Publicado em 27 Dez. 2014 às 10:28, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores, Cinema Norte-Americano, Indústria cinematográfica)
As afirmações de um porta-voz do regime seguem-se a um período de nove horas em que a Coreia do Norte esteve sem Internet.
Prossegue a troca de palavras entre a Coreia do Norte e os EUA. Um porta-voz da Comissão Nacional de Defesa, organismo que controla as forças armadas norte-coreanas, afirmou este sábado: "Obama é sempre imprudente nas suas palavras e atos, como um macaco numa floresta tropical".
As declarações, difundidas pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte, culpam ainda os EUA pela interrupção no funcionamento da Internet que o país sofreu durante a semana.
"Os Estados Unidos, um grande país, começaram a perturbar o funcionamento da Internet de grandes meios de comunicação da RPDC, sem vergonha, como crianças a brincar com um farrapo" - acrescentou o mesmo porta-voz.
O Presidente norte-americano Barrack Obama, prometera "uma resposta equivalente" ao ataque sofrido pela Sony Pictures Entertainment, no final de novembro, que paralisou os sistemas informáticos da empresa e tornou públicos milhares de ficheiros e e-mails bem como cinco filmes produzidos pela subsidiária da Sony japonesa.
O ataque, que o FBI confirmou ter sido executado a mando do regime de Kim Jong-un, terá surgido como retaliação pela comédia "The Interview" onde, de acordo com o argumento, um produtor e um apresentador de televisão vão à Coreia do Norte para assassinar o líder do país.
A Sony Pictures, que chegou a cancelar a estreia do filme, recuou na decisão e lançou o filme simultaneamente em pouco mais de 300 salas de cinema, bem como em diversas plataformas digitais na Internet.