Cartaz de cinema

"Cosmos" de Andrzej Zulawski vence prémio para melhor realização no Festival de Locarno

Publicado em 16 Ago. 2015 às 10:42, por , em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Cinema Português, Festivais de cinema)

"Cosmos" de Andrzej Zulawski vence prémio para melhor realização no Festival de Locarno

O filme "Cosmos", realizado por Andrzej Zulawski e produzido pelo português Paulo Branco, venceu o Leopardo para Melhor Realização no festival de cinema de Locarno, na Suíça.

"Cosmos" marca o regresso do realizador polaco a Locarno após ter sido presidente do júri internacional em 1981, o mesmo ano em que o seu filme "Possessão" foi exibido fora de competição.

Também Paulo Branco volta a este festival, depois de ter sido presidente do júri internacional em 2011 e o primeiro vencedor do Prémio Raimondo Rezzonico, em 2002, com o qual Locarno distingue o melhor produtor independente.

Ao longo das várias edições de um dos mais antigos e respeitados festivais de cinema da Europa, a presença de Paulo Branco como produtor tem-se destacado com obras de Manoel de Oliveira ("O Dia Do Desespero"), Mathieu Amalric ("O Estádio de Wimbledon"), Mário Barroso ("Um Amor de Perdição"), Philippe Garrel ("La Coeur Fantôme") e "Body Rice" de Hugo Vieira da Silva, que recebeu uma Menção especial do júri oficial.

Na 68ª edição do Festival de Cinema de Locarno, o júri composto por Nadav Lapid, Udo Kier, Daniela Michel, Jerry Schatzberg e So-ri Moon decidiu premiar a realização de Andrzej Zulawski numa produção franco-portuguesa que adapta a obra homónima de Witold Grombrowicz.

Rodado integralmente em Portugal, em Sintra e na Covilhã, "Cosmos" é protagonizado pela jovem actriz portuguesa Vitoria Guerra, num elenco que conta ainda com Ricardo Pereira e António Simão.

"Cosmos" será antestreado durante a próxima edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que acontecerá entre 6 e 15 de Novembro, e chegará às salas de cinema portuguesas logo de seguida, a 19 de Novembro.

O Leopardo de Ouro, para o melhor filme em competição no festival, foi entregue a "Right Now, Wrong Then" do sul-coreano Hong Sangsoo.

Do palmarés principal do evento fizeram ainda parte o prémio especial do júri para Tikkun de Avishai Sivan (Israel) e os prémios de interpretação para Sachie Tanaka, Hazuki Kikuchi, Maiko Mihara e Rira Kawamura ("Happy Hour" de Ryusuke Hamaguchi, Japão) do lado feminino, e Jung Jaeyoung por "Right Now, Wrong Then", no setor masculino.

A 68ª edição do Festival de Cinema de Locarno decorreu entre 5 e 15 de agosto.