em Família, regressa ao Palácio Foz a 24 de abril com uma sessão especial dedicada ao 25 de Abril, sendo depois retomada, a par do conjunto das atividades regulares da Cinemateca Júnior, a partir de 8 de maio.

Centro de Conservação ANIM

Por motivos relacionados com a remodelação de parte das instalações, o serviço de visionamentos in loco será retomado apenas a 12 de abril.

O serviço de cedência temporária de cópias, que não foi interrompido durante o confinamento, prossegue nos termos habituais.