Publicado em 4 Set. 2018 às 23:52, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Ciclos de cinema)
Em 2018 e 2019, a Cinemateca Portuguesa celebra 70 anos de existência, através de uma temporada de iniciativas, anunciada no passado sábado à noite pelo seu diretor, José Manuel Costa, que não só recordará o passado da instituição, como também promoverá a sua visão para o futuro.
Entre novembro de 2018 e junho de 2019, a Cinemateca Portuguesa promoverá uma série de eventos e atividades, aberta ao público em geral, num programa em que se destaca uma mostra integral dedicada a Manoel de Oliveira e o projeto que visa a classificação de filmes portugueses como Tesouros Nacionais.
Do largo programa de atividades, destacam-se ainda:
Paralelamente, e numa das etapas mais ambiciosas do programa dos 70 anos da Cinemateca Portuguesa, será iniciado um projeto amplo e faseado com vista à classificação patrimonial dos materiais originais do cinema português (tais como negativos, as cópias mestres, entre outros suportes) como bens de interesse nacional e, portanto, merecedores da designação "Tesouro Nacional".
Os pormenores e mais datas sobre o programa de iniciativas dos 70 anos da Cinemateca Portuguesa podem ser consultados na página da instituição.