Cartaz de cinema

"Travelling" por Inês Moreira Santos
Da cozinha para o ecrã

Publicado em 9 Fev. 2023 às 18:19, por Inês Moreira Santos, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Travelling)

Da cozinha para o ecrã

Cinéfila fã de programas de culinária, ao estilo "MasterChef" ou "Hell"s Kitchen", apreciadora de uma boa refeição, aponto três estreias recentes onde a comida ocupa o centro do ecrã.

Recomendado para quem gosta de gargalhadas sem pudores, "Triângulo da Tristeza", de Ruben Östlund, tem a sua melhor cena durante o jantar do capitão do cruzeiro que leva milionários e influenciadores a uma experiência inesperada. Com os mais requintados pratos à mesa, o temporal lá fora serve de embalo a uma refeição para lá de memorável. Não aconselhável aos mais sensíveis a imagens escatológicas, "Triângulo da Tristeza" poderia resumir-se a esta meia hora regada com álcool e às conversas sobre política entre os dois únicos tripulantes que preferem ignorar o caos em que estão rodeados.

Para os corajosos que gostam de um chef de cozinha exigente, ao estilo de "Hell"s Kitchen", a escolha indicada é "O Menu", de Mark Mylod, com Ralph Fiennes a fazer as honras. Um autêntico inferno à mesa é o que espera os comensais que chegam para saborear os mais exclusivos pratos numa ilha privada onde poucos têm o privilégio de comer. Perdão. Saborear, degustar, provar. Para além de um argumento sólido e inesperado, o filme apresenta verdadeiras obras de arte à mesa, com pratos que condizem com cada momento da ação – 10 pontos para o empratamento.

Por fim, para quem prefere apenas sair para jantar fora, a sugestão é "Ponto de Ebulição", de Philip Barantini, com o genial Stephen Graham como chef protagonista. Filmado num único plano-sequência, a longa-metragem (disponível na plataforma de streaming Filmin) acompanha uma noite de serviço num restaurante de topo, com um chef cheio de problemas pessoais, funcionários atrasados, clientes com alergias e um chef famoso na sala. Não se espere um jantar ou serviço tranquilo. Quase tudo o que poderia correr mal, corre – mas dentro do realismo possível, qual "Pesadelo na Cozinha". Afinal, é só mais um dia mau.

Em comum, os três filmes têm a culinária e a crítica social, dos influenciadores digitais, às desigualdades sociais. E é delicioso assistir ao jogo cinematográfico que coloca estes temas num argumento onde a cozinha está no centro da acção. Bom apetite… e bons filmes.

A Inês Moreira Santos colabora com o filmSPOT na coluna de crítica e opinião "Travelling" e pode ser lida no blogue Hoje Vi(vi) Um Filme.