Cartaz de cinema

Cinema Fernando Lopes - a nova sala de cinema de Lisboa

Publicado em 10 Mai. 2022 às 19:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Box office)

Cinema Fernando Lopes - a nova sala de cinema de Lisboa

A sala na zona do Campo Grande abre ao público a 12 de maio.

A 12 de maio, abre ao público uma nova sala de cinema em Lisboa. O Cinema Fernando Lopes, no Campo Grande, fica inserido no campus da Universidade Lusófona. Pretende dar ao espectador uma selecção de filmes alternativos complementares à oferta cinematográfica da cidade e prolongar a exibição de filmes que merecem mais tempo para encontrar o seu público.

O projeto da Cinetoscópio - fundada pela Risi Film, O Som e a Fúria e Gambito, empresa participante da Alambique Filmes - surge em parceria com a Universidade Lusófona, o Departamento de Cinema e Artes dos Media e a Lusófona Filmes.

Começa com a estreia exclusiva do documentário "Vaca", a 12 de maio, às 18h30, que ficará em exibição durante uma semana. A protagonista é Luma, ou vaca n.º 1129. Um olhar imersivo e emocional sobre a vida de um animal de quinta, da realizadora Andrea Arnold ("American Honey", "O Monte dos Vendavais" e "Aquario"), apresentado na última edição do Festival Cannes.

A 19 de maio, às 18h30, estreia "A Viagem de Pedro" de Laís Bodanzky, filme de encerramento na última edição do Indielisboa que ficará igualmente em sala durante uma semana. No ano em que se celebram os 200 anos da independência do Brasil, esta coprodução luso-brasileira propõe um retrato de D. Pedro, interpretado por Cauã Reymond.

Para além das estreias comerciais, estão previstos ciclos temáticos. O primeiro terá a guerra na Ucrânia como tema:

Donbass - Terras em Disputa

Donbass - Terras em Disputa

Integra vários filmes inéditos em Portugal, provenientes dos principais festivais do mundo, que ajudam a perceber melhor o contexto atual da Ucrânia. O ciclo presta ainda homenagem ao realizador Mantas Kvedaravicius que faleceu durante a ofensiva russa na Ucrânia. As receitas de bilheteira do ciclo revertem para associações de apoio humanitário à Ucrânia.  

Programação:

14 de maio | 21h00 // 15 de maio | 15h00

Mariupolis, Mantas Kvedaravicius, 2016, doc.

Estreado no Festival de Berlim, o realizador e antropólogo lituano Mantas Kvedaravičius foi morto aos 46 anos pelas forças russas em Mariupol, onde filmava as consequências do cerco e dos bombardeamentos sucessivos à cidade ucraniana, que antes fora tema do seu documentário "Mariupolis", de 2016.

20 de maio | 21h00 // 22 de maio | 15h00

Atlantis, Valentyn Vasyanovych, 2019, ficção

Filme pós-apocalíptico num futuro próximo, ambientado num Donbass completamente deserto e inabitável. O filme venceu o Prémio de Melhor Filme na secção Orizzonti do Festival de Veneza e foi candidato da Ucrânia aos Óscares 2021.

27 de maio | 21h00 // 29 de maio | 15h00

Bad Roads, Natalya Vorozhbi, 2020, ficção

Filme candidato aos Óscares pela Ucrânia em 2022 e vencedor de um prémio na Semana da Crítica de Veneza em 2020 conta quatro histórias que têm como pano de fundo o conflito no Donbass, baseado na obra de teatro homónima.

3 de junho | 21h00 // 5 de junho | 15h00

War_Note, Roman Lyubyi, 2021, doc

O filme integra o Coletivo Babylon 13, um coletivo de realizadores criado durante os acontecimentos da praça Maidan em 2014. Vão documentando o conflito e realizando vídeos, curtas e longas à medida que vão filmando. Vídeos pessoais de telefones, câmaras de vídeo, e GoPros dos soldados ucranianos tecidas numa viagem surrealista à linha da frente da guerra com a Rússia. O filme mostra um mundo bizarro cujas leis são bastante diferentes daquilo a que estamos habituados.

Outros ciclos previstos:

WTF

Cordeiro / Dýrið / Lamb (2021)

Dedicado ao cinema mais ousado, percorre caminhos entre o absurdo e o profundamente significativo. Em maio a programação será constituída por "Lamb", de Valdimar Jóhannsson (15 de maio | 21h00), "Climax", de Gaspar Noé ( 22 de maio | 21h00) e "Jesus Guia-te para a Autoestrada", de Miguel Llansó (29 de maio | 21h00).

Cinema For Future

A temática ambientalista no centro da discussão. Novas perspectivas e olhares sobre o mundo em que vivemos. Programação em maio: "Gunda", de Victor Kossakovsky (21 de maio | 21h00), "Honeyland", de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov (28 de maio | 21h00).

Além desta agenda, o Cinema Fernando Lopes acolhe também a programação do Cineclube de Alvalade e receberá eventos, encontros e debates, com a presença regular de convidados da área do cinema e da cultura.

O primeiro evento será a 13 de maio, às 18h30, com "O Filme do Bruno Aleixo" apresentado pelos criadores e realizadores, João Moreira e Pedro Santo. Neste evento será apresentado o teaser inédito do próximo filme "O Natal do Bruno Aleixo".

Os bilhetes custam 6,5 € para as estreias e 5 € para os Ciclos e Eventos. Estão previstos descontos para alunos universitários.