Cartaz de cinema

Critérium du Dauphiné 2017: a grande prova antes do Tour começa domingo no Eurosport

Publicado em 2 Jun. 2017 às 14:18, por , em Notícias de Televisão e Séries

Critérium du Dauphiné 2017: a grande prova antes do Tour começa domingo no Eurosport

O Eurosport emite, de 4 a 11 de junho, a 69.ª edição do Critérium du Dauphiné, competição de ciclismo de estrada por etapas realizada na região sudeste de França que, ao mesmo tempo, serve de importante de preparação para o Tour.

Do percurso da prova, criada em 1947 com o patrocínio do jornal Critérium du Dauphiné Libéré, fazem parte oito etapas, incluindo duas de alta montanha, na zona dos Alpes franceses.

Logo para começar, os ciclistas terão pela frente um dia de sobe e desce constante, com oito subidas categorizadas - três de 4ª categoria, uma de 2ª categoria e quatro de 3ª, com os últimos 40 kms em circuito a darem direito a três passagens pela Côte de Rochetaillée.

No segundo e terceiro dias, o percurso acalma um pouco e talvez os sprinters tenham alguma hipótese de brilhar. Mesmo assim, o pelotão terá de ultrapassar várias montanhas, sobretudo de quarta e terceira categoria.

A quarta etapa volta a inserir um contrarrelógio individuais a meio da prova, algo que já não sucedia no Dauphiné desde 2013. Serão 23,5Kms praticamente planos onde o alemão Tony Martin é o principal favorito.

Segue-se outra dose de pequenas e médias subidas, mas com um final sem grandes desafios à espera do pelotão na quinta etapa.

Decisões a sério para os homens da geral chegarão logo a seguir, na sexta etapa, que inclui a categoria especial do Mont du Chat, uma duríssima elevação com 8,7 kms e uma inclinação média de 10,3%, mas que chega aos 15%, com o dia a terminar numa longa descida até à meta.

A sétima etapa termina em alto com a dolorosa combinação do Col de Sarenne (15,3 kms a 6,9% - cat.especial) e da subida ao Alpe D'Huez, numa versão abreviada e mais suave, de segunda categoria (3,7 kms a 7,2%).

Tudo terminará numa curta, mas explosiva etapa, de apenas 115 kms que incluirá o Col des Saisies (15,1 kms a 6.4% - 1ª categoria); o Col des Aravis (6,6 kms a 6,9% - 2ª categoria); Col de la Colombière (11,3 kms a 6,1% - 1ª categoria) e o Plateau de Solaison (11,3 kms a 9,2% - cat. especial).

Nestes oito dias, poderemos avaliar o estado de forma de Chris Froome (triplo vencedor da Volta à França), de Richie Porte, que tem colecionado bons desempenhos nas provas iniciais da temporada, do espanhol Alberto Contador, e do francês Romain Bardet (segundo classificado no Dauphiné de 2016) que precisa de bons resultados e de um empurrão no moral após um início de 2017 cinzento de que faz parte a desqualificação no Paris-Nice por ter andado à boleia de um carro de apoio.

Também servirá para observar o regresso após as lesões no joelho de Fabio Aru e Johan Esteban Chaves, da fratura de pélvis de Warren Barguil e para avaliar o fôlego do veterano Valverde, após os triunfos em série na Volta a Murcia, Ruta del Sol, Volta à Catalunha, Volta ao País Basco, Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège.

À procura de uma oportunidade e de uma falha dos principais candidatos vão estar nomes como Andrew Talansky, Daniel Martin, Sergio Henao, Simon Yates, Leopold König, Tony Gallopin, Michal Kwiatkowski, Simon Yates, Louis Meintjes, ou Janez Brajkovic.

Quanto a sprinters, a prova não foi feita pensar neles, mas prontos a capitalizar nas poucas chances vão estar à partida Alexander Kristoff, e a secção francesa de homens rápidos composta por Nacer Bouhanni, Arnaud Démare, Bryan Coquard e Sonny Colbrelli.

No que diz respeito aos ciclistas portugueses, do alinhamento provisório das equipas fazem parte Tiago Machado (Katusha) e André Cardoso (Trek).

O Eurosport vai transmitir todas as etapas em direto, no primeiro dia um pouco antes das 13h00 e nos seguintes desde as 14h00. Os comentários serão de Gonçalo Moreira, com Paulo Martins e Olivier Bonamici.

Etapas Critérium du Dauphiné 2017

1.ª Etapa - Saint-Étienne - Saint-Étienne (170 km)

Critérium du Dauphiné 2017

 

2.ª Etapa - Saint-Champond - Arlanc (171 km)

Critérium du Dauphiné 2017

 

3.ª Etapa - Le Chambon-sur-Lignon – Tullins (184 km)

Critérium du Dauphiné 2017

 

4.ª Etapa - (Contrarrelógio Individual) - La Tour-du-Pin - Bourgion-Jalieu (23.5 km)

Critérium du Dauphiné 2017

 

5.ª Etapa - La Tour-de-Salvagny - Mâcon (175 km)

Critérium du Dauphiné 2017

 

6.ª Etapa - Parc des Oiseaux - Villars-les-Dombes (145.5 km)

Critérium du Dauphiné 2017

 

7.ª Etapa - Aoste - Alpe d'Huez (167.5 km)

Critérium du Dauphiné 2017

 

8.ª Etapa - Albertville - Plateau de Solaison (115 km)

Critérium du Dauphiné 2017