Publicado em 16 Mar. 2020 às 13:24, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, COVID-19, Box office)
Foram menos de nove mil as pessoas que deram entrada nas salas de cinema em Portugal, nos últimos quatro dias.
Entre quinta e domingo, foram menos de nove mil as pessoas que compraram bilhete para ver um filme nas salas de cinema em Portugal. Uma quebra de 95% em comparação com o fim-de-semana anterior.
Num fim-de-semana normal, a afluência facilmente atinge as 120 ou 150 mil pessoas.
Será preciso recuar muitas décadas, talvez ao período da revolução do 25 de abril de 1974 e aos meses que imediatamente se seguiram, para ver um afastamento tão evidente do público.
O filme mais visto, "Bloodshot", recebeu 2.357 espectadores, de acordo com os números oficiais hoje divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual. No segundo lugar da tabela do fim-de-semana, aparece "O Caminho de Volta", com apenas 983 espectadores.
Desde final da passada semana que algumas salas decidiram simplesmente fechar portas. Hoje, foi a vez da NOS, o maior exibidor português, seguir a opção de encerrar temporariamente os seus 31 complexos, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias que pedem para evitar aglomerações de pessoas. Em causa continua a necessidade de reduzir as hipóteses de contágio do novo coronavírus que, só em Portugal já infetou 331 pessoas (dados oficiais de 16 de março).