Cartaz de cinema

Cinema português distinguido no Festival de Locarno

Publicado em 12 Ago. 2017 às 21:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

Cinema português distinguido no Festival de Locarno

A longa-metragem "Verão Danado" e a curta "António e Catarina" integraram o palmarés da 70ª edição do festival de cinema que teve lugar na Suíça.

"Verão Danado", de Pedro Cabeleira, recebeu hoje uma menção honrosa na secção Cineasti del Presenti do Festival de Locarno. O júri justificou esta menção pela "mise em scène que celebra a experiência de uma longa, longa noite" desta primeira longa-metragem do realizador.

Também premiado foi o documentário  "António e Catarina", produção portuguesa da romena Cristina Hanes, que recebeu o Pardino d'Oro, prémio máximo da secção competitiva reservada às curtas-metragens.

O filme, produzido pela Terratreme e realizado durante três anos na sequência de um mestrado no âmbito do programa transeuropeu DocNomads, retrata a relação entre dois estranhos – um homem de 70 anos e uma mulher de 25 anos – que, trancados num quarto, negociam as condições da sua relação.

"Este filme é uma viagem com Augusto, um homem 45 anos mais velho que eu, que conheci acidentalmente. Nesse momento, impressionada pela sua figura sedutora e enigmática tirei-lhe uma fotografia. Enquanto caminhávamos numa avenida de Lisboa, ele sussurrou-me ao ouvido 'vamos dar as mãos e imaginar que estamos em Paris'. Encontrámo-nos durante três anos no quarto dele, movidos pelo desejo de estarmos juntos. Através do cinema, eu pude preservar momentos fugazes dos nossos encontros. Quando terminei o filme fui surpreendida pela notícia da morte de Augusto e percebi que tínhamos partilhado os últimos três anos da vida dele", explica a realizadora.