Cartaz de cinema

Condenado! Harvey Weinstein culpado de abuso e violação

Publicado em 24 Fev. 2020 às 19:33, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Celebridades, Bastidores)

Condenado! Harvey Weinstein culpado de abuso e violação

O júri do tribunal de Nova Iorque considerou o produtor culpado em dois dos cinco crimes de que era acusado.

O homem no olho do furacão do escândalo de abusos e violações na indústria norte-americana de cinema e televisão foi hoje condenado por um júri em Nova Iorque. Harvey Weinstein, 67 anos, em tempos um dos mais poderosos produtores de Hollywood, foi considerado culpado de um crime de abuso e outro de violação.

As penas podem chegar aos 25 anos de cadeia. A sentença será proferida a 11 de março.

O júri, composto por sete homens e cinco mulheres, ilibou o réu de três outras acusações de maior gravidade.

As condenações tiveram como base os depoimentos de Mimi Haleyi, uma antiga assistente de produção, e de Jessica Mann, aspirante a atriz na época em que o crime foi cometido. Os casos tiveram lugar em 2006 e 2013, respetivamente.

Weinstein terá ainda de enfrentar um outro julgamento com duas acusações em Los Angeles.

O escândalo surgiu em outubro de 2017 quando o The New York Times e o New Yorker publicaram histórias de mais de uma dezena de mulheres com alegações de perseguições, abusos e violações, todas envolvendo o produtor ao longo de décadas.

Outros casos vieram a público nas semanas seguintes. No total, cerca de 80 mulheres relataram casos semelhantes com Weinstein que acabou expulso da sua própria empresa e acusado pela justiça.

Daqui nasceram também outros casos envolvendo nomes conhecidos de Hollywood e o movimento #MeToo destinado a apoiar vítimas e impedir que antigos hábitos predatórios prossigam no seio da indústria.