Publicado em 7 Jul. 2025 às 17:17, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Box office)
A sala lisboeta celebra o 50.º aniversário com um crescimento de 20% face a 2024.
O cinema Medeia Nimas, em Lisboa, ultrapassou os 40 mil espectadores nos primeiros seis meses de 2025, um aumento de cerca de 20% face ao mesmo período do ano passado, informou hoje o exibidor português. Números expressivos, sobretudo num momento em que as salas ainda tentam recuperar o público perdido durante a pandemia.
Este desempenho surge no ano em que o Nimas celebra o 50.º aniversário - a sala foi inaugurada no final de setembro de 1975 - e reflecte uma programação diversificada que alia o cinema de autor contemporâneo a ciclos de cinema clássico em versões restauradas.
Durante os meses de julho e agosto, o Nimas apresentará estreias como "Verdades Difíceis", novo filme do realizador britânico Mike Leigh, e "Sirât", do espanhol Olivier Laxe, premiado na última edição do Festival de Cannes.
Em destaque está ainda o ciclo "Anos de Ouro do Cinema Italiano", que inclui 51 filmes restaurados digitalmente, alguns inéditos em sala, de nomes fundamentais como Roberto Rossellini, Vittorio De Sica, Luchino Visconti, Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Pier Paolo Pasolini, Dino Risi, Luigi Comencini e Marco Ferreri.
O programa de verão inclui também o regresso ao grande ecrã de clássicos de Jacques Tati e Buster Keaton, agora em versões restauradas em 4K, bem como uma celebração dos 80 anos do realizador Wim Wenders, com a exibição de seis dos seus filmes, entre os quais uma versão rara de "Até ao Fim do Mundo".