Cartaz de cinema

Começou o Fantasporto 2024

Publicado em 2 Mar. 2024 às 15:54, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

Começou o Fantasporto 2024

De regresso ao Cinema Batalha, o festival que anuncia uma edição mais dedicada ao fantástico arrancou com "Parece Que Estou a Mais", de Denys Arcand.

O Fantasporto, um dos mais prestigiados festivais de cinema do país, arranca este fim de semana no Cinema Batalha, no Porto, com o filme "Parece Que Estou a Mais", do cineasta canadiano Denys Arcand, sobre um solteirão de 73 anos que se questiona sobre o mundo dominado pelo politicamente correto e sobre os seus próprios valores.

Como sempre, o programa inclui quatro competições: a principal, o Cinema Fantástico com 30 longas e uma secção dedicada a curtas-metragens, a Semana dos Realizadores, a Oriente Express, dedicada a filmes asiáticos, e a competição do Prémio de Cinema Português.

Durante dez dias, o público poderá assistir a cerca de uma centena de filmes, numa edição que se anuncia como de regresso em força ao fantástico tradicional e de onde se destacam as retrospetivas dedicadas ao realizador belga Karim Ouelhaj, que venceu o Fantasporto 2023 com "Megalomania", e à manga japonesa adaptada ao cinema, com filmes como "Tokyo Revengers" e "Don't call it mystery".

A Semana dos Realizadores apresenta 11 filmes de autores consagrados e emergentes, como David Duchovny, com "Bucky F*cking Dent", e Guto Parente, com "Estranho Caminho", que tem no elenco a atriz portuguesa Rita Cabaço.

O cinema português está representado por nove filmes, com duas longas-metragens a concurso, "Best Cop Ever" de João Bruno, no mundo da ficção-científica, e "Carne, a Pegada Insustentável", um documentário de Hugo Almeida.

Fora de concurso, será exibido "Titus", baseado na tragédia sangrenta de Shakespeare, "Era uma Vez no Apocalipse", com o cantor Sérgio Godinho, filme que decorre num futuro inquietante sonhado pelo realizador Tiago Pimentel, uma história de faca e alguidar em "Maria José Maria", de Chico Noras, e a curta-metragem "O Nosso Caminho" de Pedro Gil Vasconcelos.

O festival encerra dia 9, com a entrega dos prémios e a exibição do filme chinês "Creation of the Gods I: Kingdom of Storms", um épico de fantasia baseado numa lenda milenar.