Cartaz de cinema

Cinema NOS Alvaláxia vai ter sala dedicada ao cinema português

Publicado em 8 Jun. 2019 às 10:47, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Português)

Cinema NOS Alvaláxia vai ter sala dedicada ao cinema português

O anúncio foi feito na sequência da apresentação de 42 projetos de produção nacional durante a 4ª edição dos Encontros do Cinema Português.

O complexo de cinemas NOS Alvaláxia, em Lisboa, vai passar a contar com uma sala dedicada a exibir cinema português. O anúncio surgiu por parte de Susanna Barbato, diretora executiva da NOS Audiovisuais, durante a 4ª edição dos Encontros do Cinema Português que decorreu quinta-feira nos cinemas Alvaláxia, em Lisboa, e onde foram apresentados 42 projetos de produção para o próximo ano.

Barbato moderava o debate com o mote "Como atingir um milhão de espectadores no cinema português" que contou com a participação de Luís Chaby Vaz (Presidente do ICA), Elsa Mendes (Coordenadora do Plano Nacional de Cinema), José Fragoso (Diretor de Programas da RTP), Luís Urbano (Produtor de Cinema), Manuel Damásio (Diretor do Departamento de Cinema e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona), Pandora da Cunha Telles (Ukbar Filmes) e Pedro Mota Carmo (NOS Cinemas). Na conversa foram debatidas  medidas para reverter a falta de interesse dos espectadores no cinema nacional.

"Aumentar a quota é um objetivo nobre e criar uma estratégia sólida, a longo prazo", referiu o presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), Luís Chaby, como sendo a base da importância para atingir essa marca de um milhão de espectadores no cinema português.

Já para o produtor Luís Urbano, uma das causas para a falta de espectadores no cinema português assenta na precariedade das produtoras nacionais, ao passo que a produtora cinematográfica Pandora da Cunha Telles alerta para a necessidade de "mudar padrões na programação e no financiamento".

Também Elsa Mendes, coordenadora do Plano Nacional de Cinema, e Manuel Damásio, da Universidade Lusófona, defendem a inclusão da sétima arte no sistema educativo, com medida para conseguir captar mais espectadores para o cinema feito por portugueses.

José Fragoso, Diretor de Programas da RTP, defendeu a criatividade existente no setor e salientou que o canal público já ultrapassou a meta de um milhão de telespectadores este ano, com a exibição de cinema português na RTP.

A 4ª edição dos Encontros do Cinema Português, organizada pela NOS Audiovisuais, contou a presença de mais de 300 individualidades do setor da produção cinematográfica, incluindo exibidores, produtores, realizadores e atores, bem como representantes do ICA e RTP. A iniciativa tem como objetivo promover o cinema português em Portugal e apresentar ao setor os projetos de cinema português para o próximo ano.