Cartaz de cinema

CineEco: as novidades do festival que fala do ambiente

Publicado em 29 Set. 2021 às 12:06, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

CineEco: as novidades do festival que fala do ambiente

A 27.ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, decorre de 9 a 16 de outubro e traz instalações interativas, ante-estreias, concertos, palestras e exposições.

O CineEco 2021 trará a Seia um número recorde de documentários sobre o ambiente e temas relacionadas com as dinâmicas do ser humano no planeta. A direção do Festival e o Município de Seia, entidade organizadora, anunciaram a realização de cinco Ecotalks, atividades paralelas, e de três as ante-estreias nacionais. Uma, será "La Croisade", filme integrante da categoria "Cinema for the Climate" na edição 2021 do Festival de Cannes 2021. Os restantes dois filmes serão anunciados brevemente.

Portugal, França e Espanha são os países com maior representação cinematográfica na Competição Oficial da 27.ª edição do CineEco. Este ano, o mais antigo festival de cinema ambiental do mundo recebe um número recorde de mais de 90 filmes de mais de 20 países que podem ser vistos entre 9 e 16 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Nos dias 10, 11, 12, 14 e 15 de outubro decorrerão cinco Ecotalks sobre temáticas atuais associadas ao cinema e ao ambiente, contando com a participação de Christiane Torloni, atriz brasileira e realizadora do filme "Amazónia, o Despertar da Florestania", premiado na edição passada; Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental de São Paulo; Jorge Pelicano, cineasta e repórter de imagem; Diogo Reffóios, nómada digital; Joana Sá, pianista, improvisadora e compositora; Cristina Branquinho professora de Ecologia e investigadora, entre outros.

Logo no primeiro dia do certame, a 9 de outubro, será exibido o documentário "O Lago Sagrado, Uma viagem por uma estrada profunda e gelada", com a presença da realizadora Carla Varanda e do fotógrafo Mário Lisboa. A projeção do filme será antecedida pela inauguração da mostra fotográfica sobre o lago gelado de Baikal, na Rússia, patente de 9 de outubro até 30 de novembro. O concerto de abertura do CineEco ficará a cargo dos Anaquim, banda de Coimbra.

No dia 13 de outubro, Dörte Schneider, especialista certificada em matéria de educação e sensibilização para uma produção mais verde, fará uma palestra sobre "Green Shotting" para sensibilizar e informar o setor audiovisual para a adoção de práticas ambientais sustentáveis e promoção dos mesmos como agentes de mudança para integração de modelos de produção mais verdes.

De 9 de outubro a 30 de novembro estará também patente no Foyer Auditório a mostra "Artes Plásticas – Projeto ReciclARTE", da companhia ASTA Teatro. Esta exposição integra artes plásticas, teatro, música e lixo para a criação de diversos objetos artísticos e com o intuito de combater o insucesso escolar e educar para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos.  

A 16 de outubro, último dia do CineEco, em parceria com o Festival DME, poderá ser vista a instalação interativa "Lugares Invisíveis", uma mostra com paisagens sonoras e visuais que impelem à reflexão sobre o meio ambiente, diferentes níveis de poluição e a nossa relação com o planeta.  

A 27.ª edição do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, decorre de 9 a 16 de outubro. A programação completa pode ser consultada no site do evento.

O CineEco é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental. É organizado há 26 anos pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.