Cartaz de cinema

Concorrentes de reality show cancelado regressam após um ano de isolamento nas terras altas da Escócia

Publicado em 28 Mar. 2017 às 16:30, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Bastidores)

Concorrentes de reality show cancelado regressam após um ano de isolamento nas terras altas da Escócia

Era uma vez "Eden", o programa de televisão do Channel 4 britânico disposto a largar 23 pessoas numa parte inóspita das terras altas da Escócia durante um ano, longe de tudo e de todos. O objetivo era criar uma comunidade autossustentável sem auxílio externo.

De acordo com a informação disponibilizada à imprensa, pelo canal, em novembro de 2015, do grupo fariam parte médicos, socorristas, cozinheiros, carpinteiros e até uma pastora, bem como uma equipa de filmagens. Juntos tinham como missão criar as suas próprias regras e leis, construir abrigos, cultivar alimentos e criar o seu próprio gado.

Apelidado de "Big Brother hipster" pela imprensa popular britânica, o reality show teve baixas audiências e foi retirado do ar após quatro episódios.

Trailer "Eden"

Até aqui, nada de assinalável. Não correu bem, cancela-se, assunto resolvido. Mas o Channel 4 decidiu não pôr fim à experiência. Deixou os voluntários no campo e não lhes comunicou que o programa deixara de ser emitido.

Entre março de 2016 e março deste ano, 13 participantes desistiram. As justificações para o abandono incluíram acusações de bullying, desapontamento pelo rumo do projeto, ciúmes, conflitos de diversa ordem, ou apenas fome.

O Press and Journal, publicação da cidade escocesa de Aberdeen, apontou vários pecados aos cidadãos deste Eden televisivo. De acordo com habitantes da zona, os concorrentes obtiveram bebidas alcoólicas e comida do exterior e há até relatos de alguns terem sido vistos num dentista local em tratamento após terem comido o milho destinado às galinhas.

Os resistentes, voltaram ao mundo nos últimos dias para só agora descobrirem que Donald Trump é presidente dos EUA, que o Reino Unido votou pela saída da União Europeia e que o seu reality show não está no ar há meses.

Uma declaração do Channel 4 citada pelo The Guardian resume as intenções do canal: "O interessante em Eden é o facto de ter sido uma experiência real. Quando as filmagens começaram, não tínhamos ideia de qual seria o resultado, ou como os participantes reagiriam ao isolamento durante meses numa parte remota das Ilhas Britânicas. Foi por isso que fizemos este programa e o relato do que se passou, incluindo os altos e baixos, será mostrado ainda este ano".