Publicado em 12 Fev. 2020 às 01:00, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias, Cinema da América-Latina)
Dois filmes fundamentais da recente produção brasileira chegam a Lisboa em fevereiro.
Em Fevereiro, a Medeia Filmes oferece um olhar pelo cinema brasileiro com as exibições de "A Vida Invisível", de Karim Aïnou, vencedor da secção "Um Certo Olhar" no último festival de Cannes e filme que representou o Brasil nas candidaturas aos Óscares, e "Bacurau", de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, que recebeu o Grande Prémio do Júri, também em Cannes.
"A Vida Invisível" passa-se no Rio de Janeiro, durante a década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é a sua irmã mais velha, e o oposto do seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem num rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice esforça-se para se tornar uma música, ao mesmo tempo que enfrenta as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.
Exibições / Espaço Nimas
"Bacurau" tem a ação na pequena vila do sertão brasileiro com o mesmo nome, pouco depois da morte da matriarca D. Carmelita, aos 94 anos. Os habitantes descobrem que a localidade desapareceu dos mapas. Uma sucessão de acontecimentos insólitos leva-os a deduzir que se encontram sob ataque. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente uma estratégia de defesa. Um Brasil distópico, retratado num improvável cruzamento de géneros cinematográficos.
Exibições / Espaço Nimas: