Cartaz de cinema

CineConchas 2025: o cinema ao ar livre no Lumiar

Publicado em 24 Jun. 2025 às 20:43, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

CineConchas 2025: o cinema ao ar livre no Lumiar

De 26 de junho a 12 de julho, a Quinta das Conchas transforma-se numa sala de cinema. Nove filmes, projetados em ecrã gigante e com entrada livre, iluminam as noites de verão.

A partir de 26 de junho, a Quinta das Conchas, no Lumiar, acolhe o CineConchas, a mostra a anual de cinema ao ar livre integrada nas Festas de Lisboa, com entrada gratuita e uma programação que percorre diversos géneros e nacionalidades.

Todas as quintas, sextas e sábados, até 12 de julho, às 21h45, na Quinta das Conchas, na Alta de Lisboa. O evento, que decorre num dos espaços verdes mais agradáveis da capital, exibe filmes em ecrã gigante e proporciona uma experiência cinematográfica ao ar livre.

A programação da edição deste ano inclui:

  • 26 de junho (quinta-feira): "Ainda Temos o Amanhã" (M/14), realizado por Paola Cortellesi. O filme acompanha Delia, uma mulher numa família dominada pelo patriarca Ivano, em Itália. Uma carta misteriosa desperta a sua coragem para mudar o futuro, tanto para si como para a filha, que planeia um casamento para escapar à opressão familiar.
  • 27 de junho (sexta-feira): "O Amador" (M/14), de James Hawes. Thriller de espionagem que segue Charles Heller, um criptógrafo introvertido da CIA, cuja mulher, Sarah, é morta num ataque terrorista em Londres. Quando os seus superiores recusam agir, Heller chantageia a agência para receber treino e perseguir os responsáveis, usando a sua inteligência numa missão de vingança por várias cidades europeias.
  • 28 de junho (sábado): "Buffalo Kids: Uma Aventura na América" (M/6), de Juan Jesús García Galocha e Pedro Solís. Animação sobre um grupo de órfãos em viagem pelo velho oeste dos Estados Unidos, onde fazem amizade com uma precetora e enfrentam bandidos, numa história com muita aventura e humor.
  • 3 de julho (quinta-feira): "À Chegada" (M/12), de Alejandro Rojas e Juan Sebastián Vasquez. A narrativa acompanha Diego, um urbanista venezuelano, e Elena, uma bailarina de Barcelona, que enfrentam traumáticos interrogatórios e revistas na imigração do aeroporto de Nova Iorque ao mudarem-se para os EUA.
  • 4 de julho (sexta-feira): "Ainda Estou Aqui" (M/12), de Walter Salles. Inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, é a história da sua família. A história de Eunice, uma mãe que procura incessantemente o marido desaparecido, empenhada em descobrir a verdade por detrás do "desaparecimento" durante a ditadura militar brasileira, enquanto tudo faz para que a família tenha uma vida normal. Venceu o prémio de melhor argumento no Festival de Veneza 2024.
  • 5 de julho (sábado): "Siga a Banda!" (M/12), de Emmanuel Courcol. Comédia dramática, segue Thibaut, um maestro de renome que descobre o irmão, Jimmy, trombonista numa banda filarmónica. Apesar das diferenças, a paixão pela música une-os, enquanto Thibaut ajuda a banda a vencer um concurso regional.
  • 10 de julho (quinta-feira): "A História de Souleymane" (M/12), de Boris Lojkine. O filme acompanha Souleymane, um imigrante africano em Paris, estafeta de comida e sem-abrigo, enquanto enfrenta as tensões de uma entrevista decisiva para legalizar o seu estatuto de imigrante. Vencedor do Prémio do Júri e Melhor Ator em Cannes 2024.
  • 11 de julho (sexta-feira): "Gladiador II" (M/16), de Ridley Scott. Lucius, neto do antigo imperador Marcus Aurelius, é escravizado após uma invasão romana e decide lutar como gladiador contra os imperadores Caracalla e Geta, inspirado pela história de Maximus.
  • 12 de julho (sábado): "Robot Selvagem" (M/6), de Chris Sanders. Animação que segue Roz, um robô naufragado numa ilha desabitada onde aprende a sobreviver, criando laços com os animais locais e tornando-se mãe adotiva de um ganso órfão. Venceu nove prémios nos Annie Awards 2025.

Criado em 2008, o CineConchas é organizado pelo Centro Social da Musgueira em parceria com a EGEAC e integra o programa oficial das Festas de Lisboa.