Publicado em 11 Jul. 2023 às 20:51, por Pedro Sesinando, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: O Espírito da Colmeia)
Na competição internacional, realce para "Fala da Terra" da dupla de cineastas brasileiros Benjamin de Burca e Bárbara Wagner, e "Contadores", da basca Irati Gorsotidi Agirretxe.
Terceiro dia do Curtas com destaque particular para a secção InFocus que este ano propõe uma retrospectiva aos trabalhos de dois autores tão distantes no estilo e na proveniência: a norte americana Deborah Stratman e o romeno Radu Jude.
Stratman, que tem também nesta edição do Curtas a curadoria da secção Carte Blanche, apresenta uma extensa obra no domínio do cinema experimental, exercícios de estilo de imagem e som em que a ambivalência entre estas duas vertentes predomina fugindo a um qualquer conceito de harmonização.
De facto, há no cinema de Stratman uma vertigem permanente de provocar a entropia dos sentidos sem nunca sobredramatizar ou perder o sentido do humor e do absurdo. Entre os trabalhos apresentados destaque-se "In Order not to be here", em que Stratman, através de uma sequência de planos nocturnos de câmaras de vigilância num subúrbio norte americano, constrói um ensaio sobre a ultra vigilância e a forma como a arquitectura urbana vai sendo pensada para encurralar-nos numa teia securitária, gerando, paradoxalmente, uma ideia de medo.
Referência ainda para "Vever (For Barbara)", um filme que nasce da edição de imagens recolhidas por Barbara Hammer durante uma viagem à Guatemala em 1975, em plena guerra civil. As imagens são pontuadas por uma conversa telefónica entre Hammer e a própria Stratman, sentindo-se ainda o fantasma de Maya Deren, que Stratman evoca através do sampling de sons retirados de "Meshes of the Afternoon", filme de culto de Deren.
Espaço ainda para uma sessão dedicada a três curtas de Radu Jude, discípulo de Cristi Puiu e um dos nomes incontornáveis do novo cinema romeno. A ênfase vai para "Lâmpada com Capuz", de 2006, orgulhosamente descrita como a curta mais distinguida internacionalmente do cinema romeno (e merecidamente). O filme acompanha a travessia de uma criança de um meio rural que convence o pai a acompanhá-lo até à cidade para reparar a televisão avariada. Esta viagem, em que ambos carregam o aparelho por caminhos secundários e riachos lamacentos, é-nos mostrada por Jude através da sua assinatura artística, minimal e assente numa ideia de realismo que não procura o melodrama.
Na Competição Internacional, realce para "Fala da Terra" de Benjamin de Burca e Bárbara Wagner. O filme acompanha um grupo de teatro da região amazónica do Pará e oscila entre o documental e uma vertente de ficção suportada por encenações deliberadamente ingénuas do próprio grupo de teatro enquanto apresenta pequenos sketches panfletários que ajudam a compreender o que está por trás da cultura e identidade do Movimento dos Sem Terra.
Nota final para "Contadores", da cineasta basca Irati Gorsotidi Agirretxe, cuja acção se desenrola no final dos anos 70 numa fábrica guipuscoana em pleno período de luta laboral e que resulta no enésimo, embora relevante, ensaio sobre a dinâmica fratricida pela qual se viram engolidos muitos movimentos operários naquela época.