Cartaz de cinema

Cinema japonês contemporâneo no Museu do Oriente

Publicado em 12 Ago. 2020 às 14:40, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Asiático, Ciclos de cinema)

Cinema japonês contemporâneo no Museu do Oriente

O ciclo decorre de 28 de Agosto a 19 de Setembro e tem entrada gratuita.

A marcar o regresso do cinema ao Auditório do Museu do Oriente, o ciclo "Sozinhos Juntos" realiza-se de 28 de agosto a 19 de setembro, com sessões gratuitas às sextas-feiras e sábados, para assinalar os 160 anos de relações diplomáticas entre o Japão e Portugal.

As relações humanas - românticas, familiares, sociais e profissionais - sob o signo da melancolia, são o fio condutor dos quatro filmes contemporâneos, cada um apresentado em duas datas distintas e com legendas em português.

The Tokyo night sky is always the densest shade of blue

O ciclo inicia-se, a 28 de agosto (com repetição a 12 de setembro), com "The Tokyo night sky is always the densest shade of blue" (2017), de Yuya Ishii. O filme conta a história de Mika, enfermeira durante o dia e anfitriã de um 'bar feminino' à noite, sujeita a sentimentos de ansiedade e isolamento, e incapaz de expressar ternura para com qualquer pessoa. Sosuke Ikematsu, um dos jovens actores mais importantes do Japão, interpreta o papel de Shinji, que enfrenta o dia a dia como trabalhador da construção civil com uma sensação de destruição iminente, mas que ainda tenta encontrar a fonte de uma esperança inominável que sente por dentro. O cenário é Tóquio, em 2017, onde palavras vazias, um sentimento de desgraça e sentimentos de isolamento coexistem com esperança, confiança e amor.

Dear Stranger

"Dear Stranger" (2017), de Yukiko Mishima, é apresentado a 29 de agosto e 4 de setembro. Neste filme, um homem de 40 anos, vê a sua vida mudar quando a esposa engravida. Já tem uma filha do primeiro casamento, que raramente, vê e duas enteadas do primeiro casamento da esposa. A enteada mais nova está ansiosa por um irmão ou irmã bebé, mas a mais velha não aceita as notícias e de repente decide que quer morar com o pai. E como se isso não bastasse, ele é forçado a sair do cargo elevado na empresa onde está para uma posição inferior.

Three Stories of Love

A 5 e 11 de setembro, "Three Stories of Love" (2015), de Ryosuke Hashiguchi, mostra três histórias distintas que trilham um fio de esperança, amor, rejeição e abandono. Atsushi é um trabalhador da construção civil que ficou viúvo após um assassinato não premeditado. O marido de Toko não está interessado nela, nem em como a sua mãe a trata. Shinomiya é um advogado cuja homossexualidade levou a um amor incompatível.

Life on the longboard 2nd wave

"Life on the longboard 2nd wave" (2019), de Ichiro Kita, encerra este ciclo, a 18 e 19 de setembro. A história centra-se em Kotaro Umehara, um surfista que ignorava o trabalho e os compromissos em troca de boas ondas. Um dia, a namorada acaba por aborrecer-se expulsa-o do apartamento onde moravam. Kotaro, então, vai à ilha de Tanegashima, na prefeitura de Kagoshima, esperando ter a ajuda de Kudo Ginji, um surfista que o tratara sempre como irmão. No entanto, na loja de surfistas de Ginji, recebe a notícia que este morreu.

Ciclo "Sozinhos Juntos" – As relações humanas no cinema contemporâneo japonês

28 de agosto a 19 de setembro

Horário: 18h00

Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia e sujeita à capacidade da sala e cumprimentos das normas anti-Covid 19.

Filmes legendados em português.

Programação

  • "The Tokyo night sky is always the densest shade of blue" de Yuya Ishi
    28 de agosto e 12 de setembro
    Duração: 1h48
  • "Dear Stranger" de Yukiko Mishima
    29 de agosto e 4 de setembro
    Duração: 2h07
  • "Three Stories of Love" de Ryosuke Hashiguchi
    5 e 11 de setembro
    Duração: 2h20
  • "Life on the longboard 2nd wave" de Ichiro Kita
    18 e 19 de setembro
    Duração: 1h52