Cartaz de cinema

Cinema ao ar livre de regresso à Cinemateca

Publicado em 17 Jun. 2022 às 18:20, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Cinema ao ar livre de regresso à Cinemateca

A temporada de cinema na esplanada abre hoje e passa ter sessões diárias em julho e agosto.

Aproveitando o calor das noites de verão, arranca hoje às 21h45 mais uma temporada de cinema ao ar livre na esplanada da Cinemateca Portuguesa.

É exibido o filme "Fim de Verão", de Yasujiro Ozu, no contexto do ciclo "Ervas: Yasujiro Ozu Visto por João Miguel Fernandes Jorge e Rui Vasconcelos".

Penúltima obra do realizador japonês, de 1961, "Kohayagawa-ke no Aki" - no original, algo que na tradução literal significa "O Outono da Família Kohayagawa" - um dos seus raros filmes a cores, é mais uma variação sobre o tema da dissolução da família tradicional com as tradicionais marcas. Os planos baixos, longos, os cortes tardios, os enquadramentos meticulosos e belos.

Em junho, as sessões na esplanada terão lugar aos fins de semana e serão dedicadas à ficção científica, o género em foco na programação da Cinemateca na rubrica "Revisitar os Grandes Géneros" neste e no próximo mês.

A partir de julho, as sessões ao ar livre passam a ser diárias, de segunda-feira a sábado, sempre a partir das 21h45, primeiro com os títulos da segunda parte do ciclo dedicado à Ficção Científica e até ao final de agosto, com um programa a anunciar oportunamente.