Cartaz de cinema

Confirmada a fusão entre CBS e Viacom

Publicado em 14 Ago. 2019 às 19:57, por , em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica)

Confirmada a fusão entre CBS e Viacom

As duas empresas voltam a unir-se após uma primeira experiência, em 1999, que durou apenas seis anos.

A CBS e a Viacom, duas das mais importantes empresas de entretenimento do mundo, acabam de anunciar um acordo definitivo para a fusão criando uma nova empresa designada ViacomCBS Inc. que passa a valer mais de 28 mil milhões de dólares.

Bob Bakish, Presidente e CEO da Viacom, ocupará o cargo de Presidente e CEO da nova organização. Joe Ianniello, Presidente e Acting Chief Executive Officer da CBS, ocupará o cargo de Chairman e CEO da CBS.

Entre os principais ativos desta nova ViacomCBS Inc. encontra-se um dos grandes estúdios de Hollywood, a Paramount Pictures, a rede de canais de televisão CBS, o Channel 5 britânico, os canais por cabo Showtime, Comedy Central e MTV, e o canal infantil Nickelodeon. Ainda uma biblioteca de mais de 140 mil episódios de televisão e mais de 3.600 filmes.

Este acordo surge num momento em que o mercado da produção e distribuição de entretenimento dos EUA (e, por arrastamento, em grande parte do mundo) atravessa um período de mudança.

O sucesso mundial da Netflix lançou o alarme no setor e as grandes empresas tradicionais procuram ganhar volume e capital suficiente a fim de se prepararem para a anunciada guerra no streaming, a recente e popular forma de distribuição online de conteúdos que está a destronar os tradicionais canais de televisão e a ameaçar ainda mais o consumo de cinema em sala.

O negócio entre a Viacom e a CBS é mais um nesta onda de fusões e aquisições após as compras da Warner Media pela AT&T, da europeia Sky pela Comcast e da 20th Century Fox pela Disney.