Cartaz de cinema

Curtas com mais salas e programação especial online arranca sábado em Vila do Conde

Publicado em 2 Out. 2020 às 11:00, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

Curtas com mais salas e programação especial online arranca sábado em Vila do Conde

Mais de 260 filmes integram a 28.ª edição do festival que arranca coma estreia nacional de "Casa de Antiguidades".

Arranca este sábado, 3 de outubro, a 28.ª edição do Curtas de Vila do Conde. Um festival com formato especial, comprometido com os novos tempos, mas onde a actualidade e relevância da programação voltam a ser os focos principais do evento, palco para a divulgação do melhor que se faz, experimenta, ou reinventa, no cinema em formato curto.

Com extensões simultâneas ao Porto, Lisboa e Faro, e um programa com mais de 260 filmes e conteúdos exclusivos disponibilizados online, o Curtas de Vila do Conde reafirma a importância do encontro, do cinema, da sala, numa época onde as interações sociais são pouco encorajadas. Uma preocupação justificada na selecção que coloca, lado a lado, realizadores consagrados e novas vozes e olha pelo que se faz nas escolas de cinema, no panorama internacional e dentro do país.

A marcar o arranque do Curtas está a estreia nacional de "Casa de Antiguidades", primeira longa-metragem de João Paulo Miranda Maria. Uma história sobre o preconceito e o racismo no Sul do Brasil, interpretado pelo histórico António Pitanga.

Em foco estará ainda a obra do espanhol Isaki Lacuesta, artista com um trabalho que cruza diversas linguagens artísticas. A par da selecção de filmes, o festival propõe uma exposição do autor na Solar - Galeria de Arte Cinemática. Com inauguração a dia 3 de outubro, pelas 16h00, o conjunto de peças em exposição realça a diversidade da obra do artista e cineasta catalão, incluindo algumas inéditas.

Palavra especial ainda para a secção New Voices, criada este ano e dedicada às jovens realizadoras Elena Lopez Riera, Ana Elena Tejera e Ana Maria Gomes.

Secção inaugurada em 2019, o Cinema Revisitado aposta em programas especiais que visitam a história do cinema. Um olhar sobre o trabalho de Jean-Luc Godard como responsável do gabinete de imprensa da Fox e uma sessão especial de debate sobre One Week, de Buster Keaton, são algumas das apostas para 2020.

Nota de atenção ainda para o programa Os Grandes Não deixam as Curtas, com obras de João Pedro Rodrigues, Yorgos Lanthimos, Jonathan Glazer e José Luis Guerin.

Na secção Da Curta À Longa, será ainda possível assistir a um dos filmes mais falados do ano "First Cow", de Kelly Reichardt, e às antestreias de "Herdeiros de Saramago: ep. Valter Hugo Mãe" e "Vencidos da Vida", o próximo filme de Rodrigo Areias.

A secção Stereo é marcada pela estreia no continente de "Guanche", um cine-concerto de The Legendary Tigerman, Pedro Maia e Íris Cayatte.

A 28ª edição do Curtas, integra ainda uma competição nacional e internacional com o melhor que tem sido feito durante o último ano, uma competição experimental que olha o lado mais irreverente e desafiador do cinema, uma competição de vídeos musicais e uma competição composta por filmes realizados em contexto de formação. Para os mais jovens e famílias, o Curtinhas continua a apostar na formação e diversão para crianças e jovens, com um programa vasto de sessões, que inclui uma selecção de filmes feita por alunos das escolas da região.

A programação completa do Curtas de Vila do Conde, que este ano conta com o filmSPOT.pt entre os parceiros de divulgação, assim como os detalhes sobre o programa online, podem ser consultados no site do evento, ou na aplicação mobile disponível para download na Apple Store e Google Play. A edição online do festival está disponível no site do evento.