Cartaz de cinema

"Cosido à Mão" estreia a 28 de outubro na RTP1

Publicado em 26 Out. 2017 às 14:40, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

"Cosido à Mão" estreia a 28 de outubro na RTP1

O novo programa do canal público pretende eleger o melhor costureiro de Portugal.

A RTP traz de volta a costura, a moda e o design em "Cosido à Mão", um formato que aposta no empreendorismo nacional ao desafiar 15 concorrentes – todos costureiros amadores - a apresentarem as suas melhores propostas.

Desde sempre que a costura é uma referência muito portuguesa, quem não conhece ou não tem uma "Beatriz Costa" na família? Mas atualmente este desafio é ainda maior, as tendências ditam as regras. E hoje o que está na moda é fazer a sua própria moda.

O formato arranca com 15 costureiros amadores provenientes de norte a sul do país. Em cada episódio, serão avaliadas a técnica e a criatividade de cada um, o que ditará a sua continuidade no programa.

Os episódios serão marcados também por convidados surpresa que darão o mote para muitos dos desafios que serão apresentados aos nossos costureiros amadores. No final de cada episódio, um concorrente abandonará o ateliê e estaremos cada vez mais próximos de descobrir quem será o melhor costureiro ou costureira amador de Portugal.

A vencedora ou vencedor de "Cosido à Mão" viajará até Paris para participar na maior feira de materiais e serviços da indústria da Moda, a Premiére Vision Paris, e terá a oportunidade de iniciar o seu percurso profissional na área com um estágio numa fábrica têxtil. Ganhará ainda cinco mil euros que irão contribuir para impulsionar o arranque do seu sonho.

"Cosido à Mão" é um formato já transmitiso no Reino Unido, França, Alemanha, Noruega, Suécia e Dinamarca. Em Portugal, será apresentado por Sónia Araújo, com Paulo Battista e Susana Agostinho no papel dos jurados que, ao longo de 13 semanas irão avaliar as competências dos candidatos.

No episódio de estreia, os costureiros amadores vão ter pela frente um desafio de molde, onde terão de executar um vestido específico em apenas quatro horas. No segundo desafio, de cariz mais criativo, ser-lhes-à proposto transformar uma sweat shirt noutra peça de roupa, à sua escolha, mas segundo uma inspiração muito especial.

Vídeo de apresentação "Cosido à Mão"