Publicado em 19 Jun. 2021 às 11:50, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
A retrospetiva sobre a obra da realizadora irlandesa Lynne Ramsay e os 51 filmes que integram as competições internacional e experimental do 29.º Curtas são as novidades anunciadas pelo festival vila-condense. De 16 a 25 de julho, o evento decorrerá no formato normal, com sessões em sala a decorrerem já nos horários alargados da nova fase do desconfinamento, combinados com projeções em sala em vários locais do país e exibições VoD.
Um dos destaques é a retrospetiva da obra da realizadora escocesa Lynne Ramsay que, como muitos, começou a carreira nas curtas-metragens. Em 1996, "Small Deaths", recebeu o Prémio do Júri no Festival de Cannes, distinção que repetiria em 1998, a propósito de "Gasman". Em 2000 recebeu o prémio do Júri de Clermont-Ferrand por "Kill the Day". Três obras fazem parte do programa especial que o Curtas lhe dedica, ao lado das quatro longas-metragem que assinou até hoje, "We Need to Talk About Kevin" (Temos de Falar sobre Kevin), "Ratcatcher", "You Were Never Really Here" (Nunca Estiveste Aqui) e "Morvern Callar" (O Romance de Morven Callar).
Quanto ao corpo competitivo, volta a reunir nomes reconhecidos da curta-metragem a nível mundial e obras de cineastas emergentes.
O 29.º Curtas organizará 13 sessões, nove da Competição Internacional e quatro da Experimental, com 51 títulos oriundos de 24 países, onde se cruzam documentário, ficção e animação.
Em destaque, na Competição Internacional, os regressos de Ana Elena Tejera (New Voices 2020), Virpi Suutari, Georges Schwizgebel, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca e Guy Maddin.
Palavra especial também para as estreias nacionais de "David", curta realizada por Zachary Woods, conhecido pela interpretação de Gabe Lewis na comédia "The Office", da NBC, e protagonizada pelo comediante Will Ferrell; "Night for Day", de Emily Wardill, obra que tem como eixo central um conjunto de entrevistas a Isabel do Carmo, médica e militante antifascista; e "Quattro Strade", de Alice Rohrwacher, um diário sobre a vida durante o primeiro confinamento geral em Itália.
No campo da Competição Experimental, marcam presença no Curtas seis filmes portugueses, realizados por Sandro Aguilar, Lúcia Prancha, Pedro Maia, Margarida Albino, Kate Saragaço-Gomes e Helena Gouveia Monteiro. Regressam a Vila do Conde: Rosa Barba, Christoph Girardet, Matthias Mueller, Morgan Quaintance e Peter Tscherkassky, todos vencedores de prémios em edições passadas do festival.